Caciopar, 46 anos dedicados à livre iniciativa e à região Oeste

A Caciopar faz história no Estado e no Brasil. Maior e mais antiga das 12 coordenadorias da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), a Caciopar comemora neste domingo seus 46 anos de serviços prestados a uma das regiões com alguns dos melhores índices de desenvolvimento do País.

A Coordenadoria representa 46 associações comerciais e 20 mil empresas que dão corpo a um dos mais intensos e dinâmicos movimentos associativos do Brasil. Oficialmente criada em 3 de abril de 1976, a entidade nasceu de uma necessidade. O desafio era aproximar as poucas associações comerciais da época e fazer com que elas pudessem trabalhar e reivindicar juntas por avanços econômicos e sociais a suas comunidades.
Um dos primeiros a perceber as contribuições de uma entidade com o perfil de representar as associações comerciais foi Hylo Bresolin, na época presidente da Acic de Cascavel. Depois de amadurecer as bases da coordenadoria com empresários de outras cidades, Hylo convocou uma reunião e apresentou a ideia. “Juntos, tínhamos mais chances de aprimorar nossos argumentos e de reivindicar. E, melhor, melhorávamos as nossas chances de ser ouvidos e de ter os nossos anseios atendidos”, costumava dizer Hylo, que faleceu em 2016.

Bandeiras
Desde o início, a Caciopar foi movida por projetos e obras que pudessem de alguma forma contribuir para o crescimento da comunidade regional. A Coordenadoria se tornou um fórum de debates permanentes, sempre voltados ao interesse coletivo, lembra o ex-presidente Sergio Marcucci, de Marechal Cândido Rondon. A entidade está, nesses 46 anos, ao lado das mais diferentes lutas, transformadas em bandeiras. Assim foi na conquista da Unioeste, da Ponte de Guaíra, da Ferroeste, e de inúmeras outras.
A trajetória da coordenadoria, que virou inspiração a outras 11 entidades semelhantes no Estado, soma desafios, vitórias e frustrações. A instabilidade, o jogo do poder e a centralização de decisões na esfera governamental tornam todas as aspirações mais difíceis, mesmo diante da legitimidade e da urgência delas. O desafio contribuiu para moldar o perfil da Caciopar, que amadureceu ao lado de seus líderes. “Temos uma entidade de personalidade e de grande discernimento, qualidades demonstradas em uma das lutas mais recentes, a do pedágio”, cita o atual presidente Flavio Gotardo Furlan.

32 presidentes
Em seu percurso de 46 anos, a coordenadoria foi gerida por líderes de reconhecido talento que, honorificamente, doaram-se e doam-se às causas empresariais. “São pessoas movidas pelo interesse de fazer do Oeste, do Paraná e do Brasil ambientes de oportunidades e de prosperidade”, segundo o ex-presidente Leoveraldo de Oliveira, de Santa Helena. Hoje, quase 50 anos depois da fundação, a Caciopar segue empunhando a bandeira da livre iniciativa, do fortalecimento de suas Aces e se manifestando por reformas estruturais que façam do Brasil um país mais justo, fraterno e desenvolvido.

Legenda: Flavio Gotardo Furlan é o atual presidente da Caciopar