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Leitor, no artigo da última semana, conversamos sobre as transformações que vem ocorrendo no mundo e de que forma isso vem impactando em diferentes cenários, incluindo o do mercado de trabalho. 

E, seguindo deste mesmo princípio de discussão, é correto afirmar que se o mercado de trabalho e o perfil profissional dos trabalhadores mudaram, inevitavelmente os processos internos das empresas também precisaram se adequar as novas tendências organizacionais.

Entre as principais mudanças, podemos relacionar a própria estruturação do setor de RH. Por muito tempo, ele foi reconhecido como o responsável direto por todas as ações de contratações, demissões e demais assuntos burocráticos que envolviam o relacionamento entre colaborador e empresa. Quem aqui já não sentiu aquele frio na espinha ao ser chamado no final dia, pelo responsável do Recursos Humanos rsrsrs?! Felizmente essa má “fama” da área, vem mudando com o tempo, e hoje, para a felicidade dos profissionais que trabalham nela, o seu papel passou por grandes transformações, elevando seu grau de importância e tornando-o protagonista nas decisões estratégicas das empresas. Então, agora você já sabe, quando receber aquela ligação ou solicitação de comparecimento vinda do setor de RH, respire tranquilo (a), pois a notícia pode não ser ruim como você imaginava.

Analogias e brincadeiras a parte, já deu para perceber com tanto spoiler, que o conteúdo desta semana está recheado de informações relacionadas ao RH. E se você, assim como a gente, curte esse tema, te convidamos a continuar acompanhando o artigo de hoje. Nele, vamos mostrar muitas novidades, tendências e transformações que te deixarão expert no assunto. Vamos conferir?

O que é e o que faz o Departamento Pessoal?

O Departamento Pessoal (DP), é uma área estratégia para qualquer empresa. Trabalham nessa área profissionais especializados na gestão de processos administrativos e de legislação trabalhista. As principais atividades do Departamento Pessoal são: processo de admissão; gerenciamento de férias, licenças e afastamentos; controle de encargos sociais e trabalhistas; controle de impostos, taxas e contribuições; folha de pagamento; e, controle da jornada de trabalho (ponto).

O que faz o Recursos Humanos? Qual a diferente entre ele e o DP?

O Departamento de Recursos Humanos é responsável por estabelecer uma relação entre a empresa e seus colaboradores, garantindo assim um ambiente organizacional que promova o bem-estar de todos, gerando o engajamento e fidelização. Também promove o desenvolvimento das competências profissionais  dos colaboradores.  Nesse aspecto, o RH tem a missão de desenvolver a capacidade produtiva dos colaboradores, fazendo com que eles possam exercer todo o seu potencial.

 O Departamento de Recursos Humanos contempla todos os subsistemas inerentes ao gerenciamento das equipes de colaboradores da empresa, enquanto o Departamento Pessoal é um destes subsistemas – responsável pela rotina administrativa legal, relacionada a legislação trabalhista.   

E gestão de Pessoas, o que o difere entre os outros dois setores?

A gestão de pessoas ou gestão de gente tem o foco nos colaboradores, mais especificamente na pessoa. O objetivo principal é promover a fidelização do colaborador com a empresa. Para isso são utilizadas ferramentas e técnicas focadas no indivíduo. Busca equilibrar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização. Para tanto, são estabelecidas ações como: Employer Branding (marca empregadora); programa de benefícios, treinamentos e desenvolvimento; experiência do colaborador; avaliação de desempenho; trilha de carreira; pesquisa de clima organizacional; programa de feedback e comunicação assertiva; entre outras ações.  

Entre os três setores, existe o que é mais importante? 

