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Dicas simples para vender mais e melhor

 

Empresários e colaboradores que participaram do lançamento oficial da campanha de Natal e do Conexão Empresarial, quinta à noite, na Acic, tiveram palestra gratuita sobre O que fazer para vender mais. O assunto foi apresentado pelo consultor Robson Dutra. "Vou falar de coisas simples, que vocês já conhecem, mas que, no entanto, poucos colocam em prática. Se todos partirem para ação do que sabem, promoverão verdadeiras transformações em seus negócios e em suas vidas", afirmou Robson.

Com anos de experiência, Robson entendeu que as pessoas e as empresas costumam errar nas coisas mais simples. E, por isso, mesmo custam muito caro. "O conhecimento é estático, por isso aquilo que se ouve em algum momento já foi dito ou feito. O importante está em aplicar o que se aprende". O primeiro passo para o sucesso é saber no que é bom, o que gosta de fazer e como colocar a atividade em prática. Para tanto, a busca por informação e saberes, de forma contínua, é fundamental, disse Robson, que lamentou o fato de que 70% dos brasileiros jamais leram um único livro na vida.

Robson teve inúmeras experiências com vendas antes de se descobrir como palestrante. Ele vendeu de coxinhas a carros importados zero quilômetro. Neto de um avô linha dura, aprendeu cedo a dar valor à educação, ao trabalho e a definir metas para a vida. "Em tudo o que fazemos, deixamos uma assinatura. Como você é conhecido e lembrado", perguntou o consultor. Ele citou dois números preocupantes: 80% das empresas brasileiras fecham em cinco anos e 90% delas estarão com as atividades encerradas antes de completarem dez anos.

Passos

Quem esteve na Acic e participou da palestra conheceu passos de um breve esquema organizacional que, segundo Robson Dutra, pode levar à superação de falhas e agregar bons resultados na vida e na empresa. O primeiro é ter afinidade com o que faz, saber valorizar e potencializar seus pontos fortes. "É preciso gostar daquilo que se faz, porque senão não haverá concorrência com aquele que, na mesma função ou atividade, gosta do que faz mais do que você". A preparação está associada a conhecer para bem vender. É preciso conhecer e entender do produto, o que ele faz e seus diferenciais e então oferecer a melhor opção ao cliente.

A gestão na empresa precisa ser participativa e democrática, permitindo que todos somem e compartilhem talentos em favor de resultados e crescimento. O bom líder, segundo Robson, é aquele que sabe contratar, treinar e demitir. Se ele executar bem as duas primeiras, raramente precisará colocar em prática a terceira. As empresas, seus diretores e colaboradores, devem atender bem e encantar, ser simpáticos, solícitos e estar sempre prontos para ajudar. O foco, afirmou o consultor, deve ser sempre o cliente. Como última dica, Robson Dutra afirmou que um método eficiente e necessário se resume a avaliar, testar e inovar sempre. "Crie suas oportunidades e não espere por elas", orientou.

Legenda: O consultor Robson Dutra repassou informações úteis para o dia a dia das empresas

Crédito: Assessoria

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