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Consultas ao SCPC crescem 7,8% no quadrimestre

scpcO volume de consultas ao SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, cresceu em 7,8% no primeiro quadrimestre de 2010 em comparação a igual período do ano passado em Cascavel. O número de consultas nos primeiros meses de 2009 foi de 281.669 contra 303.917 do período de 2 de janeiro a 30 de abril deste ano. Os números indicam que há reação no volume de vendas e que as empresas procuram adotar mais mecanismos de segurança antes de fechar negócio, informa a coordenadora do SCPC da Acic, Maria Júlia de Castro Leal.
A análise das informações do banco de dados do SCPC da Acic permite contatar também que o número de pessoas que deixaram de pagar seus débitos no quadrimestre analisado caiu consideravelmente. As inclusões somaram 16.912 do início de janeiro ao fim de abril de 2009 contra 12.978 dos quatro primeiros meses de 2010. A redução é de 25%. A comprovação vem também dos cancelamentos, com aumento de 6%, passando de 11.040 para 11.730, respectivamente nos anos de 2009 e 2010.
Isso significa que mais consumidores estão procurando as lojas para saldar débitos e retirar o nome do SCPC, observa o diretor do Serviço na Acic, Leopoldo Nestor Furlan. “Essa é uma fase das mais promissoras na valorização do crediário, porque ter o nome limpo significa maior poder de compra e credibilidade”, segundo Leopoldo. O volume médio de consultas nos quatro primeiros meses de 2010 é de 75.979, contra 70.417 do quadrimestre do ano anterior. O mês de março deste ano acumula um dos recordes históricos de procura ao sistema, com 81.999 consultas.

Mais de 40 anos
O Serviço Central de Proteção ao Crédito da Acic é um dos mais antigos em atividade no Paraná. Ele foi criado no fim da década de 1960. O sistema de registro em fichas, com informação limitada ao município, durou por vários anos. A revolução do sistema ocorreu em 1990, com a informatização. Ela possibilitou a conexão da rede e a disponibilização, de forma rápida e segura, de milhões de informações.furlan
Atualmente, o SCPC está conectado com o banco de dados de cerca de 2,8 mil cidades de todo o País. Quem consultar tem acesso a mais de 250 milhões de informações. O sistema cresceu tanto que se transformou em uma referência, observa o presidente da Acic, Marcos Roberto Teixeira. “O Serviço é sinônimo de agilidade, segurança e credibilidade”.

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