Notícias


Imagem Notícia

Acic, 54 anos

Entidade que representa mais de 3,2 mil empresas e a 2ª maior do Sistema Faciap

Associação comercial foi fundada em 4 de abril de 1960 por 51 líderes locais

A manutenção dos ideais forjados pelos fundadores ajuda a explicar o êxito de uma trajetória de 54 anos. Cinquenta e um empresários se reuniram no início do ano de 1960 para refletir sobre formas de contribuir ainda mais decisivamente com o processo de crescimento de Cascavel, que na época enfrentava um sério dilema. Com o fim do ciclo da madeira, que ajudou inclusive no processo de construção da capital Brasília, havia o sério risco de a economia do distante município do Oeste definhar.
A exaustão do período madeiro pôs fim aos ciclos extrativistas originais, começando como o da erva-mate e abriu caminhos a outros projetos econômicos fundamentais à consolidação social e econômica de Cascavel, como a mecanização agrícola e a agroindustrialização. A fundação da Acic permitiu uma reflexão mais ampla e contínua sobre o município que se queria para o presente e principalmente para o futuro. Sob o comando do empresário Altamir Silva, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel traçou como missão primeira defender os interesses da livre iniciativa, mas além disso, ajudar a pensar ações e estratégias que pudessem contribuir para o crescimento local e regional.
Mesmo os mais otimistas dos fundadores não tinham ideia que a entidade fosse crescer tanto e participar tão decisivamente das relevantes questões que envolvem os interesses do Oeste do Paraná. "A Acic é a exata medida e o reflexo do dedicado trabalho dos seus ex-presidentes e de suas gestões", reconhece o atual, o empresário e corretor de seguros José Torres Sobrinho. Hoje, com mais de 3,2 mil associados, a entidade é a segunda em número de filiados entre as 290 Aces que compõem o Sistema Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Noventa e dois por cento dessas empresas integradas à Acic são de micro e pequeno portes.
As primeiras lutas foram modestas, mas fundamentais ao contínuo processo de articulação da entidade e de formação dos pilares de uma das regiões que mais crescem na atualidade, observa o ex-presidente Hylo Bresolin, que comandou a associação nos anos de 1975 e 1976. Sob a batuta de Hylo, surgiu a Caciopar, a primeira e mais antiga das 12 coordenadorias da Faciap, que hoje representa 48 Aces do Oeste. No início, as lutas eram pela implantação do ensino do segundo grau, pela atração de órgãos governamentais que pudessem ampliar a autonomia local e regional e por obras como a implantação de distritos industriais.
Sem jamais se descuidar do interesse maior do seu quadro associado, a Acic pautou então suas forças nos projetos de pavimentação da BR-277 e de outros trechos rodoviários, na atração de uma faculdade (que mais tarde, também com o empenho da associação e de outras entidades e líderes políticos se transformaria na Unioeste), do Hospital Regional (hoje Universitário), na Ferroeste, nas obras da Ponte de Guaíra e então passou a lutar pelo Porto Seco, pelas duplicações da 467 e 277, por contornos rodoviários, pelo Aeroporto Regional, entre tantas outras. Entre as atuais estão o gasoduto, a adoção de políticas de descentralização de investimentos industriais no Estado e a consolidação do IFPR.
Há muitos anos a Acic articula a junção de forças e cobra seus representantes políticos por reformas estruturais imprescindíveis ao futuro nacional, como tributária, política, previdenciária e trabalhista. Ela também é contra a atual elevada carga de impostos, pede pela modernização e pela agilidade da estrutura pública e por mais coesão na aplicação dos recursos públicos. A associação mantém um extenso leque de produtos e serviços, como o SPC e convênios saúde, e deverá concluir até abril do ano que vem o Edifício Rui Barbosa, projeto inovador entre associações comerciais e que inspira outra Aces de várias regiões do País. "A Acic, a casa de todo empresário, é uma entidade comprometida com a ética, a inovação e a vanguarda", diz José Torres Sobrinho.

predioacic2014 1

Legenda: A sede da Acic funciona na avenida Toledo, 247: 54 anos de tradição

torresconexao

Legenda: O presidente da Acic, José Torres Sobrinho: "A casa de todo empresário é uma entidade comprometida com a ética, a inovação e a vanguarda

Crédito: César Machado/Vale Press

Voltar