Notícias


Imagem Notícia

Leopoldo apresenta balanço de suas gestões

O empresário Leopoldo Nestor Furlan fez na noite de quinta-feira, durante a posse oficial dos novos diretores da Acic, apresentação de relatório de atividades desenvolvidas nas gestões de 2011/2013. "Simplesmente segui os passos dos seus mestres, os ex-presidentes da Acic. Meus diretores, colaboradores e eu trabalhamos muito para fazer o melhor em favor do quadro associado e de toda a comunidade".
Leopoldo também agradeceu à família e aos colaboradores da Auri Verde, que compreenderam sua ausência em alguns momentos importantes. Acompanhe a íntegra do relatório com as principais atividades das gestões 2011/2013:

Relatório 2011/2013

A primeira reunião da diretoria da Acic, sob o comando de Leopoldo Nestor Furlan, em junho de 2011, contou com a presença do secretário de Estado do Esporte, Evandro Roman. O secretário informou sobre novos programas de incentivo à prática em todo o Estado, sobre ações para descobrir e valorizar talentos e também da expectativa do Paraná como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

O presidente do Sicoob Cascavel, Guido Bresolin Júnior, falou durante reunião da Acic sobre as comemorações dos dez anos da cooperativa. Criado pelo Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações da Acic, o Sicoob, agora Sicoob Credi Capital, acumula números que impressionam e fazem dele um dos principais entes do sistema no Paraná.

Ainda na primeira reunião da nova diretoria, tomou posse o então novo presidente do Conselho Superior, Alvaro Largura, e foram entregues os prêmios da 2ª Copa Acic de Futsal.

Diretores da Acic acompanham o prefeito Edgar Bueno em reunião, no bairro Floresta, para a apresentação do projeto da estrutura que abrigará o Instituto Federal do Paraná, que está em obras.

Ronald Peixoto Drabik, representante da Acic, assumiu em junho de 2011 como membro efetivo do Conselho Federal das Cidades, em Brasília.

Fórum de Recursos Humanos e case da Datacooper, eleita como um dos melhores ambientes para trabalhar no Brasil, foram apresentados durante encontro com empresários na associação comercial.

Acic passa a contar com agente de crédito para operacionalizar a Garantioeste, Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná. Por meio de cartas de aval, ela facilita o acesso principalmente de pequenas e médias empresas a linhas de financiamento.

Empresários participaram na Acic de reunião que informou sobre a Penhora on-line.

Nova diretoria da Acic recebe, em julho de 2011, a presença do então recém-empossado presidente da Faciap, Rainer Zielasko. Rainer informa que um dos desafios de sua gestão será fazer com que as associações comerciais assumam a função de agente de desenvolvimento local.

Empresários se manifestam contra a regra da proporcionalidade que, em caso de demissões sem justa causa, o empregado receba segundo o número de anos trabalhado na empresa.

O então secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Marcon, fala sobre as ampliações do programa de coleta seletiva em Cascavel que, além de valorizar materiais que podem ser reciclados, elevará a vida útil do aterro sanitário local.

Sai confirmação de que o Sicoob poderá trabalhar com linhas de crédito para o setor rural. A notícia foi dada pelo presidente do Sicoob Credi Capital, Guido Bresolin Júnior, durante encontro com empresários na Acic.

A associação comercial recebe o secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, que veio a Cascavel para conversar com líderes do segmento madeireiro.

Reunião da Acic abre espaço para o novo comando da Receita Estadual em Cascavel. Meta, com início do governo Beto Richa, é era a de restabelecer o diálogo com todos os setores produtivos estaduais.

A Acic, em atenção a solicitações de associados, busca informações com o Corpo de Bombeiros sobre vistorias. Um dos pedidos é quanto ao diálogo e a mais praticidade no repasse de informações.

Núcleo da Região Norte da Acic apoia movimento pela instalação de hospital público. Por outro lado, empresários do Núcleo da Região Sul trabalham para fortalecer as empresas do Guarujá, Quebec e 14 de Novembro.

