Cascavel poderá ser a sede de escritório de negócios do Egito

Cascavel poderá ser a sede brasileira de um novo escritório de negócios do Egito, abrindo portas para possibilidades de parcerias comerciais, culturais e turísticas entre os dois países. A informação é do chefe do Conselho Árabe Egípcio, Osama Abdelhakim Ahmed Nagy, e foi feita nesta semana durante visita à Acic. A recepção à caravana foi feita pelo presidente Genesio Pegoraro e pelo coordenador da Câmara Técnica de Internacionalização Eder Waine Quareli.

A função do escritório será de identificar potenciais e oportunidades de parcerias e negócios entre empresas egípcias e do Oeste do Paraná, segundo Nagy. A visita da comitiva a Foz do Iguaçu e a Cascavel também abre perspectivas de instalação de um museu egípcio em solo brasileiro e de acordos na área do turismo. “Os dois países têm muitas belezas que podem ser visitadas e conhecidas nesse processo de estreitamento de relações. Brasil e Egito celebram em 2024 cem anos de relação diplomática”, segundo o chefe do Conselho Árabe Egípcio.

Durante a recepção à caravana, empresários tiveram a chance de falar de suas empresas e de apresentar produtos que poderão fazer parte de uma agenda bilateral. A presidente do Conselho Municipal de Turismo e do Cascavel Convention Boreau, Silvana Luiza Ribeiro, citou três pilares que movem o setor no município: turismo de negócios, educação superior e centro de excelência na área da saúde. “Estamos animados com as possibilidades de parcerias que essa aproximação com o Egito traz”, disse ela.

O secretário municipal de Cultura, Luiz Ernesto Meyer Pereira, fez a apresentação de alguns dos espaços de cultura e de entretenimento da cidade. Ele citou a relação da região com a Araucária, uma árvore pré-histórica presente há mais de 11 mil anos no Oeste do Paraná. Eder Quareli, por sua vez, lembrou que as relações comerciais entre os dois países movimentaram, em 2020, mais de US$ 1 bilhão. O presidente da associação comercial, Genesio Pegoraro, agradeceu a visita e afirmou que Cascavel e o Oeste, pela diversidade e excelência de suas empresas, têm muito a oferecer em parcerias como essa.

Além de Osama Nagy, a comitiva egípcia esteve formada pelo secretário Geral do Conselho Árabe Egípcio Sherif Ibrahim Nady Mohamed, pelo empresário Khaled Samir Mohamed Elgendy e pelo diretor de Assuntos Internacionais Jihad Abu Ali. Eles também puderam visitar empresas, órgãos públicos e instituições de diferentes áreas de atuação.

Legenda: Recepção à comitiva egípcia na associação comercial