Acic tem 3 projetos aprovados pelo Empreender Competitivo da CACB

Três dos projetos de núcleos da Acic acabam de ser aprovados e receberão recursos do Empreender Competitivo para o aprimoramento de seus participantes e do segmento em que atuam. Todo ano, em parceria com o Sebrae Nacional, a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) lança edital para a seleção de projetos voltados a fortalecer empresas dos mais diferentes portes e ramos. “Estamos muito felizes com a notícia, porque mostra a dedicação e o compromisso de nossos núcleos do Empreender”, diz o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Michel Lopes.

Anualmente, empresários de núcleos do Programa Empreender de todo o Brasil desenvolvem projetos de olho nos recursos liberados na parceria da CACB e Sebrae. “É um impulso destinado a materializar ações consideradas estratégicas por um determinado grupo de empresários”, conforme Michel. A Acic tem três dos 12 projetos selecionados em todo o Paraná. “Número dos mais expressivos considerando que o Estado conta com 294 associações comerciais e boa parte delas tem o Empreender. Estamos animados com o resultado e com as possibilidades que os recursos abrem aos núcleos escolhidos”, diz o gerente da associação comercial Cesar Ioris.

Os projetos

Os projetos de núcleos da Acic selecionados são os seguintes: Núcleo de Empretecos (voltado ao desenvolvimento do perfil empreendedor e posicionamento da marca); Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (aprimoramento da gestão nos escritórios das empresas nucleadas) e Núcleo de Terapias Complementares (cursos com foco em comunicação assertiva, marketing para terapeutas e gestão financeira). O total de recursos liberados pela CACB/Sebrae é de R$ 56 mil aos três núcleos. A intenção é de execução de todas as etapas dos projetos em quatro meses.

A notícia da seleção no Empreender Competitivo é comemorada pelos integrantes do Núcleo de Terapias da Acic. “É a primeira vez que participamos e estamos com excelentes expectativas no que virá”, diz Regina Aparecida da Silva Kurmann. O projeto apresentado, conforme Regina, vai contribuir para aprimorar a comunicação, o conhecimento das novas ferramentas do marketing digital e o gerenciamento financeiro do negócio. “O terapeuta precisa entender que a sua atividade constitui empresa, que ele presta um serviço necessário e importante à comunidade”, acentua Regina.

O consultor do Núcleo de Terapias, Claiton Leske, informa que participar do Empreender Competitivo abre inúmeras possibilidades ao grupo envolvido na ação e mostra, ao mesmo tempo, a importância de a Acic oferecer e de os empresários participar do Empreender. “É uma soma que beneficia a todos”, destaca. Atualmente, o Núcleo de Terapias tem 12 empresas integradas. A Acic de Cascavel foi a primeira associação comercial do Paraná a investir no Empreender. Ela está envolvida com o Programa desde 1998 e atualmente são mais de 30 grupos de empresários regidos pela metodologia.

Legenda: Regina Kurmann é uma das integrantes do Núcleo de Terapias Complementares da Acic