Acic Labs ajuda empreendedores a transformar ideias em negócios

Em atividade há quatro anos, a Acic Labs desenvolve papel de destaque no ecossistema de inovação de Cascavel, já considerado um dos mais pulsantes do Paraná. Uma das atribuições da aceleradora e hub de inovação é abrigar residentes que precisam de apoio para transformar ideias em negócios. Hoje são dez residentes e o tempo de incubação varia de seis meses a um ano, dependendo do grau de maturação do projeto.

A mais nova residente é a Saara & Cé Engenharia, cujos idealizadores acabam de se reunir com o diretor Carlos Guedes e com o executivo Sérgio Altavini para revisão do modelo de negócios da startup. “O encontro foi dos mais produtivos, com rica troca de informações e grandes insights”, de acordo com Guedes, que é diretor de Comunicação Social da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, entidade que em 2021 chega aos seus 61 anos de história.

Há três caminhos possíveis para uma empresa de inovação ingressar como residente no Acic Labs. A primeira é contato direto dos empreendedores com a direção da aceleradora. Um dos critérios de seleção está na maturidade da ideia ou do projeto e se ele tem potencial para ser aplicável, replicável e escalável, enumera Sérgio Altavini. Outro é receber convite do Acic Labs para participar e a terceiro forma de acesso se dá por meio de editais, a exemplo do que ocorreu em 2020 em parceria com Fundetec e Sebrae. De uma única vez, sete startups viraram residentes. Para 2021, um novo edital está previsto e deve ser lançado nas próximas semanas.

Benefícios

Ao se tornar residente, a empresa de inovação usufruirá de um ambiente apropriado para o aprimoramento de ideias e projetos, contará com mentorias, participará de meetups com empresários e investidores e receberá auxílio técnico para desenvolver seus produtos ou serviços (não há ajuda financeira). As incubadas estão nos mais diferentes estágios – ideação, aceleração e tração -, e todas recebem colaborações para o fortalecimento de sua ideia, produto ou serviço enquanto estiverem na condição de residentes.

Para aquelas em início de trabalhos, ainda no campo de amadurecimento do projeto, não há qualquer custo em participar da incubação. Já para aquelas que têm CNPJ e faturamento há cobrança de mensalidade, que é bastante acessível, segundo Sérgio Altavini. Todas as startups participam de um planejamento e semanalmente precisam apresentar relatório com os passos vencidos. “Embora jovem, a Acic Labs já conta com bons cases de sucesso, de startups que começaram pequenas e que hoje fazem sucesso no Brasil”, ressalta o diretor Siro Canabarro.

Uma das funções centrais da Acic Labs, e esse foi um ponto determinante para que a associação comercial investisse nesse projeto, é oferecer aos empresários, dos mais diferentes setores, um ambiente no qual possam ter acesso ao melhor das inovações e das novas tecnologias que mudam a forma como as empresas se posicionam no mercado, diz o presidente Michel Lopes. “Esse é um ambiente criado para os nossos empresários. Por isso, convido a todos a usufruírem dele. Os resultados são surpreendentes”, conforme Michel.

Legenda: Guedes e Altavini com idealizadoras da Saara & Cé Engenharia