Empresários, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recebem o presidente da Compagas, Luciano Pizzatto, que vem a Cascavel falar sobre a interiorização do gás natural, matriz energética limpa, mais barata e eficiente que as convencionais.

Reunião semanal da Acic recebe comando das polícias. Forças do setor e comunidade firmam pacto por mais segurança no município.

Acic participa de campanha pela manutenção de 15 cadeiras na Câmara de Vereadores de Cascavel. Campanha é levada às ruas e apresentada em outdoors.

Associação comercial recebe o deputado Nelson Padovani, que fala sobre mudanças urgentes no Código Penal que, segundo ele, favorece a criminalidade.

Entidade lança cadastro a portadores de deficiência interessados em oportunidades de emprego no mercado de trabalho.

Unioeste é campeã do sexto Concurso Universitário de Oratória, organizado pelo Conselho do Jovem Empreendedor da Acic. Sete instituições de ensino superior participam.

Empresários fazem visita técnica às obras do Aeroporto de Cascavel. Eles são acompanhados pelo prefeito Edgar Bueno.
Acic lança parceria com o Santander. Ela reduz custos com a recepção do cartão de crédito.

Palestra do Conselho Jovem lança mais uma edição do Feirão do Imposto, que informou, no Calçadão, sobre quanto o consumidor paga de impostos nos mais diferentes produtos.
Diretores e colaboradores da Acic participam do Desfile de 7 de Setembro, ação que integra o Movimento pela Valorização da Cidadania, lançado em 2004 pelo então presidente do Conselho Superior, Geny Antonio Lago.

Max Gheringer abre a quarta edição do Conexão Empresarial. O ciclo de palestras de 2011 contou com a presença também de Marcelo Ortega, Itamar Ribeiro e Mario Sérgio Cortella.

Delegado da Receita Federal em Cascavel, Paulo Sérgio Bini, participa de reunião empresarial e informa que quanto mais a sociedade souber sobre impostos e política fiscal, melhor.

Empresários são orientados sobre mudanças no seguro-desemprego. Com o endurecimento das regras, expectativa era de que o trabalho (e não as demissões) fosse mais valorizado.

Núcleo Setorial de Materiais Elétricos da Acic dá destino correto a mais de 80 mil lâmpadas fluorescentes e vira modelo ao Paraná.

Acic recebe diretores da Ecocarataratas que informam que duplicação da BR-277, entre Cascavel e Medianeira, poderia ficar pronta até o ano de 2015.

Campanha de núcleo setorial valoriza empresas estabelecidas na região Sul. Núcleos de Rio do Salto e Juvinópolis reforçam pedidos por obras estruturais no interior.

Proposta do deputado federal Alfredo Kaefer, de redução da carga tributária, repercute e recebe o apoio da associação comercial. Kaefer é convidado e participa de reunião empresarial para informar sobre o teor de matéria.

Empresários são informados sobre obras de reestruturação do Porto Seco, uma das antigas bandeiras da entidade. Presidente da Ferroeste, que à época era Maurício Querino Theodoro, informa sobre intenções da empresa de aumentar o volume de mercadorias transportadas.

Núcleo Setorial da Acic, que estimula o uso da bicicleta, faz reivindicações por ampliação de ciclovias em Cascavel. Núcleo de Foto e Vídeo promove o 1º Cascavel Image Conference.

Atendendo a pedido de núcleo setorial, Sicoob inaugura posto de atendimento na região Sul de Cascavel, a primeira instituição do gênero a lá se instalar.

O Núcleo Setorial de Escolas de Idiomas da Acic e a Cultura Inglesa, de Maringá, abrem inscrições a exames da Universidade de Cambridge.

Parceria da Acic com a Global Soluções estimula o registro de marcas e de patentes.

Acic recebe candidatos a reitor da Unioeste. Paulo Sérgio Wolff, o Cascá, seria eleito pouco depois e participaria de uma das reuniões de quinta-feira da Acic.

Empresários conhecem lei que quer padronizar calçadas em Cascavel. Tema foi apresentado na ocasião pelo então secretário de Planejamento, Ronald Peixoto Drabik.

