uploaded picture

DOAÇÃO...

No soar da sua pronuncia, que se torna tão breve e imperceptível a correria do nosso dia a dia, não nos damos conta da sua infinitude e tudo que vai além da sua definição.

Se você digitar em um navegador de pesquisa: “O que é doação”, a resposta vai ser curta e objetiva: “É o ato de dar, transferir ou oferecer algo a alguém”! E, realmente, de forma direta, este é o seu significado. Agora, o que nenhum dicionário ou site de busca é capaz de te explicar, em palavras, é toda grandiosidade que este importante ato pode refletir na vida de alguém.

Podemos então caracterizar, doação, como uma palavra composta por apenas 6 letras, mas dona de um significado nobre, genuíno e capaz de nos ensinar mais do que qualquer pesquisa bem aprofundada. Mas, para aprender de fato sobre ela, só é possível de duas maneiras: ou se tornando um DOADOR, ou, estando do outro lado, representando aquele que depende desta iniciativa para sobreviver.

É inevitável, nós não temos total controle sobre as nossas vidas, tão pouco, temos garantias de que nunca estaremos “deste outro lado” em questão... E saber disso, já seria motivo mais que o suficiente para nos tornarmos potenciais doadores de sangue, hoje mesmo. Ao contrário disso, mesmo com a disseminação de informações sobre o assunto, todo apelo dos veículos de comunicação, artigos que tentem  demonstrar com doses literárias (como neste blog) a importância sobre o assunto, ainda assim, a maior parte das pessoas não percebem ou fingem não perceberem o impacto desta iniciativa, na sociedade. A não ser que, é claro, em algum momento um familiar, amigo ou ela mesma, esteja do lado oposto. E o lado oposto, é sempre o mais complicado, não é mesmo?! Mas, não precisaria e não deveria ser assim, sabe por que? Porque...

- Doar é um gesto nobre de amor e generosidade, onde uma pequena parte de si, pode ser fundamental para salvar outras vidas;

- Sim, OUTRAS VIDAS, pois uma única bolsa de sangue pode salvar até 3 pessoas;

- Um adulto tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. Portanto, doar não é prejudicial à saúde. Os 450 mls doados não lhe farão falta, muito menos, oferecerão riscos a longo prazo;

- Sua doação também é indispensável para pacientes com doenças crônicas graves, como: Doença Falciforme e Talassemia;

- O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação;

- E, o mais importante: o objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar!

Se interessou pelo assunto e quer saber quais são os requisitos para realizar a doação de sangue? Então vamos lá...



      - Ter entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg.

  • Estar alimentado. Evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

 

 Impedimentos temporários  para ser um doador de sangue

 

  • Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Período gestacional;
  • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
  • Amamentação: até 12 meses após o parto;
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
  • Extração dentária: 72 horas;
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
  • Transfusão de sangue: 1 ano;
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
  • Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

 

Impeditivos definitivos

- Ter passado por quadro de hepatite após os 11 anos de idade;

- Evidência clinica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis: Hepatite B e C, AIDS (HIV);

- Doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas;

- Uso de drogas ilícitas injetáveis;

- Malária.

14 de junho dia mundial do doador de sangue

Depois de conhecermos melhor sobre todos os aspectos que envolvem o processo de doação de sangue, chegou a hora de sabermos também, a origem do dia 14 de junho (dia mundial do doador de sangue).

Esta data foi criada, por meio de uma iniciativa da OMS (organização mundial de saúde), em 2014. O dia 14/06 foi escolhido como forma de homenagear Karl Landsteiner, um Médico Imunologista Austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. O objetivo da criação desta data, é agradecer todos os doadores de sangue e conscientizar as demais pessoas sobre a importância desta iniciativa.

Seja um doador!

Doar sangue é um ato de amor, generosidade e empatia com o próximo. A ACIC e o seu Convênio de Saúde Empresarial VIDACIC, apoiam essa causa.

Compartilhe um pouquinho de si, com quem precisa. Uma simples decisão, salva vidas!

 

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue

 

 

14/06/2022 - Viviana Durante