uploaded pictureSejam elas jovens, casadas ou solteiras. De primeira viagem, ou não. Empresárias ou donas de casa. Estudantes ou pós graduadas... Seja qual for o cenário, que essas mães se encontrem, durante a gestação, se tem algo que podemos definir como unânime, é que esse será o período de maior transformação de suas vidas!

Afinal, nada mais será como antes, uma nova vida está sendo gerada, o que torta todo esse processo de espera, um momento único. Algumas pessoas o definem, como sendo, uma grande dádiva de Deus!

O período de gestação, para todas as mulheres, como falamos, é um momento de grandes mudanças, tanto físicas como comportamentais. E, todo esse processo, deve ser acompanhado com cuidado e amor, tanto pelos familiares, como também, pela equipe médica que zelará pela saúde e integridade da mãe e do bebê.

As semanas que as mães passam a contabilizar a partir do momento que descobrem a gestação, são percorridas com muita expectativa, porém, não podemos esquecer, que esta é uma fase desafiadora, onde grandes conflitos físicos e psicológicos podem aparecer na vida da mulher. Por isso, é indispensável, que toda a gestação seja assistida por bons profissionais e realizando o acompanhamento correto do programa de pré-natal.

A partir de quantas semanas de gestação o programa de pré-natal deve ser iniciado?

O pré-natal deve ser iniciado a partir do momento em que se descobre a gestação. Seja através de exames laboratoriais ou exame de ecografia.

 Quais possíveis complicações ao bebê e a mãe, as consultas e exames de rotina, durante o pré-natal, podem prevenir?

Durante o pré-natal, o acompanhamento é feito de maneira conjunta, sempre avaliando a mãe e o bebê. Verifica-se o peso, crescimento fetal, batimentos feitos, assim como a gestante passa por avaliação completa em todas as consultas, conforme a progressão da gestação exames específicos são realizados.

Existem diversas doenças associadas a gravidez, como exemplo diabetes gestacional. A maioria das doenças da gravidez, se não tratadas, vão afetar a saúde tanto da mãe quanto do bebê - não necessariamente da mesma maneira - mas complicações podem ocorrer em casos de patologias não tratadas ou não diagnosticadas.

Por isso, é importante a realização do pré-natal, já que algumas doenças podem demorar para darem sintomas e sinais clínicos, e algumas vezes iniciar o tratamento tardio pode ser perigoso e até fatal para a mãe e/ou o bebê.

Quais os exames, cuidados e medidas preventivas as mães recebem durante o período de gestação?

Durante o pré-natal você deve ser orientada sobre os sintomas comuns da gestação, vacinação, quanto as medicações que devem ser evitadas durante a gravidez, sinais de alarme, sexualidade, alimentação, exercícios físicos, movimentação fetal e sinais de trabalho de parto, tipos de parto, seus benefícios e riscos. Retirar todas as suas dúvidas sobre qualquer assunto!

Além do acompanhamento de sintomas, queixas, peso e pressão arterial, todas as gestantes são submetidas a exames periódicos de sangue e urina.

Os exames de rotina são dosagem de açúcar do sangue, avaliação de hemograma para anemias, vitaminas, avaliação da tireoide e sorologias. Em algumas etapas da gestação, podem ser realizados exames mais específicos para diabetes gestacional ou em casos necessários, acompanhamento de exames para pressão alta ou problemas hepáticos.

Se em algum momento, algo de diferente estiver acontecendo, as medidas cabíveis são tomadas, a fim de se evitar transtornos maiores como por exemplo, em uma paciente com pressão alta descontrolada sem uso de medicação, o bebe pode não ser desenvolver adequadamente, ou a paciente pode complicar com uma doença mais grave que pode levar a morte de mãe e/ou bebê.

Qual especialista buscar, Ginecologista ou Obstetra?

Durante a gestação a paciente deve se consultar com um obstetra. O médico ginecologista, tem formação em obstetrícia, porém nem todos atuam na área. De maneira geral, o ginecologista cuida da saúde da mulher e o médico obstetra cuida da saúde da gestante.

Além do médico obstetra, você também poderá realizar algumas consultas com uma enfermeira obstetra que também é capacitada para orientá-la em relação ao parto, gestação e pós-parto, é treinada para reconhecer sinais de alarme e entrar em contato com o médico solicitando uma avaliação.

Periodicidade das consultas

O intervalo entre as consultas deve ser de quatro semanas. Após a 34° semana, a gestante deverá ser acompanhada a cada 15 dias. E após as 36o semanalmente, visando à avaliação da pressão arterial, da presença de edemas, da altura uterina, dos movimentos do feto e dos batimentos cardiofetais.

Em casos em que a gestação se estende além das 40 semanas, as consultas são realizadas a cada 2 dias para avaliação da vitalidade fetal.

E quando a gravidez é descoberta tardiamente?