A Agência Nasser DMP foi eleita vencedora do Prêmio Jovem Empresário de Sucesso 2011, etapa de Cascavel. O concurso foi organizado pelo Conjove-PR, o Conselho do Jovem Empresário do Estado do Paraná, em parceria com o Conselho do Jovem Empreendedor, Sicoob Cascavel e Rodobens.

Movimento entrega documento ao secretário de Estado de Logística e Infraestrutura, Pepe Richa, que analisa contrato de concessão de rodovias.

Governador Beto Richa anuncia retomada de obras da duplicação da BR-277, antiga reivindicação da Acic.

Associação comercial recebe o então recém-empossado presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Ele ressalta importância de investir em educação profissionalizante.

O deputado federal Nelson Padovani e o prefeito Edgar Bueno anunciam na Acic recursos de R$ 6 milhões ao novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Cascavel.

Acic apoia a realização da 32ª Expovel.

Jantar do Dia do Corretor reúne mais de 350 pessoas. Evento foi organizado e com sucesso também em 2012 pelo Núcleo Setorial de Corretores e delegacia regional do Sincor.

O presidente da Coopavel e vice de Agronegócio da Acic, Dilvo Grolli, diz na Expovel que saída para gargalos estruturais está nas parcerias público-privadas. Reunião da Acic, itinerante, ocorreu na sala de administração da Sociedade Rural do Oeste.

Diretores da Acic vão a Brasília e pedem por obras estruturais a Cascavel, como Aeroporto e Trevo Cataratas.

Núcleos multissetoriais das regiões Norte e Sul promovem campanhas de Natal. Comando das polícias define horários especiais de rondas em áreas estratégicas da cidade.

Prefeito Edgar Bueno diz na Acic que Cascavel cresce o dobro da média nacional.

Parceiros intensificam ações para Cascavel chegar aos 200 mil eleitores. Acic é uma das entidades envolvidas no movimento.

Acic é uma das parceiras da Faciap no processo de criação de uma nova base centralizadora de informações de proteção ao crédito, que hoje é sucesso e referência a outras regiões do País.

Presidente Leopoldo Furlan entrega documento ao governador Beto Richa, durante o Show Rural de 2012, cobrando urgência da duplicação do lote 6 da 277. Em março de 2013, Richa atenderia à solicitação com o anúncio da obra, que deverá começar nas próximas semanas.

Com reinauguração do Porto Seco, desafio agora é buscar meios de melhorar o fluxo de cargas na estrutura.

Acic promove a 1ª Semana da Mulher, com palestras e outros eventos.

Reunião da Acic recebe diretores do Rotary Club, a maior ONG do mundo.

Nos 36 anos da Caciopar é lançada a Comenda Hylo Bresolin, ex-presidente da Acic e fundador da coordenadoria.

Então presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Jeferson Nogaroli faz palestra na comemoração dos 52 anos da Acic, em abril de 2012.

Deputado estadual José Lemos traz novidades sobre implantação do Instituto Federal, no bairro Floresta.

Empresários conhecem mais sobre o Reintegra, regime especial de reintegração de valores tributários.

Deputado estadual André Bueno, em conversa com empresários na Acic, defende mudanças e projetos estratégicos da Assembleia Legislativa.

Leopoldo Furlan e José Torres Sobrinho são reeleitos presidente e vice da Acic.

Campanha do Conselho Jovem arrecada número recorde de 6,3 mil livros.

Entidades locais, entre elas a Acic, se unem pela instalação da ala de pró-queimados no Hospital Universitário de Cascavel.

Entidades e Acic renovam parceria do Obra Nota 10 com o Sebrae.

Gerentes de bancos informam, em reunião da Acic, sobre nova política de juros e do desafio de mantê-los baixos.

Parceria Acic/Nutricard repassa R$ 100 mil à Uopeccan.

A então secretária de Desenvolvimento Econômico, Susana Gasparovic Kasprzak, informa sobre prêmio nacional entregue a Cascavel por meio do Empresa Fácil.

Núcleos setoriais de Juvinópolis e de Rio do Salto organizam festas gastronômicas.

Diretores da Acic participam do lançamento do Bom Negócio Paraná, que garante acesso a linhas de crédito com taxas a partir de 0,55% ao mês.

