Notícias


Imagem Notícia

Plano de mobilidade projeta uma Cascavel mais eficiente e agradável

Cascavel segue investindo estrategicamente para se colocar e se manter entre as melhores cidades do Brasil. Entre outros inúmeros levantamentos técnicos, há cerca de dois anos o município elabora estudos de um plano de mobilidade. As pretensões dele foram apresentadas na tarde desta terça-feira, na Acic, a diretores, empresários e representantes de entidades locais.

O prefeito Leonaldo Paranhos disse que essa é uma preocupação crescente entre os gestores públicos devido ao alcance e aos benefícios das medidas contempladas nesse tipo de planejamento. “São abordagens técnicas, de intervenção no trânsito, mobilidade urbana e segurança, que preparam o município para uma nova fase em seu processo de desenvolvimento”, segundo o prefeito.

“Já estamos trabalhando há um bom tempo e reunindo uma quantidade elevada de informações e entrevistas, tudo para indicar a melhor forma de avançarmos”, destacou o presidente do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), Thales Guilherme. Depois de vencidas todas as etapas técnicas e de debate com a comunidade, a matéria seguirá para o Legislativo e se tornará lei.

A apresentação técnica do Plano de Mobilidade de Cascavel foi feita por Tiago Meira, da Logit, empresa de São Paulo com mais de 30 anos de tradição. Ele falou de mobilidade, de transporte coletivo e individual, do crescente uso de bicicletas e veículos elétricos, de gargalos e congestionamentos e de ferramentas disponíveis para maximizar melhorias. Caso nada seja feito, a tendência é de o transporte individual piorar em 20% nos próximos 20 anos em Cascavel. A situação das calçadas é outra preocupação considerada no estudo.

Algumas intervenções para melhorias no trânsito já ocorrem e os resultados são considerados muito bons. Somente para bicicletas, a extensão de ciclovias projetada é de 120 quilômetros. Há estudos também para otimizar a performance do transporte coletivo urbano. O uso de ônibus com duas portas é considerado em algumas rotas. “Estamos usando conhecimento técnico, informação, indicadores e tecnologia para buscar as melhores respostas para os desafios de hoje”, segundo Tiago. “O que se busca também é oferecer aos moradores uma cidade mais eficiente e agradável”.

 Legenda: Técnicos, empresários e o prefeito Paranhos participaram da apresentação

Crédito: Assessoria

Voltar