Cenário
econômico em 2020
Agora
falando em números, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e
Serviços, entre os meses de janeiro a outubro de
2020, o país exportou um total de US$ 174,1 bilhões, montante
este distribuído entre os países:
-China
Com 33,6%
de participação - US$ 58,4 bilhões;
-Estados
Unidos
Com
9,84% de participação - US$ 17,1 bilhões;
-Argentina
Com 3,88%
de participação - US$ 6,7 bilhões;
-Holanda
Com 3,68%
de participação - US$ 6,4 bilhões;
-Espanha
Com 2,1% de
participação - US$ 3,7 bilhões.
Por que
exportar os meus produtos para fora do país?
O Brasil é
hoje muito bem avaliado pelos compradores do exterior nas questões ambientais e
sociais. A empresa conseguindo demonstrar que respeita estes pontos e que
trabalha de forma ética será valorizada frente aos seus concorrentes de outros
países. O nosso país está repleto de excelentes produtos e serviços, basta
internacionalizá-los. Exportar é tornar a empresa mais eficiente, mais
comprometida e mais valorizada também no mercado interno.
Qualquer empresa
pode exportar?
Empresas de
todos os portes e segmentos são potenciais exportadoras, desde que, realizem a
internacionalização de seus produtos/serviços atendendo as normas dos países
importadores.
Parece
complicado e dispendioso, mas não é! Com o mundo acessível pela tela do
celular, os produtos e serviços já devem ser pensados com foco no mercado
global.
Quais
documentos são necessários para iniciar as atividades da minha empresa no
mercado externo?
Varia
muito pelo produto e tipo de embarque necessário. Os básicos emitidos pelas
empresas são:
- Nota
Fiscal Eletrônica;
- Invoice e
o Packing List;
- Pela
empresa de transporte o Conhecimento de Embarque e pelo ACIC/IPPEX o
Certificado de Origem.
Muitas
operações, principalmente de alimentos, precisam de declarações de sanidade,
outros certificados como o de Orgânicos ou de Qualidade.
O
importante é no momento da negociação, deixar claro para o importador quais
serão necessários, pois é muito difícil conseguir documentos após o embarque
realizado.
A não
apresentação desses ou de outros documentos, poderá trazer prejuízos e custos
indesejados à operação.
Certificado
de Origem: Garantia e Segurança
Mais do que
exigência, o Certificado
de Origem é um benefício para as suas negociações.
Ele atesta
a origem da mercadoria exportada e garante ao importador reduções tarifárias
previstas em acordos comerciais, bi ou multilateralmente, realizados entre
outros países e o Brasil.
O documento
exigido pelo Mercosul e também pela ALADI- Associação Americana de Integração,
contém a descrição da mercadoria e comprova que o produto segue os requisitos
de origem requeridos para o comércio internacional.
No que
implicaria a falta do Certificado de Origem no momento da exportação?
A não
apresentação do Certificado de Origem no seu destino, pode ocasionar atrasos
nas liberações das importações e custos adicionais de impostos e taxas ao
importador.
Em busca de
uma certificadora?
A ACIC (
Associação Comercial e Industrial de Cascavel), mantém convênio com a FACIAP (
Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), e
oferece a validação do Certificado de Origem.
Por meio de
uma equipe capacitada realiza as validações, conferências, carimbo e assinatura
durante o atendimento, possibilitando agilidade e segurança durante todo o
processo de exportação da empresa.
Por que
contratar pela ACIC?
-
Facilidade na emissão;
- Validação
em tempo real;
- Valor
diferenciado para associados. Além disso, o custo do certificado pode ser pago
juntamente com a mensalidade.
Esteja
atendo às oportunidades
Chegamos ao
fim de mais um conteúdo do ACIC BLOG, mas com a certeza de que
hoje você deixa o nosso canal com uma outra visão sobre o mercado externo. Viu
só, como levar a sua marca para fora do país não é o “bicho de 7 cabeças” que
descrevem por aí?!
E se você
gostou da nossa conversa e está pensando em dar os primeiros passos em solos
estrangeiros, aí vão duas dicas importantes:
1° Pesquise
muito a concorrência e os produtos que já estão no mercado, tanto interno
quanto externo;
2° Antecipe
tendências e lance produtos a níveis globais, afinal, o mundo está ao alcance
das nossas mãos;
3° E
mais importante, conte com a ACIC neste processo desafiador e
de inúmeras novas possibilidades para o futuro da sua empresa.
Afinal,
estamos Juntos com você...
Sejam em
negócios próximos, ou, a quilômetros de distância!
Participação neste
artigo
Heroldo Secco Junior
Consultor em Comércio
Exterior, Empresário, Analista de Sistemas, Advogado especializado em Comércio
Exterior e Compliance, Inventor.