Notícias


Imagem Notícia

Marcos Pontes encerra amanhã o Conexão

marcospontesO astronauta Marcos Pontes estará em Cascavel na quarta-feira para comandar a quarta e última das palestras do ciclo Conexão Empresarial, organizado pela Universidade Corporativa Empresarial. Pontes vai falar sobre Desenvolvimento pessoal a partir das 19 horas, no auditório da Reitoria da Fag. Ainda há convites individuais, a R$ 40, aos interessados em participar. Outras informações pelo telefone 3321-1436.

Marcos Pontes nasceu em Bauru, SP em 11 de março de 1963. Sua história de vida é fonte de inspiração para milhões de jovens no Brasil e no mundo. Oriundo de família humilde, começou a trabalhar aos quatorze anos como eletricista aprendiz da Rede Ferroviária para ajudar no orçamento de casa. Sonhou em ser piloto.
Entrou para a Força Aérea. Serviu a Pátria de forma exemplar nas funções militares específicas da ativa, como piloto de combate, até 1998, quando foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira por concurso público aberto a todos os brasileiros.

A partir de Junho de 1998, Pontes teve que deixar de exercer as funções militares para poder servir o Brasil nas funções de Astronauta, na NASA, em Houston, Texas, no Programa da Estação Espacial Internacional.

Astronauta é uma função civil, e Marcos Pontes permanece como Astronauta da Ativa, até hoje, à disposição da Agência Espacial Brasileira, aguardando escalação para o seu segundo vôo espacial. A segunda missão pode ser definida a qualquer momento, a depender, única e exclusivamente, do desejo e da decisão do Governo Brasileiro.

Em 2005, o astronauta foi convidado a participar como tripulante da Missão Centenário, criada, definida, contratada e gerenciada pela Agência Espacial Brasileira, que é o único órgão responsável do governo brasileiro pela administração de políticas e orçamentos do setor espacial no país.

Os objetivos da Missão eram: para realizar experimentos nacionais em microgravidade, incentivar o crescimento dessa área de pesquisa no Brasil, homenagear o herói Santos Dumont e promover o Programa Espacial Brasileiro. Em março de 2006 Marcos Pontes levou a bandeira do Brasil, pela primeira vez na história do país, em órbita da Terra.

Voltar