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Conquistar a preferência do mercado tem se tornado um desafio constante na vida da maioria dos empresários, afinal, o cliente (conhecedor do seu papel de protagonismo) neste cenário, é exigente e criterioso quando o assunto é investir em um novo produto ou serviço.

Em virtude disso, a concorrência passa a ser acirrada, demonstrando que para sobreviver no mundo dos negócios, é necessário muito mais do que um bom produto ou serviço, é preciso se destacar, mostrar o seu “algo a mais” - ter um diferencial!

E, uma boa maneira de se conseguir isso, é por meio da oferta de bons preços aliados a condições facilitadas nas formas de pagamentos. O parcelamento por meio dos cartões de crédito, por exemplo, é uma excelente alternativa e tem ganhado a preferência do consumidor.

Mas e para o empresário, seria essa a melhor escolha?!

A resposta é: depende!

Depende de uma série de fatores, pois, mesmo que esse processo em um primeiro momento pareça fácil ( afinal, se tornou simples ter em mãos uma maquineta de cartão de crédito), é importante destacarmos que por trás das facilidades que esse serviço oferta,  há uma série de cuidados e informações que os empresários devem esclarecer antes de passar a oferecer o serviço em seu negócio.  Ter esse cuidado pode refletir positivamente em suas vendas e nos resultados de uma empresa, como um todo.

Vamos conhecer que cuidados são esses?

Vamos lá...

Conciliação de cartões, vendas, de recebimentos e bancária – o que é cada uma delas e por que devo fazer?

A conciliação de cartões é a conferência das informações de vendas de cartões de débito e crédito, ela tem o objetivo de conferir se a transação foi paga pela adquirente (Ex: Stone, Cielo, Rede) da forma correta, respeitando valores e taxas acordadas. Esse processo leva em consideração outros três:

- Conciliação de vendas: É o processo onde são conferidas todas as vendas registradas, quantidade de vendas efetuadas, canceladas e valores confirmados pelas adquirentes. Verificando se não houve estornos, duplicidades, entre outras possibilidades.

- Conciliação de recebimentos: Depois de conferir as vendas, verifica se o que foi recebido está de acordo com o valor de cada transação. Com base no extrato de pagamento da operadora é feita a conferencia de contas, taxas, descontos e repasses realizados.

- Conciliação bancaria: Esse processo confere se existem diferenças nos valores de entrada na conta bancaria com o registro das operadoras. Assim como nos demais processos o objetivo é verificar se não há inconsistências que devam ser corrigidas para garantir o controle financeiro.

Cuidados na hora da conciliação

O principal cuidado que deve ser tomado é ter segurança na integridade dos dados, por se tratar de grandes volumes de transações e valores, há o risco de alguns pontos fugirem do controle financeiro. Também é necessário verificar se as taxas e tarifas estão sendo cobradas corretamente, quando uma empresa não consegue ter visão sobre as tarifas que estão sendo praticadas e se não há um controle sobre o que está sendo cobrado, quando houver uma cobrança indevida, dificilmente será identificada.

Riscos em não se realizar a conciliação de cartões de crédito

Atrasos no pagamento, cobranças indevidas de taxas ou tarifas de adiantamento, possibilidade e consequentemente uma falta de previsão e controle de caixa.

E se o dinheiro cair na conta com valores errados?

Quando temos o controle e conseguimos identificar erros, o correto é comunicar a adquirente o mais rápido possível, encaminhando os comprovantes de transações com as datas e os valores que apresentam erros para que seja refeito o pagamento com os valores corretos.

Conferência manual ou automatizada, qual escolher?

A conferência pode ser realizada manualmente, verificando extratos bancários, comprovantes de venda em cartões e acompanhando os valores de tarifas praticados pelas adquirentes a cada recebimento que é realizado. Existem também ferramentas que realizam a conciliação automática, onde a empresa possui um software que se comunica com a adquirente e com as vendas realizadas na empresa, dessa forma, recolhe todas as informações e as disponibiliza de forma ordenada, facilitando conferência e indicando onde existem diferenças entre valores ou taxas praticadas.

Enquanto que de forma manual, deve-se conferir venda a venda, as conciliações automáticas importam essas informações e apresentam da maneira intuitiva, facilitando o processo de conferência.

Cuidado com as taxas!

As cobranças indevidas podem ocorrer devido ao grande volume de transações e por trabalhar com várias adquirentes de cartões, dentro do mesmo estabelecimento, o ideal para este controle é estar sempre se atualizando do contrato com as adquirentes, pois, muitas vezes, podem haver reajustes das taxas, como também, negociações das mesmas.

Conciliação também pode ser sua aliada contra fraudes!

Hoje o controle sobre transações de cartões está muito avançado, com o auxílio da tecnologia e integração entre adquirentes e estabelecimento o número de fraudes diminuiu consideravelmente. Porém, como comentado anteriormente o ideal é haver essa conciliação por parte dos empresários, pois efetuando o contato em tempo hábil com as adquirentes, encaminhando comprovantes e identificando os erros a correção do pagamento é feita sem maiores complicações.

Passos descomplicados para você começar a fazer sua conciliação, hoje mesmo:

 1° passo: tenha conhecimento sobre as taxas negociadas com as adquirentes. Caso ainda não as saiba, busque essas informações, elas são indispensáveis;

 2° passo: tenha controle dos comprovantes das vendas em cartões realizados em sua empresa. Manter essa organização facilitará o processo e lhe trará as informações necessárias para realizar sua conciliação;

3° e último passo: confira se os valores depositados na conta, condizem com os valores de vendas efetuadas;

4° e último passo: invista em empresas de tecnologia que ajudem e facilitem esse processo! Na rede de descontos, da ACIC, você encontra esse apoio com descontos de 20%. Entre em contato com a nossa rede, em : www.acicvel.com.br/desconto e saiba mais.


Participação e contribuição para o artigo

Haran Quintiliano Júnior

Especialista em administração e gestão de processos - Unit tecnologia em sistemas.


  

11/07/2022 - Viviana Durante