Assim que descobrir a gestação a paciente deverá passar por consulta médica, realizar todos os exames laboratoriais e uma ecografia para datar a gestação. Em casos de gestantes de alto risco, o início do pré-natal tardio pode aumentar o risco da paciente e do bebê, porque durante muitas semanas não foi realizado o acompanhamento da gestação e provavelmente o tratamento não foi realizado de maneira adequada. Sem contar os riscos de má-formação fetal por uso de medicações e bebidas alcoólicas que a gestante possa ter feito, sem saber que estava grávida.

Cuidado com a pré - eclampsia!

 A pré-eclâmpsia é um novo diagnóstico de hipertensão arterial ou de piora de hipertensão arterial preexistente, que é acompanhada de um excesso de proteína na urina e que surge após a 20ª semana de gestação.

Durante o pré-natal, além da avaliação médica, sempre haverá o acompanhamento da pressão arterial e exames de urina para detecção precoce da condição. Além disso, durante o primeiro trimestre pode ser realizado um rastreamento de pré-eclâmpsia através de um questionário específico, alguns exames de sangue e o morfológico de 1o trimestre com doppler de artérias uterinas. Sendo assim, em casos de risco alto de pré-eclâmpsia, a paciente já inicia um tratamento profilático a fim de minimizar os sintomas e complicações desta doença, que, se não tratados, podem ser muito graves, algumas vezes até evoluindo para eclampsia que causa convulsões.

Por que o exame de ultrassom morfológico é tão importante?

O ultrassom morfológico do segundo trimestre gestacional deve ser realizado entre 20 a 24 semanas de gestação. Todas as gestantes devem ser submetidas a esse exame como rotina. Além de avaliar a morfologia fetal, esse exame também avalia o crescimento do feto, a quantidade de líquido amniótico e o grau de maturidade placentária.

A ultrassonografia morfológica é um exame detalhado que avalia o desenvolvimento do bebê. São avaliados todos os órgãos, nariz, boca, costelas, coluna vertebral, membros, abdômen, cérebro, crânio, mãos e pés, movimentos fetais, batimentos cardíacos e ritmo, posição da placenta, existem muitos aspectos da gestação que podem ser identificados durante a realização desse exame, no intuito de assegurar o correto crescimento e desenvolvimento do feto.

Para avaliar todas essas estruturas, o feto deve estar em um posicionamento adequado. É um exame difícil e depende da “colaboração” do bebê, pois caso ele esteja em um mau posicionamento ou tenha algum fator externo que prejudique como, por exemplo, obesidade materna, o exame será tecnicamente mais difícil.

Acompanhamento individualizado

O pré-natal segue uma rotina, mas nada na medicina é (ou, pelo menos, não deveria ser) igual para todo mundo. Cada paciente é única, portanto, sua gestação também. Alguns pacientes serão enquadrados em baixo risco, outras em risco intermediário e poucas em alto risco. Por esse motivo cada uma delas terá um pré-natal diferente, com número de consultas, exames e possivelmente, cuidados pós-parto individualizados. O critério para classificação é extenso, e deve ser feito por profissional habilitado, como um médico ou enfermeira.

Busque bons profissionais

Para que a gravidez transcorra com segurança, são necessários cuidados da própria gestante, do parceiro, da família e, especialmente, dos profissionais de saúde. A atenção básica na gravidez inclui a prevenção, a promoção da saúde e o tratamento dos problemas que ocorrem durante o período gestacional e após o parto.

Cabe à equipe de saúde, ao entrar em contato com uma mulher gestante buscar compreender os múltiplos significados da gestação para aquela mulher e sua família. O contexto de cada gestação é determinante para o seu desenvolvimento, bem como, para a relação que a mulher e a família estabelecerão com a criança desde as primeiras horas após o nascimento. Interfere, também, no processo de amamentação e nos cuidados com a criança e com a mulher.

Um contexto favorável fortalece os vínculos familiares, condição básica para o desenvolvimento saudável do ser humano. Assim, a história que cada mulher grávida traz deve ser acolhida integralmente, a partir do relato da gestante e de seus acompanhantes. São também parte desta história os fatos, emoções ou sentimentos percebidos pelos membros da equipe envolvida no pré-natal.

Assim, a assistência pré-natal torna-se um momento privilegiado para discutir e esclarecer questões que são únicas para cada mulher e seu parceiro, aparecendo de forma individualizada, sempre priorizando o bom atendimento, saúde e bem-estar materno-fetal.

 VIDACIC – O convênio empresarial de saúde da ACIC, que está perto de você, no momento mais especial da sua vida

Com o convênio Médico e Empresarial da ACIC, você conta com uma ampla rede credenciada de clinicas das áreas de obstetrícia e ginecologia da cidade. Além da parceria com laboratórios e centros de imagem que garantirão segurança e cuidado durante o momento mais especial da sua vida.

Consulte nossa ampla rede credenciada e agende seu atendimento, hoje mesmo!

- 45 3321-1480 | 45 3321-1471

- 45 99851-0279 (WhatsApp)

- vidacic@acicvel.com.br


Contribuição para o material

 Dra. Ailyn Farah 

Ginecologista e Obstetra no Centro Médico Farah.

10/05/2022 - Viviana Durante