Empresário (a), você já pensou em participar de processos licitatórios?
Se a resposta for sim, temos um conteúdo com várias dicas sobre como dar os primeiros passos, neste processo. Agora, se a resposta for não, o artigo também é para você, já que temos certeza que mudará de ideia e até vai começar a pensar melhor sobre o assunto :) Vamos então conferir?
Garantia de pagamento,
chances de bons lucros, redução de custos com publicidade, garantia de recebimento,
transparência em todo processo e expansão da empresa no mercado. Esses são
apenas alguns, dos inúmeros benefícios que a sua empresa poderá ter, ao
participar de um processo de licitação para oferta de produtos ou serviços.
Quer saber mais sobre o assunto e de que forma sua empresa poderá se beneficiar ao participar dos processos de licitação da sua cidade? Então fica com a gente que vamos te dar todos os detalhes no conteúdo a seguir. Hoje, contamos com a participação especial de Janete Felippe de Andrade, especialista credenciada ao Sebrae/PR. Agradecemos desde já pela sua companhia e desejamos uma ótima leitura!
No que consiste um processo de licitação?
Consiste em duas fases distintas: Interna e Externa. A fase
Interna é quando alguém dentro do órgão Público, sente a necessidade de comprar
determinado produto/serviço e emite uma solicitação de compras até a Publicação
do Edital que traz as regras da licitação e inaugura a fase externa do processo
licitatório. Essa fase externa, consiste no período de divulgação do edital,
passa pelo momento da disputa ( eletrônica ou presencial) e vai até a entrega
do objeto licitado e arquivamento do processo.
Sim, qualquer empresa poderá participar da licitação. Desde
que, é claro, atenda os requisitos constantes no edital e se sujeite as normas
nele contidas.
Quais os requisitos para participar?
- Possuir o CNAE – Codigo Nacional de Atividade Economica
Contrato Social condizentes com o objeto constante no edital;
- Ter CND – Certidão Negativa de Débitos ou Certidão
positiva com Efeito de negativa vigentes no dia do Certame. Para as MPEs –
Micro e Pequenas Empresas existe o benefício da Regularização Fiscal Tardia, constante na Lei Complementar 123/2006 de 5 dias úteis, podendo ser prorrogado
por mais 5 dias úteis (a critério da administração) para regularização e
apresentação das Certidão Negativa ou Certidão Positiva com efeito de negativa;
- Apresentar toda a documentação exigida no Edital para
efeito de Habilitação;
- Apresentar proposta de preços em tempo hábil constantes no Edital.
Uma empresa MEI, pode participar do processo?
Pode. O MEI, como qualquer outra empresa, deve analisar as suas condições reais de participação e entregar o objeto de acordo com o exigido no Edital.
O processo é moroso e burocrático?
Após vencer uma licitação, ela pode ser anulada ou revogada?
Pode. O órgão público poderá fazer isso através de tramites internos com a devida justificativa. No entanto, isso não é muito corriqueiro, pois, existe todo um custo financeiro e econômico para que o certame aconteça.
- Novo cliente;
- Aumento no faturamento de sua empresa;
- É um cliente que deixa claro como pretende comprar e pagar
o seu produto;
- Cliente que existente nos três âmbitos da Federação: União, Estados e Municípios.
Oportunidades perdidas por falta de conhecimento
Muitos empresários, especialmente das MPEs – Micro e Pequenas Empresas possuem muitas crenças que não são verdadeiras, como: o órgão público compra somente de quem ele quer, que as compras são direcionadas, que o órgão público não paga... e por aí vai. É preciso buscar conhecimento com quem entende do assunto, como contadores, SEBRAE e empresas especializadas do ramo. O conhecimento está em mãos, é só o buscar.
Ajuda especializada
O especialista certamente reduzirá os erros no processo, os quais,
excluem o empresário da licitação. O simples fato de ler e interpretar adequadamente
um edital fará toda a diferença ao participante. Exemplo:
- “Onde buscar a documentação exigida”?
- “Como fazer o cadastro nos portais eletrônicos de compras”?
- “Como enviar uma proposta e subir a documentação na
plataforma?”
São muitas ações que, com o auxílio de um especialista, fica bem mais tranquilo. Agora cuidado! Existem muitos oferecendo este trabalho sem condições de cumpri-lo. O ideal é buscar um profissional que já tenha prestado este tipo de serviço antes, ou uma entidade que tenha os cuidados necessários ao oferecer este serviço.
Sou empresário e gostaria de começar a participar de processos de licitação, quais os passos que precisarei tomar?
- Leia o edital;
- Analise o risco de participação na licitação;
-Faça o cadastro nos portais de compras;
- Insira a proposta e documentos de habilitação;
- No caso de ser pregão, tenha claro até onde pode ir com o
seu preço e vá até aí. Nada mais;
- Participe da disputa;
- Acompanhe a sua habilitação. (verificação de seus
documentos);
- Entregue o produto de acordo com o constante no edital;
- Regularize seu negócio;
- Busque treinamento sobre isso;
- Aprenda a fazer o preço de venda do seu produto;
- Conheça o seu mercado;
- Pesquise se ó órgão que pretende vender está pagando em
dia;
- Aprenda com o processo.
Participação e contribuição para o artigo
Janete Felippe de Andrade
Bacharel em Ciências Contábeis, Pós Graduada em Educação a Distância e Liderança e Coaching;
MBA em Gestão Pública e Gerência de Cidades;
Especialista em Gestão Econômica Financeira. Coaching
Empresarial, Empresária, Consultora e Instrutora em Políticas Públicas.
21/06/2021 - Viviana Durante