uploaded pictureÀ medida que a competitividade entre as empresas no mercado aumenta, cresce também, o nível de exigência do consumidor. Sabendo do seu papel de protagonismo, neste cenário tão competitivo, como o que estamos inseridos, os clientes buscam por inovação, preço e produtos que estejam acima das suas expectativas.

E, em meio a esta realidade, como preparar uma empresa para atender esse novo perfil de cliente, ganhando a sua preferência e confiabilidade?

A resposta é muito simples, porém de grande valia se a sua intenção é melhorar os seus resultados e fidelizar seus clientes: Invista na capacitação e na gestão da sua equipe comercial! Como fazer isso? Acompanhe o conteúdo a seguir, que vamos te explicar!

Para iniciarmos essa discussão é importante entendermos melhor o que é Gestão Comercial!

Então, de forma muito objetiva, e sem delongas, gestão comercial nada mais é que a forma da empresa se relacionar com toda a cadeia do seu setor comercial. Assim é responsável em atuar com formação de preços, pesquisas de mercado, relacionamento com clientes e fornecedores, definição de pontos de vendas, formas de atuação por mercado e, atuação por tipo de consumidor/produto.

 Em quais áreas a gestão comercial pode ser aplicada?

Olhando a empresa como um todo, a gestão comercial se aplica a todos as áreas. Faz parte do planejamento estratégico em conjunto com a busca de melhores índices e performance da empresa. Ao estabelecermos metas de venda, estamos iniciando um processo em conjunto com áreas correlatas, como: Compras, Produção, RH, Financeiro, etc.

 Transformações constantes

Uma das principais mudanças que podemos mencionar, na área de gestão comercial, é a necessidade da presença digital que, provavelmente, é algo que veio para ficar mesmo quando a pandemia passar. A facilidade de comunicação pelos canais e a evolução da tecnologia, que cada vez permite mais formatos de nos mantermos conectados, colaboram ainda mais para o fator. Hoje precisamos estar conectados, e nossos resultados dependem disso.

Qual a importância de uma boa gestão comercial para o posicionamento da empresa no mercado competitivo?

Trabalhar com gestão comercial é muito mais do que simplesmente liderar a equipe de vendas. Tem a ver com elementos como planejamento e organização. É esse conjunto de características que faz do gestor comercial um profissional apto a alcançar os objetivos estabelecidos para o seu empreendimento.

Fazer uma gestão de qualidade é fundamental para que a empresa atinja degraus cada vez mais elevados e consiga se tornar uma referência em seu segmento. Trazer diferencial competitivo no momento certo para a empresa/produto/serviço e principalmente para o mercado de atuação.

Qual a importância das empresas estarem atentas as mudanças que envolvem os processos comerciais, e de investir no treinamento e capacitação dos seus colaboradores?

Hoje a atuação das empresas em seu mercado é baseada em informações, tudo está mudando muito rápido, principalmente a visão dos consumidores que tem acesso a inúmeras fontes de informações em apenas um clique. Uma empresa, para se manter competitiva, precisa ajustar sua equipe de vendas, com treinamentos, capacitação e informações para atender seu nicho, ou até atuar em novos mercados.

Dicas simples de gestão comercial para você aplicar no dia a dia da sua empresa.

Ouça sua equipe e seus clientes;

A Venda inicia-se na Compra (planejamento é fundamental);

Mantenha sua equipe capacitada em atender seus clientes;

Saia do comum e inove em suas ações;

Seja o espelho para sua equipe comercial.

Capacitação

Se você, assim como a maioria dos empresários tem buscado otimizar seus resultados por meio de uma gestão comercial mais efetiva, não deixe de participar e de inscrever a sua equipe de vendas no curso Gestão Comercial: Tenha resultados surpreendentes, promovido pela Uniacic, entre os dias 19 e 28 de Outubro, das 19 às 22h na ACIC.

Por meio de exposição teórica, discussões em grupo e exercícios práticos, o Instrutor Fernando Maia abordará assuntos, como:

·       Modelos de negócio;

·       Definição do público consumidor e qual seu alcance de mercado;

·       Canais de Venda;

·       Métricas e indicadores de gestão: Cultura Comercial;

·       Analisando e definindo os processos de venda;

Criação de estratégias comerciais entre outros.

 

Para realizar a sua inscrição ou saber mais informações, entre em contato conosco: (45) 3321-1452 | (45) 9 9855-5553 | (45) 3321-1415 | (45) 9 9913-0263 uniacic@acicvel.com.brhttps://www.acicvel.com.br/curso/87

E faça a sua inscrição!

 


Contribuição para o artigo

Fernando Torquato Maia - Instrutor e especialista em Gestão Comercial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

05/10/2021 - Viviana Durante