Notícias


Imagem Notícia

Internet em Cascavel: Copel pode oferecer pacotes residenciais ainda em 2017

 

Cascavel é a única das grandes cidades do Estado (aquelas com mais de 300 mil habitantes) que ainda não conta com serviços de internet da Copel na área residencial. Mas há possibilidade de o projeto de oferta desse serviço ocorrer ainda em 2017, informou quinta à noite na Acic o físico e especialista em gestão comercial Alexandre Schmidlin Marczynski, que atua no Departamento Comercial da Copel Telecom.
Alexandre não soube explicar os motivos da demora na oferta do serviço na cidade, mas afirmou que assim que chegar o pacote mensal de 25 megas, residencial, ficará em R$ 109,90, o mesmo valor praticado hoje em centros urbanos de porte semelhante. O projeto para que a empresa disponibilize pacotes na área já existe e a execução aguarda apenas sinal verde da direção da empresa. Associados da Acic entendem que a participação da Copel no setor, principalmente devido à tradição, qualidade e confiabilidade dos seus serviços, será importante aos consumidores.
A Copel foi oficialmente criada em 1954 e acaba de ser confirmada novamente como a maior empresa paranaense. Alexandre fez uma recuperação histórica para informar sobre a atuação de uma empresa do ramo de energia também na área de telecomunicações. Hoje, a Companhia está em dez estados brasileiros e tem ações nas bolsas de São Paulo, Nova York e Madri. Mas nem sempre foi assim. Ela começou pequena na década de 1950 e em boa parte do seu processo de expansão aprendeu fazendo.
O início da relação da empresa de energia com as telecomunicações ocorreu em 1968, devido ao crescimento da demanda interna e da necessidade de aprimorar a transmissão de dados. O micro-ondas veio para dar alternativa à transmissão por meio das linhas de alta tensão. A capacidade então era de 600 canais de voz. Na década de 1980, os sistemas foram agregados de VHF e ramais internos de telefonia e o PABX digital se tornaria realidade em 1989. Com forte pressão de demanda, a partir de 1996 a empresa passou a investir em uma tecnologia que se transformaria em grande sensação, a fibra óptica, de elevada qualidade, capacidade e confiabilidade na transmissão de dados.
O sistema inicial com o suporte dessa tecnologia ocorreu em 1999, atendendo inicialmente 24 municípios. A ativação do primeiro cliente externo ocorreria naquele mesmo ano e a decisão mostrou-se como um promissor nicho de mercado à Copel, conforme Alexandre. A oficialização da Copel Telecom, que deixava de ser um departamento para virar uma empresa, ocorreu em 2001. A implantação das redes, que alcança os 399 municípios paranaenses, ocorreu a partir de então. O foco era a interconexão ponto a ponto, acesso dedicado à internet e redes Mpls. “Fomos a primeira empresa na América Latina a contar com uma rede de alta capacidade de fibra óptica”, conforme Alexandre.

30 mil km
Um número dá a dimensão do que a Copel conseguiu em apenas 15 anos. A rede de fibra ótica somada da empresa é de 30 mil quilômetros, suficiente para percorrer 75% de uma volta completa em torno da terra, distância que é de 44 mil quilômetros. A companhia atende empresas, serviços públicos, operadoras, provedores e consumidores residenciais. Alexandre também informou sobre os produtos de rede da Copel Telecom, que são seguros, altamente confiáveis e não dependem de acesso à internet. “São muito seguras quanto a possíveis ataques de hackers que podem causar enormes estragos e prejuízos”, conforme Alexandre.
Os pacotes da Copel vão de 25 megas a 1 giga. A empresa se adapta à necessidade de cada cliente. “Somos a melhor opção às empresas que precisam da emissão rápida e precisa de notas fiscais, justamente devido à confiabilidade dos nossos produtos e serviços”, diz Alexandre. Uma das principais características dos pacotes de internet da empresa é que o volume oferecido é real, ao contrário de outras que dificilmente conseguem, devido a limitações técnicas, cumprir pontualmente com essa obrigação. O sistema de energia é garantido por duas subestações e há ainda um outro plano de contingência planejado em caso de eventual problema, que raramente é empregado.

 

Legenda: Alexandre informou sobre serviços da Copel na área da fibra óptica na noite de quinta-feira

Crédito: Assessoria

Voltar