Notícias


Imagem Notícia

Leila diz que o brasileiro deve adotar nova postura

leilaconexaoUma hora e trinta minutos de um banho de energia positiva. Isso foi o que proporcionou a escritora e motivadora Leila Navarro durante a terceira palestra do Conexão Empresarial 2012, organizado pela Uniacic, a Universidade Corporativa Empresarial. Leila informou sobre mudanças, sobre o novo status do Brasil no mundo e sobre a decisão de cada um de mudar e de ser feliz.
De um jeito descontraído, Leila argumentou que pessoas felizes provocam menos acidentes, tomam decisões mais eficiente e rapidamente, sabem ouvir e ficam menos doentes. “As pessoas nasceram para ser felizes, mas assumir essa decisão e tornar isso um ingrediente de sua vida é uma atitude que cada um, somente ele e no seu interior, pode tomar”. Esse novo mundo, conforme ela, exige inteireza que é a decisão de, em tudo, fazer e dar sempre o seu melhor.
Leila lembrou que o Brasil, como sexta economia do mundo, já passa a ser visto de uma forma diferente principalmente nos países desenvolvidos. “Por isso, é imperativo que o brasileiro assuma uma nova postura, por meio de atitudes nobres e ricas e se afastar cada vez mais da mediocridade e da pobreza”. Rico, conforme a escritora, é aquele que aproveita a oportunidade. É o oposto daquele que reclama de tudo.
Ser bem-sucedido pessoal e profissionalmente é ser feliz, trabalhar com dedicação e orgulho, é ter uma boa rede de relacionamentos, esse o centro da palestra de Leila Navarro no Conexão. Ela alertou que saber e não fazer é o mesmo que não saber e que a influência virtuosa, que inspira e ajuda as pessoas do seu círculo de convivência a melhorar, está no comportamento e nas atitudes.
A maneira ainda mais eficiente de aprender, conforme a escritora, está em fazer. E para justificar esse raciocínio ela empregou um pensamento de Confúcio: “Tudo o que eu escuto, eu esqueço. Tudo o que eu vejo, eu lembro e tudo o que eu faço, eu aprendo”. O mundo, ela acrescentou, é igual para todos, o que muda é o como eu o vejo. “As pessoas precisam cultivar o otimismo, a leveza, a serenidade e estar abertas para sempre para aprender coisas novas”.

Mudança
Como o Brasil que avança em alguns de seus indicadores, nós também precisamos aprender e mudar, enfatizou Leila Navarro, porque a realidade é um reflexo do interior de cada um. O fator monetário é importante no contexto global, mas as grandes vitórias o País ainda precisa enfrentar e vencer. Ela se refere à urgência de crescer no IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, de investir em educação de qualidade e valorizar princípios éticos.
Leila citou que com crescimento e educação, problemas que ainda são crônicos no Brasil vão ser gradual e naturalmente minimizados. Ela citou como exemplo a corrupção, que é um artifício de pessoas pequenas e ainda não suficientemente desenvolvidas. “Gente verdadeiramente rica sabe que o que é dos outros não é seu e que dinheiro público deve ser investido em saúde, educação, segurança e oportunidades a todos”. E não para engordar contas bancárias particulares.

Verdade
Outra mudança que os brasileiros precisam entender e praticar é a de falar a verdade e saber recebê-la com naturalidade, sem se ofender. “Muitas verdades não são ditas ou maquiadas porque o receptor não sabe interpretá-la adequadamente. Não aprendeu a tirar proveito dela e entende, erroneamente, que aquela é uma ação depreciativa”. É o contrário, conforme Leila, a verdade é dita por pessoas que se importam, que querem o crescimento do outro e estão interessadas em ajudar.
Dizer a verdade vem acompanhada da prática do conceito, que é cumprir o prometido e saber aceitar as responsabilidades que essa atitude exige. “Essa postura permite o constante crescimento e enriquecimento pessoal e profissional”, afirmou Leila, para quem acertar, e não errar, é humano. No mundo pós-moderno, o compromisso das pessoas é com o ir além do dever é comprometer-se integralmente com um projeto ou uma causa. E arrematou: “Nada muda, se eu não mudar”.

Legenda

Leila Navarro fez a terceira das quatro palestras do Conexão Empresarial 2012
Voltar