Notícias


Imagem Notícia

Mudança e liderança: Fórum aprofunda conceitos fundamentais às empresas

Cerca de 200 pessoas participaram na noite de terça-feira, no auditório da Acic, da segunda edição do Fórum Empreender, programa que dissemina a metodologia dos núcleos setoriais e multissetoriais a partir das associações comerciais. Empresários nucleados receberam informações detalhadas sobre alguns conceitos fundamentais para o êxito das corporações modernas, mudança e liderança.

As diretoras do Empreender, Rosemeri Petzold e Leudemila Parcianello, consideram que ações como essa contribuem para fortalecer ainda mais um projeto voltado à integração e à valorização de cadeias econômicas inteiras. “O Fórum foi um grande sucesso e todos que integram o Empreender estão de parabéns”, diz Rosemeri. A primeira palestra foi com Marcelo de Elias, consultor e professor apontado como um dos melhores conferencistas da atualidade brasileira.

Elias falou sobre liderança diante de um contexto de fortes turbulências na esfera nacional, inflamadas pela crise econômica e pelas reações políticas às ações da Operação Lava Jato. “O País está em transição e a inconsistência traz problemas e deixa as pessoas inseguras. A empresa fica com receio de investir e o empregado, com medo de ficar sem a sua fonte de renda, deixa de comprar”.

As pessoas fazem o que veem e por isso só se faz o que é considerado possível, observou o palestrante. E essa equação trava processos e inibe resultados, que precisam aparecer mesmo em períodos de depressão. No entanto, pontuou Elias, há sinais de esperança, de o Brasil começar a se reencontrar e a reescrever a sua história. Um dos aspectos positivos, mesmo diante da desconfiança generalizada, foi o País ter mostrado para o mundo uma Olimpíada de grande nível, sem incidentes e com a valorização do espírito esportivo e solidário.

Inovação

Mesmo com todas as suas limitações e entraves, o Brasil e o brasileiro têm na essência grande poder de inovação. “Precisamos confiar nesse enorme potencial e estar abertos à mudança”, disse Marcelo de Elias. A hora, ressaltou ele, é de estar preparado para o depois da tempestade. As mudanças devem ser incorporadas até mesmo na forma de liderar. O líder atual é aquele que, em vez de impor suas vontades e aspirações, ajuda a despertar o protagonista que existe no outro.

Quem não muda e não está aberto para a mudança é aquele que não percebeu as grandes transformações que o mundo e as empresas experimentam, que ainda está preso ao passado e que, devido à insegurança, decide ficar onde sempre esteve. “O líder precisa criar a confiança no processo de mudança”. Há necessidade de saber dosar tamanho de desafio e potencial e adotar a insatisfação como recurso para o crescimento contínuo. A mudança é muito menos arriscada do que alguns pensam quando associada ao planejamento, à percepção de ajustes pontuais e da adoção de novas formas de pensar.

A mudança é um processo, por isso no início ela gera transtornos. “Dói, mas é bom”, ilustrou Marcelo de Elias. O trabalho e o participar de algum projeto não está ligado à tarefa em si, mas ao propósito final. Ele pode ser colaborar para construir uma família, uma região ou um país melhor. “Ou seja, participar de algo é ajudar a fazer o bem”. Por isso, a mudança depende tanto do carisma e da decisão do líder, que precisa inspirar resultados. “Não há mais espaço para o gerenciamento de pessoas, de dizer o que elas devem ou não fazer. O foco correto é o de definir resultados e não tarefas”. As empresas, afirmou Elias, dão grande atenção ao mérito e aos valores, que são primordiais para o sucesso.

Legenda

Marcelo de Elias é considerado um dos melhores palestrantes da atualidade brasileira

Crédito: Assessoria

--

(retranca da anterior)

Pesquisa e talk show

Os empresários que participaram do 2º Fórum do Empreender também receberam o resultado de uma pesquisa feita pelo programa e de experiências de liderança em empresas a partir de um talk show com empresários de sucesso.

A doutorando em Economia de empresas e graduada em Filosofia, Eliane Bringmann, apresentou informações de pesquisa com nucleados. Em síntese, a maioria disse que gere bem seu tempo e boa parte dos colaboradores estaria satisfeita e feliz no seu local de trabalho. Eliane fez, também, a última palestra do fórum. Ela falou sobre teorias modernas que alicerçam o chamado líder resiliente.

Um dos pontos altos da programação foi o talk show com empresários associados à Acic e com conexão com os núcleos setoriais e multissetoriais da entidade – hoje eles são 25. Participaram Ivone Kucinski, Karsten Schwab, Lucas Rafael de Souza e Carlos Alves. Eles falaram sobre como gerem a liderança em seus negócios. Todos reconhecem que o ato de liderar é importante e que os colaboradores devem ser respeitados, valorizados e ouvidos. O talk show foi mediado pelo consultor do Sebrae William Tomaz.

Os empresários também expuseram sobre situações do cotidiano, sobre dificuldades e soluções adotadas com base no diálogo e no bom senso. E ainda informaram quanto a atitudes e diferenciais que permitem enfrentar crises e vislumbrar bons índices de crescimento. O Fórum foi organizado pelo Empreender/Acic e teve como apoiadores Sebrae, Sicredi, Unimed, Fomento Paraná, BRDE, Garantioeste e Gecco Turismo.

 

Voltar