uploaded pictureAlívio da dor, melhora do equilíbrio, maior rendimento em treinos, aumento e definição da musculatura e recuperação pulmonar. Esses, são apenas alguns, entre os inúmeros benefícios que a fisioterapia pode proporcionar ao nosso corpo, sabia?!

Muitas pessoas ainda acreditam que os trabalhos realizados pelos profissionais da Fisioterapia, sejam restritos a tratar problemas motores ou, então, as lesões sofridas pelos atletas. Mas, no decorrer do conteúdo de hoje, do ACIC BLOG, vamos mostrar as inúmeras possibilidades de tratamento, recuperação e até mesmo prevenção que a área da Fisioterapia atende e pode nos proporcionar. Vamos acompanhar e conhecer melhor este importante trabalho para a promoção da qualidade de vida e bem estar?! Então fique de olho no conteúdo abaixo e não deixe de compartilha-lo com seus amigos e familiares. 

Boa leitura!


Quando a Fisioterapia é recomendada?

A fisioterapia é indicada em várias e diferentes situações, que são, desde:

- Recuperação esportiva de atletas;

- Doenças respiratórias;

- Lesões por esforços repetitivos no trabalho (LER);

- Pré e pós operatórios;

- Melhora na postura;

- Alívio de dores;

- Incontinências;

- Acompanhamento gestacional;

- Até complicações da terceira idade.

Quais as suas especialidades

- Fisioterapia em Acupuntura: Analgesia e funcionalidade;

- Cardiovascular: Melhora do desempenho cardíaco;

- Fisioterapia Aquática: Reabilitação e prevenção sem impactos;

- Fisioterapia Dermatofuncional: Recuperação do sistema tegumentar. Ou seja, reabilitação de pacientes com mastectomia, queimados e cicatrizes pós-traumáticas, bem como, no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Ele também pode investir seu trabalho na realização de procedimentos estéticos não invasivos.

- Fisioterapia esportiva: trata, recupera e previne lesões causadas pela prática de esportes;

- Fisioterapia do trabalho: promove o rendimento e produtividade do trabalhador, prevenindo lesões. 

- Fisioterapia Neuro Funcional: recuperação de desordens neurológicas, cognitivas e motoras.

- Fisioterapia em Oncologia: preserva, mantêm e restaura a integridade cinético- funcional de órgãos e sistemas do paciente com câncer.

- Fisioterapia Respiratória: prevenção e tratamento das doenças que atingem o sistema respiratório.

- Fisioterapia Traumato Ortopédica: trata e previne distúrbios do sistema musculoesquelético, crônicos ou agudos.

- Fisioterapia em Osteopatia: abordagem clínica manipulativa, restaura o bem estar geral do paciente.

- Fisioterapia em Quiropraxia: Promoção da saúde por meio de ajustes e/ou manipulações.

- Fisioterapia em saúde da mulher: prevenção e tratamento de desajustes do ciclo vital feminino, na infância, na gravidez, no trabalho de parto, no pós-parto, no puerpério, climatério e terceira idade.

Fisioterapia preventiva

A fisioterapia preventiva compreende um conjunto de técnicas e exercícios físicos e respiratórios com o objetivo de manter a funcionalidade e o bem-estar do indivíduo, também, evitando ou retardando complicações e deformidades gerais.

Pilates: modalidade que vai além da estética

O pilates é indicado para todos: homens, mulheres, crianças, gestantes e idosos de todas as idades, praticantes ou sedentários. O seu objetivo é alongar e fortalecer músculos, melhorar o tônus, postura, equilíbrio e flexibilidade de todo o corpo. É recomendado como forma de prevenção, manutenção ou tratamento, não tendo como única finalidade, a estética.

Ambiente de trabalho

A Fisioterapia nas empresas tem como objetivo, atuar nas questões de ergonomia, prevenindo e tratando doenças ocupacionais, minimizando os efeitos dessa patologia, permitindo que o colaborador melhore o seu rendimento e a sua produtividade, evitando lesões, além de promover o bem-estar físico e social tanto dentro da empresa quanto fora do ambiente laboral.

Saúde do idoso

O objetivo da fisioterapia na saúde do idoso é recomendada para preservar ou restaurar a funcionalidade, autonomia e independência deste indivíduo por meio de abordagens e condutas globais, levando em consideração aspectos biológicos, psicológicos e sociais de cada um. A fisioterapia atua nesse caso, na prevenção e tratamento de doenças neurológicas, cardiovasculares, psíquicas, musculo- esqueléticas, distúrbios do equilíbrio, queda, analgesia etc.

Saúde dos bebês

A fisioterapia pediátrica é voltada para o tratamento de bebês, recém-nascidos e pré-adolescentes com o objetivo de tratar e prevenir doenças congênitas, lesões neurológicas, doenças esqueléticas, musculares, respiratórias e até na recuperação de cirurgias. Além das doenças ou síndromes, a fisioterapia se faz necessária nos bebês nos casos de problemas de desenvolvimento motor, crianças prematuras e dificuldades/distúrbios respiratórios. Lembrando que a participação e colaboração dos pais é extremamente importante no processo de reabilitação pediátrica. 

COVID -19 

A fisioterapia é fundamental para a recuperação de pacientes pós COVID -19, já que diversos sintomas e sequelas são relatados nessa fase, tais como:

- Fadiga; 

- Dor toráxica;

- Dispneia a pequenos esforços;

- Déficits cognitivos;

- Alterações no sono;

- Alterações metabólicas;

- Redução na capacidade funcional.

A fisioterapia trabalha na reabilitação destes prejuízos por meio de técnicas, exercícios e acompanhamento individualizado do paciente, avaliando a necessidade de terapia com oxigênio, fisioterapia respiratória e cardiovascular, dependendo de cada caso. Priorizando sempre, pela qualidade de vida e retorno as atividades diárias do paciente.

Home Care

A atividade em domicílio é normalmente indicada para pacientes que possuem dificuldades ou limitações de locomoção até a clínica. O tratamento é basicamente o mesmo, caracterizado como assistência na casa do paciente, avaliando a realidade e dificuldades do paciente, desenvolvendo exercícios e atividades que promovam o tratamento de doenças ou sequelas de traumatismo no sistema esquelético, locomotor, respiratório, cardíaco entre outros. Proporcionando maior independência e autonomia, prevenindo acidentes domiciliares, além de manter o conforto e a qualidade de vida desse paciente. 

Gestantes

Para as gestantes, a indicação é a fisioterapia pélvica, que servirá para fortalecer a região do assoalho pélvico, também prevenindo doenças características dessa fase. Auxiliando, inclusive, no momento do parto.

Conte conosco

Com o VIDACIC, o convênio de saúde empresarial da ACIC, você encontra uma grande rede de profissionais credenciados, com os melhores fisioterapeutas de Cascavel para te atender e levar mais bem-estar ao seu dia a dia. 

Agende já sua consulta! Saiba mais pelo link www.acicvel.com.br/vidacic ou 3321-1480.


Contribuição para o artigo 

Endianara Dell’ Aprol

Especialidade: Fisioterapia Dermatofuncional

Clínica de fisioterapia Santa Rita de Cássia ltda.







 

 

 

 

 

 

13/10/2021 - Viviana Durante