É verdade que
muitos negócios são feitos de forma digital e isso tem muitas vantagens tanto
para os clientes como para as lojas e empresas. Outra opção de ter negócios,
são as lojas físicas, que, desde que o mundo é mundo elas existem e ainda terão
espaço por muito tempo. Neste sentido, queremos aqui destacar, não um
comparativo entre negócios digitais e negócios físicos, mas queremos sim,
discorrem sobre a opção pelas lojas e negócios físicos e como mantê-los e torná-los
competitivos.
Vale ressaltar também, que as lojas e negócios físicos podem oferecer várias diferenciais que não são encontrados no mundo digital, por isso, se faça valer deles. Assim sendo, serão apresentados a seguir várias estratégias que certamente lhe ajudarão a dar um UpGrade em seu negócio e contribuirão como estratégias para manter e conquistar novos clientes.
Existem estratégias certeiras que, se feitas corretamente, te ajudam a cumprir esse desafio com sucesso. Aliás, são cinco os desafios:
1. Atrair os clientes para a loja com uma boa vitrine e fachada;
2. Atrair os clientes usando a internet;
3. Prestar um bom atendimento;
4. Fazê-lo fechar uma venda;
5. Torná-lo fiel à sua marca.
As dicas a seguir foram selecionadas pensando nesses cinco desafios. E no final, temos uma dica extra para você. Então, mãos à obra!
Confira as dicas de como atrair clientes para a loja física:
1. Conheça realmente o perfil e a persona do seu cliente - antes de pensar em colocar em prática aquele monte de estratégias de publicidade, propaganda e marketing, você realmente precisa saber quem é o seu cliente. Você saberia responder a essa pergunta neste exato momento? Na prática, você pode conhecer esse perfil realizando pesquisas de mercado, tanto com os seus atuais clientes quanto com os em potencial. Descubra tudo: necessidades, sonhos, desejos, medos, hobbies, atividades, produtos que consome… Dessa forma, ficará muito mais fácil atrair a atenção deles com um marketing que vai de encontro ao que eles precisam. Olha um exemplo de buyer persona interessante, levantada a partir de pesquisas.
2. Faça ações promocionais diferentes - as ações promocionais são sempre boas maneiras de como atrair clientes para loja física, mas você pode diversificá-las.
Por exemplo:
Monte kits de produtos com preços atraentes;
Crie sistemas de fidelidade e pontuação;
Promova sorteios mediante a compra de alguns itens;
Dê brindes de produtos que você precisa promover
quando o cliente comprar um item de determinado valor;
Faça promoções estratégicas sempre
que chegar novos produtos na loja (assim, você tem a chance de vender os
produtos em estoque, e, ainda, de o cliente levar os novos itens, mesmo que em
uma próxima ocasião).
3. Ofereça novidades, mas não abra mão dos clássicos de vendas - mas o que é um diferencial? Essa resposta depende do seu segmento de mercado. Pode ser, por exemplo, a qualidade dos produtos, a variedade deles, as formas de confecção, os diferenciais no atendimento… É algo que torna a sua empresa única no meio da concorrência. Invista em novidades, mas também não se esqueça dos clássicos de venda – aqueles produtos que ajudam a manter uma clientela fiel e te transformam em uma autoridade no mercado.
4. Utilize o marketing boca a boca - atualmente temos tantas estratégias eficientes de marketing que nos esquecemos de utilizar aquele que continua sendo extremamente eficaz: o marketing boca a boca. Mas como fazer isso espontaneamente? Oferecendo um diferencial em sua loja física, conforme falamos na dica anterior. Sempre pense assim: será que esse diferencial está fazendo com que os clientes se sintam tão satisfeitos a ponto de incentivarem amigos e familiares a se tornarem também clientes? Além disso, você também pode realizar algumas promoções de indicação de clientes. Por exemplo: o cliente compra, ganha desconto e o amigo que ele indicar também ganha. Pense em estratégias assim, mas realmente ofereça um diferencial, combinado?
5. Não exagere no atendimento ao cliente - saber como atrair clientes para loja física também diz respeito a um atendimento equilibrado. Aliás, o desequilíbrio nesse quesito é uma das principais queixas dos consumidores em relação a estabelecimentos físicos.
Mas o que significa não exagerar? Significa:
* Ser profissional;
* Não ser mal educado em hipótese alguma;
* Não levar as críticas para o lado pessoal;
* Ser ágil no atendimento;
* Compreender o problema do cliente, realmente ser
empático e tentar ajudar;
* Não ficar grudado no cliente o tempo todo, gerando
desconforto nele.
