uploaded picture


Que os pets se tornaram integrantes fundamentais em nossas famílias, ninguém duvida! Cada vez mais próximos dos seres humanos, os animaizinhos de estimação ganham o seu espaço em nossos lares, convivendo ativamente no ambiente familiar, dividindo refeições, horários de descanso, momentos de laser... fazendo parte dos porta-retratos familiares. Compartilham dos momentos mais importantes, fazendo deles ainda mais especiais! Nos arrancam sorrisos, oferecem conforto e carinho. São leais até o fim, de forma gratuita – donos de um sentimento genuíno. Arrisco em dizer que o amor dos animais, é o mais puro que existe!

Seja qual for o seu pet, se tem algo que não se pode negar é que eles são capazes de transformar a rotina de qualquer casa, em pura alegria e diversão. As crianças amam, os adultos se rendem e cada momento ao lado deles, se tornam únicos.

Como falamos a pouco, o sentimento de um pet por nós, é genuíno, ele nasce sabendo amar de uma forma que dificilmente nós, seres humanos, seremos capazes de entender... Então, a melhor forma de retribuir tanto carinho, é cuidando muito bem deles. Oferecendo amor, alimentando-o de forma saudável e estando sempre atento com sua saúde.

Sim, é isso mesmo que você acabou de ler, a saúde dos animais importa e precisa de atenção! Assim como a nossa, o auxílio médico e exames preventivos devem ser feitos regularmente.

 

Check up anual

Assim como é recomendado para as pessoas, com os animais não é diferente, é indispensável que todos os anos, os pets passem por uma avaliação completa pelo Médico Veterinário de confiança.

É recomendado, hoje, check-up anual para pacientes com menos de 6 anos e check-up semestral para pacientes com mais de 6 anos.

Como no primeiro caso, para pets com menos de seis anos, é necessário a realização de exames como:

- Hemograma;

-  Função hepática e renal;

-  Raio x de tórax;

-  Ultrassonografia abdominal.

 

Já para os pacientes com idade superior a 6 anos, além dos exames citados acima, se faz necessário complementar com outros mais específicos, como o de pressão arterial e eletrocardiograma já que se trata de um grupo com maiores chances de apresentar doenças cardíacas.

 

Importância do diagnóstico precoce

Como acontece conosco, com os animais não é diferente!

Quanto antes for diagnosticado doenças mais sérias como câncer ou insuficiências renais/ hepáticas, mais eficiente será o tratamento recomendado e maior serão as chances de cura.

Então, cabe aqui um alerta aos donos e donas de pets: Não deixem os exames preventivos dos seus animaizinhos para depois. Leve a sério e de forma pontual. Esta decisão poderá fazer toda a diferença na saúde do seu amigo.

 

Primeiros anos de vida

Assim como com os bebês, logo na sequência do seu nascimento, é indispensável a consulta do seu pet com um médico veterinário para uma primeira avaliação e orientação. A partir de então, é iniciado o protocolo vacinal e de vermifugação. As consultas depois disso serão agendadas conforme necessidade do paciente e os check-up iniciados logo no primeiro ano de vida.


PETS e os fogos de fim de ano

Quando chega nesse período do ano, não tem jeito, mães e pais de pets já começam a se preocupar com as consequências do barulho ensurdecedor dos fogos de artificio. Mas, saiba que todo esse transtorno até então sem solução, é possível de ser minimizado com dicas muito simples, veja só:

Primeiro ponto que deve ser observado, é o de ter certeza de que ele estará em um ambiente conhecido, seguro, que não possam haver fugas e que ele tenha onde se proteger caso sinta medo. Em um segundo momento, tente dessensibilizar o pet antes do final de ano, você pode colocar um vídeo de fogos no seu computador bem baixinho e ir aumentando gradativamente, sempre associando aquele momento com algo positivo, um biscoito ou um carinho.

 

Convênio VIDACIC PET

O convênio expandiu seus serviços e todos os membros da família podem usufruir desse benefício, inclusive nossos amigos de 4 patas! O Vidacic oferece descontos em petshops, clínicas e hospitais veterinários para você manter a saúde e o bem-estar do seu pet sempre em dia! Confira abaixo, alguns dos procedimentos disponibilizados em nosso convênio:

- Consulta;

- Castração;

- Vacinas;

- Cesárea;

- Raio x;

- Ultrassom;

- Tosa geral e higiênica;

- Banho;

- Remoção de verrugas, espinhos, corpo estranho;

- Internação;

- Exames de sangue;

- Cirurgias (algumas);

- Atendimentos de emergência.

 

Participação e contribuição para o artigo

Dr. Marcelo Morato

Médico Veterinário – UFPR

Aperfeiçoamento em oncologia – UNESP

Especialização em clínica e cirurgia de pequenos animais

Especialização em oncologia veterinária

Mestrado – UFFS

PDG em Gestão na saúde veterinária – Fundação Dom Cabral

Membro da ABROVET – Associação Brasileira de oncologia veterinária

Membro da ABHV – Associação Brasileira de hospitais veterinários

Sócio fundador da VIDAPETS

13/12/2021 - Viviana Durante