Notícias


Imagem Notícia

Cooperativismo integra mais de um bilhão de pessoas no mundo

robertonoconexao siteA Revolução Industrial, ao contrário do que muitos pensam, provocou conflitos devastadores em seus anos iniciais na Inglaterra e depois em outros países da Europa. Do dia para a noite, negócios de fundo de quintal foram inviabilizados pela lógica da produção em grande escala. A necessidade de ter um ofício e renda estimulou, por parte dos excluídos, a busca de saídas para que pudessem se manter ativos no mercado. Essa é a célula criadora do cooperativismo, que nasce com 28 tecelões no bairro de Rochdale, em Manchester.
Poucos poderiam imaginar que dali sairia uma das mais brilhantes invenções humanas e que na atualidade integra mais de um bilhão de pessoas no mundo, disse durante a última das quatro palestras do Conexão Empresarial 2013, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. O projeto nasceu e cresceu como uma espécie de terceira via entre o comunismo e o capitalismo e hoje alcança o status de ponte entre o mercado e a felicidade, conforme definiu o conferencista.
"A participação das cooperativas, dos mais variados segmentos e tamanhos, transcendeu fronteiras. Ela é instrumento de integração com a comunidade e com o desenvolvimento social e econômico", afirmou Roberto Rodrigues. O segredo do sucesso está em ser uma doutrina inclusiva e por assumir a condição de ferramenta de paz e de democracia. "O modelo corrige o social a partir do econômico e é perfeito aos países emergentes, como o Brasil, que precisam praticar o idealismo e a solidariedade". Mas para que uma cooperativa dê certo, alertou, é indispensável a conjugação de alguns fatores, como de ser necessária, ter viabilidade econômica e de a comunidade manifestar espírito associativista.

Agronegócio
O ex-ministro mostrou também, durante sua exposição, as razões que fazem dele uma das maiores autoridades mundiais em agronegócio. Rodrigues apresentou dados, informações e interpretações que mostram os motivos do sucesso e da contínua expansão do agronegócio, principalmente do brasileiro, considerado um dos mais eficientes e dinâmicos do mundo.  No Brasil, ele responde por um quarto do PIB, por um terço dos empregos e das exportações. A área dedicada ao cultivo de grãos aumentou 40% de 1990 a 2012, a produtividade expandiu 128% e a produção cresceu 220%.
O Brasil foi o país do mundo que fez a maior revolução tecnológica na agricultura em tão pouco tempo. "Alcançamos a economia de 68 milhões de hectares e isso é sustentabilidade", afirmou Roberto Rodrigues. O avanço também ocorre no setor de carnes. Na área de bovinos, a evolução foi de 88%, na de suínos de 238% e na de frangos de 458%. E tudo isso em apenas duas décadas. O agronegócio é o único setor que continuamente melhora sua posição no ranking da balança comercial, ao contrário de outros. Em 2002, o volume de exportações da cadeia produtiva que tem base em atividades rurais foi de US$ 25 bilhões e em 2012 chegou a US$ 96 bilhões.
Há mudanças também no cenário de parceiros do Brasil nesses 20 anos. A participação dos Estados Unidos e da União Europeia nas exportadores brasileiras era, há dez anos, de 55% e agora está em 30%. No entanto, cresceu a de outros países, principalmente da China que saltou de 5,5% para 19%. "Os emergentes estão comprando mais porque é lá que está o maior avanço em população e renda", conforme Roberto Rodrigues. Ele deu outro dado: 87% da futura população mundial nascerá nos países em desenvolvimento.
Diante de um cenário de nove bilhões de pessoas até 2050, o mundo precisará ampliar a sua produção de alimentos em pelo menos 50% e o Brasil é aquele que reúne as melhores condições para atender a essa necessidade, com crescimento previsto para o período em 40%. Os estoques mundiais de alimentos eram suficientes, no ano de 2000, para atender a demanda da população para 107 dias e agora responde apenas por 50. O impulso na produção de comida é uma questão de segurança alimentar e disponibilidade de alimento é condição fundamental para a paz, observou o ex-ministro.
Há um outro aspecto que conspira a fator do Brasil no contexto. Aqui, 44,1% da energia gerada é renovável, enquanto que nos desenvolvidos é de apenas 7%. "Diferente do que ocorre nas nações do primeiro mundo, temos jovens que buscam especialização e focam o campo como oportunidade de emprego". O Brasil tem disponíveis 851 milhões de hectares de terra, mas apenas 8,5% disso, ou 72 milhões são agricultáveis. Aqui há 61% do território com matas nativas, enquanto que na Europa o índice é de apenas 1%.
"No entanto, também temos nossos conflitos a resolver. Dos 85,7 milhões de hectares que ainda poderiam ser cultivados, 70 milhões estão envolvidos em questões ligadas a indígenas, quilombolas e outros. Por tanto, sobram 15 milhões para cultivos, mas em compensação contamos com as melhores tecnologias do mundo para plantios em áreas tropicais", segundo o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.
A importância do agronegócio pode ser medida por outra informação: a metade dos dez principais problemas do mundo terá, em 50 anos, solução a partir do campo. São eles: energia, água, alimentos, meio ambiente e combate à pobreza. Rodrigues citou como desafio nacional vencer gargalos que limitam e tornam cara a produção de commodities, como problemas com armazenamento, rodovias, ferrovias e portos, além de políticas de crédito rural, de questões institucionais e da urgência de maior valorização a centros de pesquisa.
O Brasil precisa também de acordos bilaterais e regionais. "Não temos nenhum, enquanto que o México conta com 60". Por que isso é importante, perguntou Roberto Rodrigues, que deu a resposta em seguida: 40% do comércio de alimentos no mundo já ocorre a partir dessas parcerias. No fim, o ex-ministro fez uma correção histórica: "Pero Vaz de Caminha relatou à coroa portuguesa que, no Brasil, em se plantando tudo dá. Não é verdade, porque apenas 7% do território tem terra boa, no resto é o trabalho dedicado do agricultor e as tecnologias que tornam o solo exemplarmente produtivo".

Legenda: O ex-ministro Roberto Rodrigues é considerado um dos maiores conhecedores da agropecuária brasileira

Crédito: César Machado/Vale Press

Voltar