uploaded pictureVocê sabia que assim como as mulheres, os homens também tem, todos os anos, um mês dedicado só para eles?! É isso mesmo, tão importante quanto o outubro Rosa (mês voltado para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama), o novembro Azul vem para desmistificar a cultura ainda presente, de que homem não precisa cuidar da própria saúde.

Quando o movimento foi criado

O Novembro Azul surgiu em 2003, em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Já no Brasil, a campanha, começou a dar seus primeiros passos em 2008, através do Instituto Lado a Lado pela vida. O instituto foi pioneiro a abordar assuntos relacionados ao câncer de próstata por meio do slogan: “Um toque, um drible”. A intensão era de estabelecer uma mudança profunda de tabus, quebrando paradigmas de que homem também deve, regularmente, buscar ajuda médica para a prevenção de doenças graves, como o câncer de próstata.

Desde então, inspirados pelo Movember, o Instituto passou a promover, anualmente, sempre no mês de novembro, ações direcionadas para promover a disseminação de informações e conscientizações sobre o cuidado com a saúde do homem.

Hoje, tão conhecido quando o Outubro Rosa, o movimento promove eventos, palestras e campanhas informativas que destacam a relevância da campanha. É importante destacarmos, que, por mais que o movimento tenha sido criado incialmente para trazer informações sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a iniciativa hoje é fortemente ampliada também para retratar a importância dos cuidados com a saúde masculina de forma integral, em todos os aspectos.

 Dados importantes

Segundo pesquisas divulgadas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se um percentual de que, de 2020 a 2022, 65.840 novos casos de câncer de próstata sejam detectados. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Fatores de risco

Idade: Embora não seja uma regra, a doença é extremamente rara antes dos 40 anos. E sua incidência começa a aumentar a partir dos 50 anos;

Histórico familiar: O fato de se ter alguém da família, de primeiro grau, com diagnóstico da doença, aumenta em duas vezes a probabilidade de o paciente desenvolver o câncer;

Raça: Segundo pesquisas, homens negros correm maior risco de desenvolver a doença de forma mais agressiva;

Obesidade: Assim como a maior parte das doenças, é possível que homens com sobrepeso corram maior risco de desenvolver a doença.

Diagnóstico precoce

Assim como ocorre no câncer de mama e em tantos outros tipos de doenças que nos afetam, o diagnóstico precoce é decisivo e pode influenciar diretamente nas taxas de sobrevida do paciente. Para se ter uma ideia, se detectado em sua fase inicial, o percentual de cura do câncer de próstata pode chegar à margem de 90% dos casos.

Sintomas

O ideal é que o homem não espere pelos sintomas, até porque, nas fases iniciais da doença, elas podem não ocorrer, por esse motivo, novamente, é tão importante os exames de rotina. Mas, em alguns casos, o câncer de próstata pode manifestar alguns sintomas, entre eles estão:

- Dificuldade de urinar;

- Diminuição do jato de urina;

- Necessidade constante em urinar;

- Sangue na urina, entre outros.

Exames de rotina

Todos os anos, assim como as mulheres realizam seus exames preventivos, como o Papanicolau (exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero) e a mamografia ( exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário), o público masculino também necessita priorizar a sua saúde e buscar por exames preventivos regularmente. E, como falamos no decorrer deste artigo, outros exames além do de Próstata devem ser feitos, vamos conhecer quais são eles?

- Exame de próstata (toque retal e PSA);

- Colonoscopia;

- Autoexame testicular;

- Exames de sague;

- Exames de urina;

- Exames cardiovasculares entre outros.

Prevenção também é coisa de homem!

Depois de todas as informações levantadas neste artigo, deu para perceber o quanto é importante os homens cuidarem de si, da sua saúde do seu bem – estar.

Os meios de comunicação, os órgãos federais, o ministério da saúde, INCA e os profissionais da área estão fazendo o seu papel na divulgação de informação e conscientização de toda a população masculina. Nós, mulheres, também temos um importante papel nesse cenário – o de incentivo! Vamos unir forçar e estimular os nossos pais, maridos, namorados, filhos e amigos encorajando-os a buscarem ajuda médica. As vezes, é só um “empurrãozinho” que falta.

Homens, embora muitas pessoas possam alertar, informar e conscientizar, o papel mais importante nessa missão, é SEU! Seja o protagonista da sua história, cuide da sua saúde, não se deixe para depois... A sua vida importa para muitas pessoas!

E não esqueça: quem procura, pode até achar (como muitas pessoas ainda acreditam), mas, quem acha, também pode tratar, curar e VIVER por muitos e muitos anos! Lembre-se disso!

 

 

 Fonte: INCA (Instituto Nacional do Câncer) e Instituto Lado a Lado pela Vida.


 

 

 

 

 

01/11/2021 - Viviana Durante