6. Participe de feiras e eventos para saber como atrair clientes para loja física - participar de feiras e eventos também é uma das dicas de como atrair clientes para loja física. Dessa forma, você demonstra estar antenado com o mercado, faz novas parcerias, e, de quebra, consegue promover ações e campanhas para conquistar mais clientes. Na prática, participe tanto de eventos ligados ao seu setor quanto de outros setores.
7. Faça unboxing de produtos nas redes sociais da loja - nem é preciso dizer que a sua marca também precisa estar presente nas redes sociais, não é mesmo? Essa é uma dica fundamental de como atrair clientes para loja física. Mas saiba que promover vídeos (e até lives) de unboxing de produtos é uma estratégia poderosa para atrair o consumidor.
O unboxing é um vídeo que você faz abrindo a caixa
do produto e mostrando suas características. O ato de desembrulhar a caixa de
um objeto que é o desejo de muita gente gera nas pessoas uma grande vontade de
também adquirir o produto.
8. Não se esqueça das datas comemorativas - uma dica simples de como atrair clientes para loja física é se planejar com a devida antecedência para as principais datas comemorativas, tanto do comércio quanto as datas especiais para a sua loja. Nesse caso, você pode criar promoções diferentes, ações especiais (por exemplo, um café da manhã no Dia da Mulher para as suas clientes) e caprichar na fachada da loja chamando atenção da temática do momento. Para isso, utilize infláveis promocionais, pois são produtos inovadores e que conseguem desempenhar esse papel de atração a um bom custo-benefício.
9. Atenção à fachada da loja - a identidade visual da sua marca precisa estar presente na fachada da loja – e ela precisa estar lá de um jeito criativo, pois, além de ser uma dica de como atrair clientes para loja física, também é uma maneira da marca permanecer na mente dos consumidores e ser facilmente lembrada. E quando falamos sobre fachada, a vitrine e a iluminação também fazem parte do pacote. Afinal, lojas muito escuras prejudicam a visibilidade e lojas muito claras podem ofuscar a visão ou até mascarar a qualidade do produto exposto. Quanto à vitrine, vale a pena focar em temas sazonais, como, por exemplo, as datas comemorativas, novas coleções e lançamentos. Lembre-se: quase 80% do poder de decisão do consumidor entre entrar ou não na loja é feito por conta da vitrine. E sempre coloque preço nos produtos expostos – não colocar pode causar uma imagem negativa, e, ainda, ferir o Código de Defesa do Consumidor. Capriche, também, em letreiros informando sobre promoções, liquidações, queimas de estoque e outras ações para atrair clientes para loja física. Mas tenha cuidado para eles não ofuscarem os demais elementos da vitrine.
10. Invista em e-mail marketing - o e-mail continua sendo uma ótima ferramenta para você atrair mais clientes para a sua loja física. Para isso, é importante que você sempre realize um cadastro de todos os seus clientes da loja e conheça as preferências e hábitos de compra de cada um deles em seu empreendimento. Então, basta dividir esses clientes em grupos segmentados (por tipo de produtos, por exemplo) e passar a enviar promoções, dicas e ofertas a eles. Apenas tenha o cuidado de sempre pedir a autorização desse cliente para o envio do e-mail no momento do cadastro e cuide para não exagerar no envio e ter seus e-mails marcados como spam.
11. Saiba como atrair clientes pela internet - mesmo que a sua loja atue apenas de forma física, é preciso saber como atrair clientes pela internet. Afinal, os seus consumidores também estão lá. Por isso, é importante investir em estratégias de divulgação, tais como: Google Meu Negócio, Google Ads, E-mail, Redes sociais, Aplicativos de mensagens, Site e blog da loja física, Instagram, WhatsApp Business.
Dica Extra: invista em
bandeira personalizada e em infláveis promocionais para atrair clientes. Aprender
a como atrair clientes para loja física também significa saber quais são as
melhores ferramentas de divulgação da sua marca. Nesse caso, que tal investir
em kits contendo wind banner + inflável promocional? Também chamado de
wind flag, o wind banner é uma
bandeira personalizada com a identidade visual da marca, que fica fixada em uma
estrutura de haste giratória e apoiada em uma base. A bandeira promove um
efeito interessante sob a ação do vento em ambientes externos.
Participação e contribuição para o artigo
Consultor Empresarial Especialista em Marketing
19/07/2021 - Viviana Durante