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Empresário, você em algum momento já parou para pensar sobre a possibilidade de expandir os seus negócios para fora do país? Sim, eu sei, falando assim assusta, parece um passo muito à frente da sua realidade e até inatingível, não é mesmo? Mas, deixa eu te contar uma coisa: exportar para o mercado externo pode ser mais fácil do que você imagina.

Para começar, engana-se quem pensa que o processo de exportação é uma realidade exclusiva das grandes organizações. Segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, só nos últimos anos mais de 8 mil micros e pequenas empresas do Brasil, buscaram o mercado externo como meio de expandir o seu negócio.

Entre alguns dos fatores determinantes para a conquista desse resultado, está a taxação de impostos, que indiscutivelmente é menor que a trabalhada pelo Brasil, a aceitação das mercadorias exportadas e a satisfação profissional por parte desses empreendedores que romperam barreiras e chegaram onde grande parte das empresas não se propuseram a chegar.

Cenário econômico em 2020

Agora falando em números, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre os meses de janeiro a outubro de 2020, o país exportou um total de US$ 174,1 bilhões, montante este distribuído entre os países:

-China

Com 33,6% de participação - US$ 58,4 bilhões;

-Estados Unidos

 Com 9,84% de participação - US$ 17,1 bilhões;

-Argentina

Com 3,88% de participação - US$ 6,7 bilhões;

-Holanda

Com 3,68% de participação - US$ 6,4 bilhões;

-Espanha

Com 2,1% de participação - US$ 3,7 bilhões.

Por que exportar os meus produtos para fora do país?

O Brasil é hoje muito bem avaliado pelos compradores do exterior nas questões ambientais e sociais. A empresa conseguindo demonstrar que respeita estes pontos e que trabalha de forma ética será valorizada frente aos seus concorrentes de outros países. O nosso país está repleto de excelentes produtos e serviços, basta internacionalizá-los. Exportar é tornar a empresa mais eficiente, mais comprometida e mais valorizada também no mercado interno. 

Qualquer empresa pode exportar?

Empresas de todos os portes e segmentos são potenciais exportadoras, desde que, realizem a internacionalização de seus produtos/serviços atendendo as normas dos países importadores. 

Parece complicado e dispendioso, mas não é! Com o mundo acessível pela tela do celular, os produtos e serviços já devem ser pensados com foco no mercado global. 

Quais documentos são necessários para iniciar as atividades da minha empresa no mercado externo?

 Varia muito pelo produto e tipo de embarque necessário. Os básicos emitidos pelas empresas são: 

- Nota Fiscal Eletrônica;

- Invoice e o Packing List;

- Pela empresa de transporte o Conhecimento de Embarque e pelo ACIC/IPPEX o Certificado de Origem. 

Muitas operações, principalmente de alimentos, precisam de declarações de sanidade, outros certificados como o de Orgânicos ou de Qualidade. 

O importante é no momento da negociação, deixar claro para o importador quais serão necessários, pois é muito difícil conseguir documentos após o embarque realizado.

A não apresentação desses ou de outros documentos, poderá trazer prejuízos e custos indesejados à operação.  

Certificado de Origem: Garantia e Segurança

Mais do que exigência, o Certificado de Origem é um benefício para as suas negociações.

Ele atesta a origem da mercadoria exportada e garante ao importador reduções tarifárias previstas em acordos comerciais, bi ou multilateralmente, realizados entre outros países e o Brasil.

O documento exigido pelo Mercosul e também pela ALADI- Associação Americana de Integração, contém a descrição da mercadoria e comprova que o produto segue os requisitos de origem requeridos para o comércio internacional.

 

No que implicaria a falta do Certificado de Origem no momento da exportação?

A não apresentação do Certificado de Origem no seu destino, pode ocasionar atrasos nas liberações das importações e custos adicionais de impostos e taxas ao importador. 

Em busca de uma certificadora?

A ACIC ( Associação Comercial e Industrial de Cascavel), mantém convênio com a FACIAP ( Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), e oferece a validação do Certificado de Origem.

Por meio de uma equipe capacitada realiza as validações, conferências, carimbo e assinatura durante o atendimento, possibilitando agilidade e segurança durante todo o processo de exportação da empresa.

Por que contratar pela ACIC?

- Facilidade na emissão;

- Validação em tempo real;

- Valor diferenciado para associados. Além disso, o custo do certificado pode ser pago juntamente com a mensalidade.

Esteja atendo às oportunidades

Chegamos ao fim de mais um conteúdo do ACIC BLOG, mas com a certeza de que hoje você deixa o nosso canal com uma outra visão sobre o mercado externo. Viu só, como levar a sua marca para fora do país não é o “bicho de 7 cabeças” que descrevem por aí?! 

E se você gostou da nossa conversa e está pensando em dar os primeiros passos em solos estrangeiros, aí vão duas dicas importantes:

 Pesquise muito a concorrência e os produtos que já estão no mercado, tanto interno quanto externo;

 Antecipe tendências e lance produtos a níveis globais, afinal, o mundo está ao alcance das nossas mãos;

 E mais importante, conte com a ACIC neste processo desafiador e de inúmeras novas possibilidades para o futuro da sua empresa. 

Afinal, estamos Juntos com você...

Sejam em negócios próximos, ou, a quilômetros de distância!

 

Participação neste artigo

Heroldo Secco Junior

Consultor em Comércio Exterior, Empresário, Analista de Sistemas, Advogado especializado em Comércio Exterior e Compliance, Inventor.

24/01/2023 - Viviane Durante