Empreender estrutura novo núcleo setorial

A Acic e o Sebrae-PR trabalham na estruturação de um novo núcleo setorial, que vai reunir profissionais da área de contabilidade. São empresários de um ramo em expansão e que enxergam nessa ação a possibilidade de integração ainda maior com a finalidade de debater e de encontrar alternativas para problemas comuns ao segmento. Eles já participaram de duas das três etapas fundamentais para a criação de um núcleo. A oficialização do Núcleo Setorial de Contabilistas deve acontecer no máximo em uma semana, informa a consultora Luciana Tracz.
A primeira fase para a elaboração de um núcleo é conhecer o Projeto Empreender, suas características e o que ele pode oferecer. A segunda etapa envolve os empresários em um treinamento voltado à integração dos participantes. A última, e que os contabilistas cumprem na próxima terça-feira, é a de formulação de ações do seu planejamento estratégico. Treze empresas do setor de contabilidade de Cascavel participam do projeto, criado no município em 1998. Luciana explica que o planejamento define os trabalhos que o núcleo passará a desenvolver, com validade de um ano.
A Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi a primeira entidade empresarial do Paraná a adotar o Empreender, há sete anos. O projeto, criado pelo Sebrae, aproxima empresários de um mesmo setor econômico, que passam a ser aliados e a trabalhar de forma conjunta pelo fortalecimento do segmento. A idéia foi conhecida em Joinville e hoje várias cidades paranaenses contam com seus núcleos. O programa contribui para fortalecer setores inteiros, com ganhos para a cidade, para o empresário e para o empregado, informa a presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak.