uploaded picture

Começo de semana é regra, a maioria das pessoas se propõem a dar adeus ao sedentarismo e dar início a uma vida mais saudável. Realizam suas matrículas nas academias, contratam personal trainer, começam a cuidar mais da alimentação... Tudo começa muito bem, com foco e determinação, mas, na maioria dos casos, com o passar das semanas a empolgação vai embora antes mesmo que os primeiros resultados apareçam.

Mas afinal, por que isso acontece? Por que é tão difícil mantermos a constância nos exercícios físicos? Por que a maioria das pessoas ainda são sedentárias mesmo sabendo dos perigos que esta condição pode trazer a longo prazo?

Essas e outras perguntas vamos responder no conteúdo de hoje, aqui no ACIC BLOG. Então, se você se identificou com o assunto, continue com a gente. Em nosso bate papo vamos falar em detalhes, porque a prática de exercícios físicos regulares é tão importante para a promoção da nossa saúde e qualidade de vida. Acompanhe...

Exercícios físicos e sua relação com a pandemia


O exercício físico sempre foi de suma importância para nós por ser fator fundamental para a promoção da saúde, pois ele auxilia no controle e prevenção de várias doenças. Com a pandemia do novo corona vírus, percebemos que o período ócio das pessoas tornou-se maior, e a prática de exercício físico durante todo esse período, proporcionou um gasto de energia  e um momento de lazer muito importante, mesmo no período de lockdown, onde os estabelecimentos estavam fechados, outras formas de manter as pessoas em movimento foram implantados, como as aulas – online,  iniciativa que levou acolhimento e distração as pessoas durante o difícil momento em que o mundo estava vivendo.

 

Exercícios físicos e sua relação com a saúde do coração


 A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVC’s, fortalecendo o músculo cardíaco, além de reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e a melhora na circulação sanguínea, existem muitas evidencias mostrando que o exercício físico regular reduz o risco do AVC, (acidente vascular cerebral).

É interessante observar também que com a prática física regular, a pressão arterial diminui não só em repouso, mas também, quando a pessoa está realizando suas atividades diárias e quando sofre uma situação estressante.

 

Importância para os Diabéticos


A prática regular de exercício físico por portadores de diabetes melhora o controle glicêmico, reduzir os fatores de risco cardiovascular, contribuir para a perda de peso e aumenta o bem estar.

 

Durante a gestação, quais atividades físicas são recomendadas?


Para as gestantes são indicadas as seguintes atividades:

- Caminhada;

- Hidroginástica;

- Natação; ​

- Ioga;

- Bicicleta ergométrica e exercícios de alongamento.

Estes tipos de exercícios ajudam a controlar o ganho de peso, não prejudicam os joelhos e melhoram o sistema cardiovascular, sendo benéfico para a mãe e para o bebê.

 

Qual a importância da pratica de exercícios físicos durante a velhice?


A prática de exercício físico é de grande importância para qualquer idade, e para os idosos é ainda mais indicada, pois a partir dos 30 anos o ser humano passa por um processo chamado de sarcopenia, que é a perda progressiva da massa muscular, deixando assim sua estrutura cada vez mais fraca. A atividade física além de prevenir vários tipos de doenças ajuda a retardar o processo de perda de massa muscular, deixando o indivíduo mais saudável.

 

 É indispensável o auxílio de um profissional da área?


O profissional de Educação Física qualificado poderá direcionar o melhor caminho para cada pessoa, auxiliando-o para a execução de cada exercício com maestria, diminuindo assim os riscos de possíveis lesões, e proporcionando uma melhor execução dos exercícios, resultados alcançados e consequentemente, uma melhor qualidade de vida ao aluno.

 

Cuidado que deve começar na infância


A menos que condições médicas específicas indiquem o contrário, crianças e jovens devem ser encorajados a participar em uma variedade de atividades que contribuam para um desenvolvimento natural e sejam, ao mesmo tempo, divertidas e seguras para a sua idade. Nesta faixa etária de crianças, a atividade física inclui jogos, brincadeiras, esportes, locomoção, tarefas domésticas, recreação, educação física, além de exercícios planejados, seja no contexto familiar, escolar ou em atividades comunitárias, os cuidados são tomados para evitar possíveis problemas de saúde ou desconfortos.

 

Para quem está iniciando...


Iniciantes devem começar com atividades mais leves. Vá aos poucos e aumente a intensidade ou o ritmo com o passar das semanas. Vale chamar quem mora com você ou algum amigo para entrar nessa também, mesmo que seja cada um em sua casa: assim vocês motivam um ao outro!

 

Cuidados necessários


São inúmeros os cuidados, mas vamos listar aqui 5, que são de suma importância:

- Dê preferência às atividades físicas de manhã ou ao final da tarde;

- Use roupas bem leves, confortáveis e não esqueça o protetor solar;

- Não se esqueça de se alongar e fazer aquecimentos;

- Hidrate-se antes, durante e após o treino.


Como manter os treinos em dia?


Devemos colocar a nossa saúde como prioridade, se não conseguir se exercitar todos os dias, recomendamos ao menos três vezes na semana. Busque um momento para cuidar da sua saúde física e mental, não somente com a musculação, como também, com uma caminhada pela manhã ou ao final da tarde. E o mais importante: nunca desista dos seus objetivos, pois a saúde de amanhã, precisa ser cuidada e mantida hoje!

 

Participação e contribuição no artigo

Cristiano Rottava

Educador Físico na M7 ACADEMIA

11/04/2022 - Viviana Durante