Notícias


Imagem Notícia

Sicoob se une à Mediarb e Acic para solução rápida de conflitos judiciais

Uma ferramenta em expansão em várias regiões do Brasil desde 2015 é a opção escolhida pelo Sicoob Credicapital para agilizar e facilitar a solução de conflitos com seus associados. É isso o que vai garantir parceria recentemente assinada pela cooperativa de crédito com a Mediarb (Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem) e a Acic, parceiras na constituição da Mediacic, uma estrutura especializada na mediação dos mais dos diferentes tipos de pendências.

A parceria trará inúmeros benefícios ao Sicoob, uma instituição criada há mais de 20 anos e que hoje conta com 42 mil cooperados, informa o presidente do Conselho de Administração, Guido Bresolin Júnior. “Teremos em mãos um instrumento que diminuirá a judicialização de cobranças e processos, e, além de dar mais velocidade às soluções desejadas, preservará a relação da instituição com seus associados”, avalia o diretor de Mercado Waldemar Paetzold.

Constituída há menos de dois anos, a Mediacic se transforma em uma interessante alternativa na busca de entendimentos no campo judicial. Inúmeros procedimentos já foram realizados nessa estrutura e os resultados são muito bons, destaca o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Genesio Pegoraro. 

“Aqui, o associado da cooperativa terá a chance de expor a situação real que levou ao problema e buscar, pelo entendimento, um acordo que possa cumprir segundo suas reais condições financeiras”, observa a gestora da Mediacic, Mary Andrea Alves Jurumenha. Na Justiça comum, a média de tempo para a solução de pendências é de sete anos e meio e pela mediação são necessários, no máximo, seis meses. Além disso, os custos são até 80% menores. 

Todos os procedimentos da Mediacic são realizados de forma sigilosa, segundo Mary, citando entre outras vantagens inexistência de certidões judiciais, total controle das custas, valorização do advogado, modernização de procedimentos, segurança e validade jurídica, maior resolutividade e pacificação social. “Além de tudo, os encaminhamentos podem ser feitos on-line, acelerando o trâmite e reduzindo ainda mais os prazos”, conforme a gestora. A mediação é um instrumento criado pela própria Justiça para dar mais celeridade às soluções e desafogar os tribunais.

Legenda: Assinatura de parceria entre diretores da Acic, Sicoob e Mediarb 

Crédito: Assessoria

Voltar