Núcleo Setorial de Bicicletarias promove pedaladas noturnas; o de Consultores Empresariais, o World Café. Já núcleos do Obra Nota 10 realizam treinamentos, palestras e viagens técnicas.

Cooperativismo e Ferroeste são temas de audiência da Assembleia Legislativa do Estado, realizada na Acic.

Empresários são orientados sobre novas regras do Refis e sobre a Substituição Tributária.

Região Norte faz mobilizações para combater a criminalidade. Pouco tempo depois, o Interlagos, em Cascavel, receberia a primeira Unidade Paraná Segura lançada pelo governador Beto Richa em uma cidade do interior.

Festa Junina Solidária de 2012 é sucesso.

Cascavel cria o seu Convention e Visitors Bureau. Lançamento ocorre na Acic.

Empresários conhecem detalhes sobre novo contrato de Cascavel com a Sanepar.

Acic e Nutricard lançam um novo produto, o Nutricard Flex. Associação comercial também oferece seguro de vida em grupo.

Palestra orienta sobre a formação de redes, uma ferramenta de avanços a micros e a pequenas empresas.

Reunião da Acic abre espaço para a apresentação sobre Mercado livre de energia, uma nova opção a empresas dos mais diversos segmentos.

Núcleos setoriais fazem mutirão para recuperar estrutura física do Recanto da Criança.

Conselho Jovem organiza mais uma edição da Mateada do Empreendedor.

Empresários ligados à Acic são informados sobre as vantagens do comércio eletrônico.

Receita alerta empresários sobre a exigência de troca de emissor do cupom fiscal.

Núcleo Setorial de Informática da Acic promove o 1º PGDay Paraná. Resultados surpreendem.

Acic apoia mais uma edição do McDia Feliz, que arrecada fundos para o Uopeccan.

Médico perito do INSS, Dagoberto Pina, informa a empresários, durante reunião da Acic, sobre mudanças e inovações nos serviços do instituto.

O cestinha Oscar Schimidt abre a quinta edição do Conexão empresarial, que recebeu também Dado Schneider, Leila Navarro e o ex-ministro Ozíres Silva.

Acic recebe candidatos a prefeito, que informam sobre propostas do programa de governo.

Adesivaços, desfile e Concurso de Oratória marcam ações durante a Semana da Pátria. Famipar venceu a sétima edição do Concurso.

Acic e entidades garantem apoio adicional à organização da 33ª Expovel.

Acic apoia ações do Cascavel Rosa, campanha inédita para orientação sobre prevenção ao câncer.

Durante Semana da Micro e Pequena Empresas, economista Alfredo Péris diz que aumentar a produtividade e combater o retrabalho são os desafios que elas têm pela frente. Noventa por cento das empresas associadas à Acic são de micro e pequeno portes.

Acic ajuda na organização de um dos jantares da Festa das Colônias, com prato à base de tainha recheada.

Líderes do Oeste, com participação da Acic, têm audiência com diretores da Anac, em Brasília. Na pauta, o Aeroporto Regional.

Acic e Sindilojas firmam parceria que facilita o acesso a exames ocupacionais.

Ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, participa de reunião de diretoria da Acic e diz que PIB agropecuário do Oeste vai crescer quatro vezes nos próximos dez anos.

Lançado na Acic, Tributo à Cidadania estimula meta de destinações de R$ 1 milhão.

Reeleito na primeira eleição em dois turnos da história de Cascavel, Edgar Bueno reassume compromisso na Acic de integrar a comunidade e de trabalhar por novos avanços sociais, econômicos e estruturais a Cascavel.

Empresários recebem o presidente da Ferroeste, João Bresolin Araújo, que informa sobre projetos para valorizar o traçado entre Cascavel e Guarapuava.

Acic participa do 1º Congresso da Caciopar, realizado em novembro de 2012, em Guaíra. Tema foi o Desenvolvimento Territorial do Oeste.

Passeio ciclístico reúne grande número de participantes e sorteia dez bicicletas. Evento foi organizado pelo Núcleo Setorial de Bicicletarias da Acic.

