Notícias


Imagem Notícia

Kühne: Emoção é chave para comprometimento

Sentir e procurar compreender o significado de cada emoção é uma característica peculiar ao homem. A instantaneidade, principal marca de um mundo high tech, afasta as pessoas de uma virtude que compõem a sua essência. Esse é um dos maiores desafios para aliar o sucesso profissional a uma vida amorosa e espiritualmente equilibrada. O amor é a melhor estratégia para compreender um contexto tão dinâmico e de tanta competição no mundo dos negócios, disse o consultor Márcio Kühne durante a terceira palestra do Conexão Empresarial, na noite de terça-feira, 16. A essência nas relações, capítulo tão debatido em conferências sobre vendas, atendimento e marketing, surge e mostra todo seu vigor quando se faz pelo outro. “É o procurar a felicidade no outro”, informou Kühne, sugerindo que cada um procure menos concentrar-se exclusivamente nos seus desejos e necessidades. A dica é o compartilhar, o aprender a dividir para fazer com que cada conquista possa ser ainda mais festejada e útil. Um impasse comum nas empresas, de todos os portes e ramos, é conseguir manter a qualidade do atendimento imune aos efeitos do tempo. A melhor dica, conforme Kühne, está em fazer sempre com qualidade, aliar a busca do diferente e mostrar-se um apaixonado pelo que faz. “Essa regra vale para todas as situações da vida pessoal e do dia-a-dia corporativo”, observou o consultor. Atender à mudança, um curso natural da vida, pode colaborar para manter a qualidade nos serviços. Prestar atenção nos detalhes é imprescindível para alcançar o resultado que se quer e espera em qualquer projeto. O poder do movimento é tão absurdo na atualidade que o conhecimento da humanidade multiplica-se a cada 80 dias. A origem dos problemas Estudos comprovam que 70% dos problemas têm o comportamento como origem. Apenas 30% deles têm conexão com questões técnicas e conceituais. “Contrata-se um profissional pelo currículo e se demite pelo jeito de ser, pelas atitudes comportamentais”. Aprender a lidar com a complexidade da sensibilidade humana pode ser um bom remédio para evitar confusões, constrangimentos e situações difíceis. Algumas coisas devem apenas ser pensadas e jamais ditas, ressaltou Kühne. É cada vez mais valorizado o talento de entender de gente, porque todos são movidos por emoção e é esse fator, tão íntimo em cada um, que decide uma escolha em praticamente a totalidade das vezes. O profissional de um mundo tão plural e mutante não pode perder o fascínio pelas coisas. Afeto, carinho e amor são os produtos mais em falta atualmente no Brasil, conforme o consultor. “Infelizmente, estamos perdendo um bem precioso e que durante séculos nos diferenciou no mundo, a nossa latinidade – a forma calorosa e alegre de ser e agir”, lamentou Kühne. Mas o primeiro passo para retroceder está em entender e enfrentar o problema com maturidade. O conferencista disse a uma platéia de cerca de 650 pessoas que quando as pessoas derem ao relacionamento humano a ênfase que dão às novas tecnologias e pesquisas diversas, a humanidade fará avanços gigantescos. Há quatro pontos que podem melhorar os resultados do profissional e da empresa. São eles: adotar o amor em tudo o que precisa e deve ser feito, procurar fazer a diferença, empregar o bom humor como um facilitador nas relações interpessoais e priorizar bons referenciais. “Um está associado ao outro e esse conjunto, afinado, cria um efeito vencedor”. A certeza da mudança Estudos indicam que 60% dos profissionais cumprem o que foi acordado. Dez por cento deles não fazem nem isso, 20% desenvolvem mais que o combinado e apenas 10% surpreendem e executam muito mais do que foi combinado. “Esses são especiais e devem ser imensamente valorizados pela empresa”, receitou Kühne. A única certeza nos mundo dos negócios é que tudo vai mudar.
Voltar