Criatividade é tema do 1º Circuito Empreendedor

A empresária Cristiane Ziliotto, da Carambola Luminárias, estreou no novo projeto do Núcleo Acic Mulher, o Circuito Empreendedor. Pela iniciativa, mensalmente, uma nucleada terá de compartilhar sua expertise pessoal e empresarial com as demais. Uma das simbologias da ação é o bastão, que será repassado de empresária e empresária até todas terem o seu espaço de fala. O bastão representa compromisso e autoridade de fala.

Nessa primeira edição, Cristiane extrapolou qualquer tipo de conceituação para a temática proposta, criatividade. “Na prática, criatividade é sobrevivência, capacidade de gerar soluções”, frisa. Ao fazer a narrativa de sua jornada empreendedora, ela mostrou caminhos para se tornar criativo e como aplicar isso nas empresas.  Formada em Design Gráfico, criou a Carambola no Rio de Janeiro a partir de um sonho, enfrentou todos os desafios e focou em singularidade e inovação. Hoje atende clientes como Leroy Merlin, Tok&Stok, Etna, Amazon, B2W, GFG, Somniare, além de exportar para alguns países como Panamá e Paraguai.

Poder compartilhar experiências empreendedoras, explica Cris, é muito enriquecedor. “Todos temos uma paixão ou habilidade que pode se transformar em conhecimento para ser compartilhado e aplicado em negócios diversos”, diz. “Despertar essa percepção que cada uma tem sobre si mesma e suas habilidades, sejam elas técnicas ou natas, e que muitas vezes precisam ser redescobertas, é exercício desafiante, porém prazeroso”, conclui.

PALAVRA DE QUEM ASSISTIU
A nucleada, Maria Carolina Gurgacz, da Lobelia Eventos Corporativos, surpreendeu-se com a trajetória da designer e como ela apresentou isso de uma forma muito original para o grupo. “Ela explorou o tema utilizando sua visão sobre o assunto, a partir de sua linda história. Algo que me marcou muito foi o fato da Cris criar uma empresa que pudesse ser versátil e não precisasse ser interrompida diante uma possível transferência do marido. Assim, ela conciliou os interesses familiares e empresariais”, ressalta.

Ao fazer isso, lembra, criou a Carambola, cuja missão é tornar o mundo mais bonito, transformar objetos comuns em algo surpreendente e levar alegria e design para o dia a dia das pessoas. “Ou seja, uma das formas que ela encontrou para transmitir luz foi através de suas lindíssimas luminárias, mas, não é a única”, complementa.

Joseane Conrado, sócia-proprietária da Cobracash Recuperação de Crédito, reforça a importância da troca de conhecimento que acontece nas reuniões da Núcleo Acic Mulher. "É encantador aprender com as histórias e as experiências de outras pessoas, principalmente de mulheres fortes. Saio das reuniões com o coração cheio de orgulho de estar próxima de pessoas tão admiráveis, a exemplo da Cris Ziliotto, dona de uma criatividade e um empreendedorismo incrível”.

Legenda: A designer e empresária Cristiane Ziliotto, da Carambola Luminárias, abriu a primeira rodada do Circuito Empreendedor nesta quinta-feira. Na pauta, criatividade