À medida que a competitividade entre as empresas no mercado aumenta,
cresce também, o nível de exigência do consumidor. Sabendo do seu papel de
protagonismo, neste cenário tão competitivo, como o que estamos inseridos, os
clientes buscam por inovação, preço e produtos que estejam acima das suas
expectativas.
E, em meio a esta
realidade, como preparar uma empresa para atender esse novo perfil de cliente,
ganhando a sua preferência e confiabilidade?
A resposta é muito
simples, porém de grande valia se a sua intenção é melhorar os seus resultados
e fidelizar seus clientes: Invista na capacitação e na gestão da sua equipe
comercial! Como fazer isso? Acompanhe o conteúdo a seguir, que vamos te explicar!
Para iniciarmos essa
discussão é importante entendermos melhor o que é Gestão Comercial!
Então,
de forma muito objetiva, e sem delongas, gestão comercial nada mais é que a forma da empresa se relacionar com toda a
cadeia do seu setor comercial. Assim é responsável em atuar com formação de
preços, pesquisas de mercado, relacionamento com clientes e fornecedores,
definição de pontos de vendas, formas de atuação por mercado e, atuação por
tipo de consumidor/produto.
Em quais áreas a gestão comercial pode ser aplicada?
Olhando a empresa como um
todo, a gestão comercial se aplica a todos as áreas. Faz parte do planejamento
estratégico em conjunto com a busca de melhores índices e performance da
empresa. Ao estabelecermos metas de venda, estamos iniciando um processo em
conjunto com áreas correlatas, como: Compras, Produção, RH, Financeiro, etc.
Transformações constantes
Uma das principais mudanças que podemos mencionar, na área de gestão comercial, é a necessidade da presença digital que, provavelmente, é algo que veio para ficar mesmo quando a pandemia passar. A facilidade de comunicação pelos canais e a evolução da tecnologia, que cada vez permite mais formatos de nos mantermos conectados, colaboram ainda mais para o fator. Hoje precisamos estar conectados, e nossos resultados dependem disso.
Qual a
importância de uma boa gestão comercial para o posicionamento da empresa no
mercado competitivo?
Trabalhar
com gestão comercial é muito mais do que simplesmente liderar a equipe de
vendas. Tem a ver com elementos como planejamento e organização. É esse
conjunto de características que faz do gestor comercial um profissional apto a
alcançar os objetivos estabelecidos para o seu empreendimento.
Fazer uma gestão de qualidade é fundamental para que a empresa atinja degraus cada vez mais elevados e consiga se tornar uma referência em seu segmento. Trazer diferencial competitivo no momento certo para a empresa/produto/serviço e principalmente para o mercado de atuação.
Qual a
importância das empresas estarem atentas as mudanças que envolvem os processos
comerciais, e de investir no treinamento e capacitação dos seus colaboradores?
Hoje a atuação das empresas em seu mercado é baseada em informações, tudo está mudando muito rápido, principalmente a visão dos consumidores que tem acesso a inúmeras fontes de informações em apenas um clique. Uma empresa, para se manter competitiva, precisa ajustar sua equipe de vendas, com treinamentos, capacitação e informações para atender seu nicho, ou até atuar em novos mercados.
Dicas simples
de gestão comercial para você aplicar no dia a dia da sua empresa.
1º Ouça
sua equipe e seus clientes;
2º A
Venda inicia-se na Compra (planejamento é fundamental);
3º Mantenha
sua equipe capacitada em atender seus clientes;
4º Saia
do comum e inove em suas ações;
5º Seja o espelho para sua equipe comercial.
Capacitação
Se
você, assim como a maioria dos empresários tem buscado otimizar seus resultados
por meio de uma gestão comercial mais efetiva, não deixe de participar e de
inscrever a sua equipe de vendas no curso Gestão Comercial: Tenha resultados
surpreendentes, promovido pela Uniacic, entre os dias 19 e 28 de Outubro, das
19 às 22h na ACIC.
Por meio de exposição teórica, discussões em grupo e exercícios práticos, o Instrutor Fernando Maia abordará assuntos, como:
· Modelos
de negócio;
·
Definição do público consumidor e qual seu alcance
de mercado;
·
Canais de Venda;
·
Métricas e indicadores de gestão: Cultura Comercial;
·
Analisando e definindo os processos de venda;
Criação de estratégias comerciais
entre outros.
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Contribuição
para o artigo
Fernando Torquato Maia - Instrutor e especialista em Gestão Comercial
05/10/2021 - Viviana Durante