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Humor ajuda a fixar dicas para vender mais

gustavobecker siteO bom humor e a representação de cenas que ocorrem no cotidiano das empresas são os ingredientes que Gustavo Becker emprega na tentativa de fazer diferente no processo de orientar sobre vendas. Essa foi a fórmula que Gustavo empregou, na noite de quinta-feira no Teatro Emir Sfair, durante a palestra de lançamento do Conexão Empresarial 2013. Ela foi promovida em parceria com o Sebrae e Programa Empreender, que dá suporte aos núcleos setoriais da Acic.
O tema apresentado por Gustavo foi Seis maneiras incríveis de vender mais e melhor. Mais de 800 pessoas ouviram o conferencista informar sobre os problemas que a burocracia cria no atendimento e nas vendas. Em uma época de informação instantânea e busca rápida de soluções, a demora e a criação de obstáculos que poderiam não existir atrapalha o processo de vendas e gera reclamações. O aspecto bom da reclamação, conforme ele, é que esse consumidor tem interesse em continuar cliente daquela empresa.
Um dado mostra a importância de atualizar e de tornar o atendimento e o processo de venda facilitado. Quem não gostou de alguma coisa vai espalhar a informação para 12 pessoas, enquanto que quem aprovou, repetirá o procedimento para apenas quatro. O sorriso é uma ferramenta importante no processo de vender, conforme Gustavo. No entanto, ela é empregada timidamente: 60% não sorriem e 35% são indiferentes. Apenas 5% costumam utilizar o sorriso para abrir portas e facilitar uma negociação. "Quem sorri, jamais será pobre", garantiu.
Uma dica preciosa, conforme o palestrante, é combater o vendedor monossilábico, aquele que só responde o estritamente necessário. Exemplo: Tem camisa de seda azul escura? E ele responde apenas um sonoro tem. Gustavo também informou sobre o que o cliente compra, que são essencialmente os benefícios que o produto oferece. Afirmou também que 80% das vendas da empresa são feitas por apenas 20% dos vendedores e esses precisam ser valorizados. A arte de vender, prosseguiu, está associada a mostrar, provocar desejo e necessidade e estimular a decisão da compra.
Outra regra importante, disse Gustavo Becker, é estar atento aos sinais que o corpo emite. A expressão corporal representa 55% de uma mensagem, o tom de voz 38% e as palavras, apenas 7%. Os empresários e colaboradores presentes à palestra stand up também foram informados que todos, independentemente da função e do cargo, são vendedores. Por isso, afirmou, essa é uma prática que precisa ser continuamente aperfeiçoada.

Legenda: Gustavo Becker, que comandou a palestra stand up da noite de quinta-feira

Crédito: César Machado/Vale Press

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