Notícias


Imagem Notícia

Uso de novas tecnologias vai ampliar ações de trânsito e segurança pública

O uso das novas tecnologias, inclusive da inteligência artificial, torna-se a nova estratégia para a construção de um trânsito mais humano e para a prevenção das mais diferentes ações criminosas. É disso o que falaram a presidente da Transitar, Simoni Soares, e o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes de Oliveira, em reunião de diretoria da Acic na manhã desta quarta-feira.

Diversas cidades no mundo já empregam a inovação como uma arma contra o crime. E no Brasil já existem muitas experiências bem-sucedidas, a exemplo da de Curitiba, segundo Pedro. Em breve, Cascavel vai contar com o Cicom, o Centro Integrado de Controle e Monitoramento – inteligência artificial integrando um centro de controle e monitoramento em favor do trânsito e da segurança pública. “Teremos em mãos um recurso preventivo fascinante, que colocará órgãos públicos de proteção e segurança em condições melhores no combate ao crime”, segundo o secretário Pedro.

A contratação dos novos recursos, o funcionamento do Cicom e de faixas com monitoramento ocorrerão de forma gradativa e com o vencimento de etapas técnicas e burocráticas. Mas a previsão é de as primeiras ferramentas iniciar operação em algumas semanas, segundo Simoni. Serão cerca de cem faixas de rolamento com controlador de velocidade, barreira e barreira eletrônica educativa. “Teremos câmeras com leitura de placas, notificações, acompanhamento e repasse de informações automaticamente aos sistemas em operação pelas polícias”, conforme a presidente da Transitar.

A leitura de placas permitirá, ente outros, a identificação de veículos clonados e batedores, que dão cobertura aos mais diferentes crimes. O projeto de controle e monitoramento prevê a utilização de 60 câmeras em pontos estratégicos, como entradas da cidade, vias em direção aos bairros e pontos de elevado fluxo de passageiros. Os novos ônibus também terão câmeras e outros dispositivos de segurança.

O coordenador de Gestão da Fundetec, Samuel Pedro Ribeiro, falou sobre o Programa Cercamento Digital, que dará todo suporte técnico para a operacionalização das câmeras, faixas e do centro de controle com monitoramento 24 horas por dia. Os dispositivos empregados preveem inclusive a utilização de monitoramento facial.

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, comentou que investir em segurança, nos mais diferentes ambientes, é fundamental para controlar a ação cada vez mais ousada dos criminosos. “É bom perceber que a administração pública, com as novas tecnologias, passará a disponibilizar à comunidade instrumentos mais eficazes principalmente na prevenção a ocorrências de trânsito e ao crime”.

Legenda: Encontro sobre trânsito e segurança na manhã desta quarta, na associação comercial

Crédito: Assessoria

Voltar