uploaded pictureDesde que começamos a dar nossos primeiros passos, neste mundo, somos orientados a manter boas práticas e cuidados com o meio ambiente. Preservando as árvores, não desperdiçando água, não jogando lixo na rua... cuidado dos animais! Nosso papel quanto cidadãos conscientes na maioria das vezes, começa bem... pena, que com o passar dos anos e a vida adulta chegando, deixamos esse ensinamento tão rico, se perder pelo caminho. Cuidar da natureza é todo dia, durante toda a nossa existência. E, quando digo isso, me referido a todos os ambientes que compartilhamos: como em casa, na rua, no parque, nas escolas e também, porque não, nas empresas!

Relação meio ambiente x empresas

Desde a assinatura do Protocolo de Kyoto, os consumidores passaram a se preocupar cada vez mais com as questões ambientais, e esse cenário vem crescendo após o surgimento da Covid-19, não somente pelos consumidores, como também, pelo mercado como um todo.

A sustentabilidade nas empresas está inserida na lista de interesses da sociedade, sendo, cada dia melhor entendida e discutida. Neste sentido, uma forma de impactar positivamente o mercado é garantindo ao cliente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, por meio de selos de certificação ambiental, oferecendo um diferencial.

Entenda melhor...

A certificação ambiental consiste em avaliar e adequar o desempenho ambiental da empresa. Desse modo, a certificação ambiental é vista como uma garantia para o consumidor, pois comprova as boas práticas ambientais da empresa, atestando que o seu negócio não apenas cumpre a legislação ambiental, como também se preocupa com os seus processos internos de gestão e sustentabilidade.

Benefícios

Dentre os benefícios de implantar a certificação ambiental em sua empresa, destaca-se:

- Diferencial de mercado;

- Otimização dos processos produtivos;

- Posicionamento da marca frente aos concorrentes;

- Marketing Verde;

- Melhor desempenho ambiental;

- Acesso a mais linhas de crédito;

- Melhoria da organização interna;

- Economia.

Os 17 objetivos sustentáveis: quais são?

Os debates nacionais e internacionais relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), vem ocorrendo desde 2015, onde a Organização das Nações Unidas (ONU), entendendo que os impactos e indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos seriam negativos quanto ao futuro das próximas gerações, propôs que os 193 países membros assinassem a Agenda 2030.

Essa agenda contempla um plano global composto por 17 objetivos (ODS’s) e 169 metas para que os países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os setores até 2030.

Mas afinal, você sabe o que são e por que existem esses objetivos?

uploaded pictureCada objetivo e suas referidas metas apontam diferentes aspectos que estão diretamente ligadas pelo fato de serem essenciais para a possibilidade de uma sociedade sustentável e resiliente. Os países membros da ONU assinaram a agenda 2030 e se propuseram a cumprir e alcançar as metas dos 17 objetivos propostos visando atender as premissas do desenvolvimento sustentável afim de atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. É possível vivermos em um mundo sustentável, com um ambiente mais saudável, e uma sociedade justa e inclusiva, mas, para isso, é preciso desenvolver uma consciência coletiva de sua importância e acessibilidade.

Sustentabilidade na Prática

Agora que você entendeu melhor a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que tal descobrir como sua empresa pode contribuir e aplica-los em seu dia a dia? Então participe de 15 à 17 de novembro, na ACIC, do curso Sustentabilidade Empresarial, promovido pela Uniacic, das 19 às 23h, de forma presencial. No treinamento prepararemos  a sua empresa afim de que ela identifique seus pontos fortes e fracos e após a análise da situação atual, consiga, através das práticas que serão abordadas, implementar ações voltadas a sustentabilidade em seus processos com um plano de ação eficaz e acessível. Entre em contato com a Uniacic, pelos contatos: (45) 45 3321-1452/ 99855-5553/ 99913-0263 e descubra como a sustentabilidade empresarial pode ser vantajosa para  o planeta e para o seu negócio!

Fonte: https://plan.org.br/conheca-os-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

Contribuição:  Bruna Saara Oliveira - Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho

e Ana Cé - Engenheira Ambiental e mestre em Tecnologia Ambiental- Empresa incubada no Acic Labs.

27/09/2021 - Viviana Durante