uploaded pictureNo dia 30 de abril comemoramos o dia do Associativismo. E, por mais que o movimento pareça atual, com sua notoriedade sendo percebida e difundida entre as novas gerações, o associativismo surgiu ainda nos primórdios da sociedade, há mais de 3 milhões de anos, quando o homem primitivo precisava se reunir em grupos para caçar, cultivar e até mesmo se defender de predadores que o ameaçavam.

Mesmo sem contar com um nome, que o definisse, o movimento associativista já existe há milhares de décadas, e foi responsável por grandes marcos da história do país.

Atualmente

Desde os primeiros indícios do movimento associativista, muitas coisas mudaram. O homem evoluiu, a sociedade passou por grandes revoluções, o meio tecnológico veio para transformar o mundo. Com o tempo o movimento que iniciou junto as necessidades primarias da humanidade, foi tomando proporção, ganhou nome, força e organização. Hoje, muitos anos mais tarde, o movimento associativista é reconhecido como forma importante para que a sociedade deixe o anonimato e passe a ter voz e vez em diferentes cenários, seja ele social, político ou econômico.

E mesmo séculos separando os dias atuais dos primeiros indícios do movimento associativista no mundo, se tem algo que não mudou em todo esse tempo, foi a necessidade de nós, seres humanos, dependermos uns dos outros para vivermos em sociedade.

Desde que “o mundo é mundo”, o homem não vive e não realiza nada sozinho.  Seja no início, no meio ou até mesmo no fim de qualquer processo, em algum momento, ele precisará de uma ou mais pessoas para dar sequência a um trabalho, ação ou projeto. 

Desta forma, podemos então definir, que o  associativismo une interesses individuais, comuns, tornando-os palpáveis, ou seja, consegue através da união condições de alcançar objetivos pela força da sua representatividade. Sempre que ouvimos aquele velho ditado popular, que diz: “uma andorinha só não faz verão” é a mais pura realidade! Muitos anseios coletivos (como o novo terminal do aeroporto de Cascavel e a obra do novo trevo Cataratas) tornam-se grandes bandeiras de desenvolvimento, graças ao apoio mútuo. 

Já que estamos falando sobre a importância do movimento,  que tal entender melhor sobre ele? Então vamos lá...

Dentro do sistema, temos outras ACE`s (Associações Comerciais Empresariais), coordenadorias, entre elas a CACIOPAR (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Oeste), a mais antiga e mais atuante de nosso estado, que tem como função principal representar as ACE´s e a região na qual está inserida, e também a federação, a FACIAP (Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná).

 Sobre a representatividade, em nossa região

Fazemos parte de um dos maiores movimentos associativistas do mundo, o sistema associativista do oeste do paraná, é referência! Contamos em nossa região, com grandes associações comerciais, coordenadoria, federação e confederação.

 A grande importância, é em relação a construção de uma cultura que está enraizando e que vem ensinando sobre a relação de interdependência entre o desenvolvimento da empresa com o desenvolvimento do território.

Essa é uma questão onde é possível percebermos que o ambiente propicio ao desenvolvimento dá uma resposta direta ao desenvolvimento das empresas. Um exemplo disso, é o que ocorria há um tempo, onde grande parte dos empresários enfatizavam a seguinte preocupação:  “Eu não posso participar de uma associação porque eu tenho que cuidar do meu negócio”! Hoje, o que se percebe é que cuidar do negócio é algo muito amplo, e a maioria das respostas as soluções das empresas não está fechada dentro dela, pelo contrário, é quando saímos, quando participamos de todo um contexto, todo um envolvimento que se consegue descobrir o quão importante é construir um ambiente propício ao  desenvolvimento, mas, para isso, é fundamental compartilhar ações.

É indispensável entendermos que, na individualidade, o caminho é muito mais árduo. É de extrema importância que os jovens comecem a vivenciar este movimento, frequentando e participando ativamente da associação comercial para terem melhor entendimento do mundo que os espera.

Perspectiva para a região Oeste

É essencial uma visão do todo. Estamos estruturando a região de uma maneira extremamente diferenciada, onde buscamos aprender sobre em outros locais, com outros cases. Estamos valorizando o que é daqui, mas estamos nos abrindo ao que vem de fora também.

O grande lance de tudo isso é manter esse debate, manter essa integração, continuar reunindo expertise, conhecimentos! Não é só saber sobre a grande empresa, mas sim, trazer o migro empresário também, trazer todo mundo para dentro do mesmo cenário e criar um grande debate no sentido de entender onde podemos chegar. Raciocinar um pouquinho diferente, desenvolver o pensamento crítico é muito mais do que ir atrás de uma tendência. É legal entender as tendências, dentro do contexto, mas não podemos nos prender a isso, a gente precisa construir as nossas capacidades, principalmente nossas capacidades de sinergia, tendo sinergia muito grande para todos nós, temos condições de construir e consolidar o nosso desenvolvimento de maneira bastante efetiva, transformando a região em um ambiente mais propicio ao desenvolvimento, gerando mais oportunidades e maior renda a toda população.

 

Vantagens competitivas

Esta é uma das funções do modelo associativista, onde conseguimos soluções e produtos que dão competitividade às empresas a um custo extremamente baixo, subsidiado pela condição do universo de empresas que estarão consumindo estes atrativos, consequentemente tornando-os acessíveis a todos os associados. Não temos dúvida alguma que estes produtos e soluções empresariais fazem toda a diferença no dia a dia dos associados, tornando suas empresas competitivas neste mercado desafiador. 

Entre as soluções ofertadas ao Associado ACIC, estão:

- Plano de saúde Unimed;

- Convênio de saúde empresarial VIDACIC;

Cartão Alimentação Nutricard;

Acesso a crédito, inclusive com linha específica ACIC para microempresários;

- Capacitações;

- Banco de Currículos e soluções em RH;

Aceleradorade inovação, entre outros.

 

Contribuição para o artigo

Mario Cesar Costenaro

Arquiteto e Urbanista Ufpr/1986;

Especializações em Administração e Gestão da Construção;

Presidente do POD 2014/2016 / Presidente - Caciopar 2012/2014;

Vice-Presidente de Desenvolvimento Regional - Faciap 2021/2022.

AcicLabs - Aceleradora e Hub de Inovação. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26/04/2022 - Viviana Durante