Notícias


Imagem Notícia

Núcleos Empreender: Nova governança da Acic é apresentada a coordenadores e vices

Todos os 27 núcleos do Programa Empreender da Acic foram representados em um encontro na noite de segunda-feira, na associação comercial. Coordenadores e vices estiveram reunidos com o presidente Edson José de Vasconcelos, com os diretores de Núcleos Setoriais e Multissetoriais, Carlos Roberto Alves e Rosemeri Petzold, e com coordenadora de núcleos Dulce Cândida Ragazzon, além dos consultores.

Edson informou sobre mudanças no processo de governança na entidade, que busca reorganizar e dar mais dinâmica e eficiência à entidade para que a missão dela seja rigorosamente observada e para que os resultados sejam ainda melhores. Um dos caminhos para tornar a Acic, que o presidente considera uma das melhores entidades empresariais do Brasil, ainda mais eficiente está em aprimorar a interface em todos os setores ligados ao cotidiano da associação. “Vamos aprimorar a integração e indicar os caminhos para que as demandas e as expectativas possam ser atendidas com mais assertividade e resolutividade”.

Hoje, a Acic se move como se fosse uma estrutura única, uma espécie de pirâmide e que tem o presidente no topo e todos os demais em uma base enorme e homogênea. Todas as demandas acabam dirigidas ao presidente porque não se entende corretamente a função e as atribuições de cada um e de cada setor no processo organizacional da entidade. Há excesso de sombreamento, conforme Edson, e o desafio é fazer com que cada solicitação siga o percurso certo. “Agindo assim, a casa estará preparada para dar as respostas que os empresários querem e merecem ter”.

Com um novo modelo de governança, a Acic agirá de forma mais organizada e suas missões ficarão devidamente claras. Os produtos e serviços oferecidos pelo Departamento Comercial, disse o presidente, têm por função melhorar a performance das empresas e os treinamentos, cursos e eventos organizados pela Uniacic (Universidade Corporativa Empresarial) precisam estar atentos às reais necessidades de informação, aprendizado e aperfeiçoamento das pessoas que são a razão de a entidade existir. Edson falou também do sistema associativista, que sai da base, a associação comercial no município, e então vai para a Faciap, que representa 295 Aces no Paraná, e dessa em direção à CACB, confederação que representa federações estaduais e 2,3 mil associações de todo o País.

Para melhorar os resultados da casa, segundo Edson, é fundamental que todos que dela fazem parte conheçam mais profundamente e de maneira objetiva como ela funciona. “Diante de tudo o que a Acic conquistou e das enormes contribuições que há quase 60 anos ela oferece às empresas, a Cascavel e à região, todos temos que nos orgulhar de participar dela. E os núcleos têm papel decisivo nesse processo”, conforme o presidente. Além de melhorar a conexão entre os mais diversos componentes da associação comercial, há novidades em andamento, como a estruturação de uma aceleradora tecnológica e da implantação de câmaras técnicas, voltadas à reflexão, a deliberações e a definições de ações práticas.

As câmaras tributária e de ação social já estão constituídas. E as duas têm demandas enormes, que precisam ser adequadamente trabalhadas. “Por meio delas, além de questões pontuais, poderemos elaborar planejamentos longos para áreas estratégicas”, segundo Edson José de Vasconcelos. A Acic tem por papel também ajudar a transformar o ambiente de desenvolvimento, ter propostas de políticas de crescimento e fortalecimento dos mais diversos setores produtivos. “E, para tanto, é fundamental criar ambientes favoráveis ao estabelecimento desses debates”. O diretor de Núcleos Setoriais, Carlos Roberto Alves, considera elementar a oferta de cursos a empresários de olho na formação de líderes e empreendedores ainda mais preparados.

Já a diretora de Núcleos Multissetoriais, Rosemeri Petzold, lembrou que a Acic conta com vários representantes na Caciopar e na Faciap e que, de forma articulada, trabalham com inúmeras demandas sempre com a intenção de garantir avanços aos segmentos produtivos. As mudanças são entendidas por Rose como importantes para dar mais respostas ao tempo que nucleados, diretores e associados investem na associação comercial. “Estamos em um processo de constante evolução”. A coordenadora de núcleos, Dulce Cândida Ragazzon, reforçou a missão do Empreender de fortalecer redes de contatos, novas parcerias e negócios. Uma pesquisa de satisfação passa a ser empregada para monitorar resultados e possibilidades de melhorias.

Empreender

Por meio do Empreender, parceria com o Sebrae e a Faciap, empresas de um mesmo ramo ou região geográfica têm a chance de dialogar, de definir estratégias e de promover o crescimento conjunto de setores inteiros. A Acic foi a primeira associação comercial no Estado a aderir ao Empreender, em 1998. Na época, devido à proposta de colocar em torno da mesma mesa empresários de um mesmo segmento, a metodologia gerava mais dúvidas do que certezas. Mas aos poucos, com base em resultados expressivos na Europa e em Santa Catarina, primeiro estado brasileiro a empregar o conceito, os nucleados compreenderam a proposta e o alcance da ferramenta que têm em mãos. E os resultados são muito bons.

Legenda

O presidente Edson José de Vasconcelos informa sobre aspectos de novo modelo de governança em implantação

Crédito: Assessoria

Voltar