uploaded picture

No último dia 14, comemoramos, o Dia Nacional dos Animais, uma data criada para falar sobre a importância de cuidar, amar e proteger aquele amigo de 4 patas.

E, além de dar muito carinho e petiscos para esses fieis companheiros, aproveite a passagem da data para saber mais sobre os cuidados necessários com a saúde e bem estar do seu pet. Aqui, no ACIC BLOG, separamos dicas fundamentais para proporcionar vida longa ao seu bichinho de estimação. Vamos acompanhar?!

Parte fundamental da família

Que os pets se tornaram integrantes fundamentais em nossas famílias, ninguém duvida! Cada vez mais próximos dos seres humanos, os animaizinhos de estimação ganharam o seu espaço em nossos lares, convivendo ativamente no ambiente familiar, dividindo refeições, horários de descanso, momentos de laser... fazendo parte dos porta-retratos familiares. Compartilham dos momentos mais importantes, fazendo deles ainda mais especiais! Nos arrancam sorrisos, oferecem conforto e carinho. São leais até o fim, gratuitamente- sem esperar nada em troca. Arrisco em dizer que o amor dos animais, é o mais puro que existe! 

Seja qual for o seu pet, se tem algo que não se pode negar é que eles são capazes de transformar a rotina de qualquer casa, em pura alegria e diversão. As crianças amam, os adultos se rendem e cada momento ao lado deles, se tornam únicos. 

Como falamos a pouco, o sentimento de um pet por nós, é genuíno, ele nasce sabendo amar de uma forma que dificilmente nós, seres humanos, seremos capazes de entender... Então, a melhor forma de retribuir tanto carinho, é cuidando muito bem deles. Oferecendo amor, alimentando-o de forma saudável e estando sempre atento com sua saúde.

Sim, é isso mesmo que você acabou de ler, a saúde dos animais importa e precisa de atenção! Assim como a nossa, o auxílio médico e exames preventivos devem ser regulares.

Check up anual

Assim como é recomendado para as pessoas, com os animais não é diferente, é indispensável que todos os anos, os pets passem por uma avaliação completa pelo Médico Veterinário de confiança.

É recomendado, hoje, check-up anual para pacientes com menos de 6 anos e check-up semestral para pacientes com mais de 6 anos.

Como no primeiro caso, para pets com menos de seis anos, é necessário a realização de exames como: 

- Hemograma;

-  Função hepática e renal;

-  Raio x de tórax;

-  Ultrassonografia abdominal. 

Já para os pacientes com idade superior a 6 anos, além dos exames citados acima, se faz necessário complementar com outros mais específicos, como o de pressão arterial e eletrocardiograma já que se trata de um grupo com maiores chances de apresentar doenças cardíacas.

Importância do diagnóstico precoce

Como acontece conosco, com os animais não é diferente! 

Quanto antes for diagnosticado doenças mais sérias como câncer ou insuficiências renais/ hepáticas, mais eficiente será o tratamento recomendado e maior serão as chances de cura.

Então, cabe aqui um alerta aos donos e donas de pets: Não deixem os exames preventivos dos seus animaizinhos para depois. Leve a sério e de forma pontual. Esta decisão poderá fazer toda a diferença na saúde do seu amigo. 

Primeiros anos de vida

Assim como com os bebês, logo na sequência do seu nascimento, é indispensável a consulta do seu pet com um médico veterinário para uma primeira avaliação e orientação. A partir de então, é iniciado o protocolo vacinal e de vermifugação. As consultas depois disso serão agendadas conforme necessidade do paciente e os check-up iniciados logo no primeiro ano de vida.

Cuidados com a alimentação

Como falamos durante o artigo, os cuidados com a saúde animal e até mesmo alguns hábitos de cuidados, são muito parecidos com os nossos, porém, com a alimentação esta regra não se aplica, ok? 

Sim, eu sei, aquela carinha deles nos pedindo aquele pedaço de bolo ou de torta é quase irresistível, não é mesmo?! Mas, evite oferecer a ele o que você consome. Dê preferencia a alimentos feitos especialmente, a espécie do seu animalzinho. Hoje, no mercado, existem várias opções em ração, petiscos e até doces especiais produzidos para garantir saúde e segurança nutricional ao seu pet.

Banho e tosa

O banho e a tosa, são itens indispensáveis para a qualidade de vida do animal. Alguns pets, podem até não gostar muito desta ideia, mas tornar essa prática, um hábito, é fundamental para garantir a higiene do seu amigo além de garantir que ele estará livre da presença de fungos, pulgas e bactérias. 

É muito importante frisarmos que banho e tosa devem ser feitos por profissionais qualificado, que tomará todos os cuidados com a pele, ouvidos e olhos do animalzinho.  Não tente tosar seu pet em casa, é um risco desnecessário e que poderá refletir negativamente na saúde do animal.

Convênio VIDACIC PET

O convênio expandiu seus serviços e todos os membros da família podem usufruir desse benefício, inclusive nossos amigos de 4 patas! O Vidacic oferece descontos em petshops, clínicas e hospitais veterinários para você manter a saúde e o bem-estar do seu pet sempre em dia! Confira abaixo, alguns dos procedimentos disponibilizados em nosso convênio:

- Consulta;

- Castração;

- Vacinas;

- Cesárea;

- Raio x;

- Ultrassom;

- Tosa geral e higiênica;

- Banho;

- Remoção de verrugas, espinhos, corpo estranho;

- Internação;

- Exames de sangue;

- Cirurgias (algumas);

- Atendimentos de emergência.


Participação e contribuição para o artigo

Dr. Marcelo Morato

Médico Veterinário – UFPR

Aperfeiçoamento em oncologia – UNESP

Especialização em clínica e cirurgia de pequenos animais

Especialização em oncologia veterinária

Mestrado – UFFS

PDG em Gestão na saúde veterinária – Fundação Dom Cabral

Membro da ABROVET – Associação Brasileira de oncologia veterinária

Membro da ABHV – Associação Brasileira de hospitais veterinários

Sócio fundador da VIDAPETS

21/03/2022 - Viviana Durante