Estimativa é que vendas cresçam 20% para Dia dos Namorados em Cascavel

Cascavel tem os comerciantes mais otimistas do Paraná quanto ao crescimento das vendas ao Dia dos Namorados, uma das datas mais aguardadas pelos lojistas no ano. Em 2022, o Dia dos Namorados será no domingo, 12 de junho, e a expectativa de aumento nas vendas, em Cascavel, é de 20% em comparação com o volume registrado no ano passado. A expectativa é cinco pontos percentuais superior à média do Estado – 15%.

É o que mostra pesquisa que acaba de ser divulgada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) em parceria com a DataCenso. O levantamento dos dados foi realizado nos dias 23 e 24 de maio, ouvindo 500 comerciantes, gerentes e responsáveis pelo setor de vendas das empresas. Desses, 71 (14%) são de Cascavel.

As pessoas entrevistadas são de Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão e Pato Branco. O grau de confiabilidade do estudo é de 95%. “Estamos animados, porque os comerciantes do Paraná, a cada nova aferição realizada, mostram-se mais animados e esperançosos com o futuro”, diz o presidente da Faciap, o empresário Fernando Moraes.

Números

Depois de Cascavel, as cidades mais otimistas com o aumento das vendas ao Dia dos Namorados deste ano são Curitiba, com 17%, e Londrina, com 16% - essas três são as únicas com expectativa acima da média de 15% apurada no Estado. O estudo levantou outras questões importantes para o comércio e Cascavel também aparece em destaque.

Os comerciantes mais esperançosos quanto ao crescimento de suas empresas são os de Ponta Grossa, com 91% dos entrevistados, seguidos dos de Cascavel, com 87%. Cascavel aparece entre os três municípios também quando o tema é o fortalecimento da economia brasileira. Os mais animados nesse quesito são os empresários de Londrina, Maringá e Cascavel.

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, diz-se entusiasmado com o resultado da pesquisa Faciap/DataCenso. “Desde que esses estudos são realizados, o comércio de Cascavel se mostra bastante otimista quanto ao crescimento das vendas e também quanto ao avanço dos negócios locais e da recuperação econômica brasileira”. E é bom que se lembre, conforme Genesio, que o Brasil e o mundo ainda se recompõem da mais grave crise sanitária dos últimos cem anos, a pandemia do coronavírus, que provocou forte impacto em todo o planeta.

Legenda: Neste ano, o Dia dos Namorados será comemorado no domingo, 12 de junho