Notícias


Imagem Notícia

Palestra reflete questões socioambientais

cargagaloAs questões socioambientais e o que cada um ter a ver e pode fazer por elas. Essa é a síntese de palestra que trouxe a Cascavel a conferencista Carla Galo, que comandou na noite de sexta-feira, na Fag, a segunda das quatro palestras do ciclo Conexão Empresarial, organizado pela Universidade Corporativa Empresarial.
Carla informou que é comum encontrar empresas integradas aos temas socioambientais, só que elas ocorrem mais no marketing do que em ações práticas. “Mais que a imagem é fundamental que a atitude da empresa mude”, afirmou. O primeiro passo nessa direção é transformar o comportamento, que precisa ter como fio-condutor a urgência de melhorar e preservar o planeta.
O mais recente censo demográfico mostra que há 6,5 bilhões no planeta e que dessas 1,2 bilhão de pessoas vivem com apenas R$ 1 por dia. O clima também dá sinais de que, além da má distribuição de renda, a Terra está doente. O número de grandes catástrofes ambientais cresceu da média de 200 para 400 na última década. Somente nos últimos dez anos, 211 milhões de pessoas tiveram algum tipo de perda com a fúria dos elementos.
O problema socioambiental também é sério no Brasil. Dos 5.564 municípios, 3.425 ainda não adotaram a coleta seletiva, que separa o lixo reciclável do orgânico. Sete dos 55,7 milhões de domicílios brasileiros ainda não contam sequer com o trabalho de recolhimento do lixo. Para mudar isso, segundo Carla Galo, é urgente primeiro reciclar as ideias e ter atitudes frente à degradação aos maus tratos da natureza.
“Os brasileiros, ao contrário do que muitos dizem, não são reféns da violência, e sim dos efeitos provocados pelas desigualdades sociais”. Carla utilizou uma frase de Gandhi para motivar ações ambientalmente conscientizadoras: “Seja a transformação que você deseja para o mundo”. A conferencista listou os passos para um planeta melhor: sustentabilidade, consciência ambiental, solidariedade, formação de redes solidárias, voluntariado e consumo consciente.
A palestrante também informou sobre a política dos quatro R´s: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. E encerrou com uma frase de Albert Einstein: “Insanidade é fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.

Voltar