Segurança pública volta às reuniões de quinta da Acic: prevenção ajuda a reduzir 90% das ocorrências, diz comando da Polícia Militar.

Secretária Susana Gasparovic Kasprzak faz balanço de atividades à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico.

Ex-presidente da Acic, Hylo Bresolin, recebe em Curitiba a Ordem do Pinheiro. Ex-diretor, Adão Gasparovic, dá nome a novo núcleo industrial de Cascavel.

Diretores da Acic participam da inauguração das obras do Contorno Oeste, acesso de 17 quilômetros que liga as BRs 163, 277 e 467. Durante 20 anos, essa foi uma das bandeiras empunhadas pela associação comercial.

IFPR forma primeira turma do curso de técnico em informática.

Empresários conhecem regras que mudariam valores do IPTU de 2013, que acabaram revogadas pelo prefeito Edgar Bueno.

Acic traz Corpo de Bombeiros para o repasse de informações detalhadas sobre normas de segurança que devem ser seguidas por ambientes com grande aglomeração de pessoas.

Reunião empresarial recebe novo delegado da 15ª, Alexandre Macorin, que informa que transparência será uma das marcas do seu trabalho. Empresários conhecem mais sobre o boletim eletrônico de acidentes de trânsito.

Diretores da Acic participam da inauguração do Terminal Ferroviário da Cotriguaçu. Na ocasião, Beto Richa autoriza obras de duplicação do Lote 6, entre o trevo Cataratas e a Ferroeste. A solicitação havia sido reforçada pelo presidente Leopoldo Nestor Furlan nos dois anos anteriores, durante o Show Rural Coopavel.

Acic e Unimed promovem palestras sobre Medicina Preventiva. Diretores da Acic conhecem nova estrutura da cooperativa médica, com foco em urgências e emergências.

Reunião empresarial recebe presidente da Câmara e Vereadores. Márcio Pacheco informa sobre mudanças feitas na Casa, que trazem mais economia e transparência ao Legislativo.

Gerente regional da Fiep, Gilberto Bordin, informa sobre projeto Cidades Inovadoras, que pensa a Cascavel de 2030.

Secretário de Indústria e Comércio, Ricardo Barros, faz palestra especial nos 53 anos da Acic. Ele fala sobre proposta de incentivos, do governo estadual, para descentralizar investimentos industriais.

Nova base centralizadora da Faciap, segundo superintendente da Faciap, Márcio Vieira, já reúne 232 cidades no Paraná. Acic é uma das parceiras da novidade.

Comando da 15ª Brigada informa, em reunião da Acic, que Exército injeta R$ 150 milhões por ano em sua região de abrangência.

Diretores do porto privado de Itaipoá, interior de Santa Catarina, mostram durante reunião empresarial da Acic as virtudes de uma estrutura que se transforma em referência nacional na movimentação de contêineres.

Criado o 20º Núcleo Setorial da Acic, que abrange empresas dos setores de óticas, relojoarias e joalherias.

Acic e Rhede Sistemas firmam parceria que traz novas soluções a micro e a pequenas empresas de Cascavel associadas à Acic.

Associação comercial recebe superintendente da Sanepar, Renato Mayer Bueno, que informa sobre melhorias nos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto sanitário.

O deputado federal Nelson Padovani participa de reunião empresarial da Acic para informar sobre emenda, de sua autoria, que propõe alterações no teor da penhora on-line. Como esse recurso opera atualmente, conforme o parlamentar, ele é imoral e confiscatório, trazendo sérios prejuízos às empresas. Do mesmo encontro participou o contador Ronaldo Cesar da Silva, que orientou sobre cuidados que micros e pequenas empresas devem adotar na Substituição Tributária.

Na última reunião empresarial sob o comando do presidente Leopoldo Nestor Furlan, diretores da Sercomentel e Copel fizeram o lançamento de novos produtos (telefonia móvel e internet de banda larga) ao mercado de Cascavel.


Legenda: O então presidente Leopoldo Nestor Furlan faz apresentação das principais ações das gestões 2011/2013

Crédito: Fábio Conterno

Voltar