Escritório inspira municípios da região

Sexta, 02 Agosto 2019 21:44

O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, recebeu nesta semana um grupo de agentes de desenvolvimento de 20 municípios da região que estão participando de uma capacitação em programas voltados a pequenos negócios, micro e pequenas empresas.
O grupo recebeu informações sobre o funcionamento do Escritório de Compras Públicas de Cascavel (funciona na Acic), bem como do sistema de transmissão ao vivo de todas as licitações feitas pela internet que garante transparência nos contratos e os resultados práticos desta modalidade.
"Com a adoção desse sistema, 54% das empresas que participam das licitações são locais, o que significa que os recursos permanecem aqui e não mais em outros municípios e outros Estados como acontecia antes, quando a maioria das empresas que participavam e venciam as licitações eram de fora de Cascavel", destacou Zorek. O secretário disse que o grupo veio conhecer novos 'cases' de compras públicas adotados pela Prefeitura de Cascavel que estão "voltados ao desenvolvimento de empresas locais para reter os recursos no próprio município".
O foco da visita técnica foi conhecer mais sobre o desenvolvimento dos processos porque muitas vezes encontram muitas barreiras em seus municípios que já foram superadas e ultrapassadas por municípios como Cascavel, que tem uma complexidade maior. "Se é possível fazer em municípios mais complexos, é possível adotar esta prática nos municípios menores e é isso que a gente quer, disseminar estas boas práticas", disse o consultor do Sebrae Adir Mattioni, que acompanhou o grupo na reunião.