Todos são equiparados em importância, cada um tem a sua contribuição no gerenciamento das equipes nas empresas. O Recursos Humanos contempla todas as ações. Para que ele tenha resultados, precisa de um departamento pessoal que zele pelas questões legais trabalhistas, evitando assim passivos e desconfortos com os colaboradores, por exemplo, por erro em folha de pagamento. A Gestão de Pessoas possui o foco no individual, busca entender e propor soluções que gere a satisfação e automotivação do indivíduo enquanto colaborador. Em resumo, podemos definir então:

Recursos Humanos: Garante o gerenciamento de todos os subsistemas do departamento;

Departamento Pessoal: Garante os processos burocráticos e legislação trabalhista e normas;

Gestão de Pessoas: Foca no indivíduo e na sua experiência e engajamento na empresa.

Formação ideal

A maioria dos profissionais da área de Recursos Humanos possui formação, em áreas como: Psicologia, Direito, Administração, Serviço Social, Contabilidade, Pedagogia, RH, entre outras. Contudo, nos últimos anos tivemos a entrada de profissionais com formação na área de ciências exatas, como: Engenharia, Química, Matemática e outras. Este fenômeno se dá, por exemplo, pela exigência do Departamento de Recursos Humanos em desenvolver KPIs (indicadores chaves de performance) para o melhor gerenciamento do departamento.       

É possível um mesmo profissional integrar os 3 papéis?

Irá depender do profissional e da sua habilidade de desenvolver competências técnicas e comportamentais. Exemplo disso é o profissional do departamento pessoal, o qual utiliza competências técnicas por conta de cálculos, legislação, normas etc. Diferente da área de gestão de pessoas, que exige competências mais comportamentais.  Há uma maior facilidade de desenvolver competências técnicas do que as comportamentais. Exigindo do profissional técnico um maior esforço para desenvolver competências, conhecidas como Soft Skills.

Por que investir em gestão de pessoas?

É cada vez maior o número de clientes exigentes e cada vez mais curiosos, um mercadocompetitivo e adverso. Soma-se a isso a dificuldade de encontrar talentos para contratação. Sobreviver a este cenário exige contar com uma equipe de colaboradores engajados e fidelizados com a empresa. A Gestão de Pessoas é estratégica para cuidar das equipes, com uso de instrumentos, ferramentas e técnicas para melhorar a qualidade da relação colaborador-empresa. 

Estruturação inicial 

Se a empresa já contar com um RH ou Profissional que represente este departamento, ela pode iniciar elaborando ou multiplicando sua Missão, Visão e Valores. O que a empresa faz, a sua missão, onde quer chegar, sua visão, e os seus valores, a base de suas ações. Essa ação direcionará todas as demais atividades da Gestão de Pessoas. Com a clareza de onde a empresa deseja chegar, por exemplo, ela irá contratar profissionais que possam contribuir com esta meta, bem como, irá treinar a sua equipe em direção a este objetivo.

Pode-se também estruturar a área de gestão de pessoas com alguns pilares, entre eles: 

a. Recrutamento e Seleção;

b. Marca Empregadora (experiência do colaborador);

c. Cultura de inovação;

d. Plano de Carreira ou crescimento estruturado;

e. Treinamento e Desenvolvimento;

f. Ambiente de trabalho agradável e saudável;

g. Avaliação de Desempenho;

h. Reconhecimento e feedbacks constantes;

i. Plano de benefícios não apenas monetário, mas focado também no bem-estar.

Se a empresa não contar com um Departamento de RH, ou mesmo, com um profissional que desenvolva as atividades de responsabilidade deste departamento, a sugestão é contratar ou nomear algum profissional da empresa que tenha o perfil adequado para estas atividades, ou então, contratar uma consultoria especializada em Gestão de Pessoas. 

Gestão de pessoas e resultados financeiros

Treinamento e desenvolvimento é um dos principais pilares da Gestão de Pessoas, com ele é possível desenvolver as habilidades  e competências dos colaboradores, gerando engajamento, fidelização e com isso melhores resultados para organização. O processo se inicia com o levantamento das necessidades de treinamentos com as equipes de liderança, RH, gestores e com os próprios colaboradores. Com estes dados em mãos, elabora-se o programa de treinamento e desenvolvimento. Este programa pode ocorrer por meio de: programa de treinamentos modulares, palestras, bolsas de estudo, etc. Lembrando sempre em alinhá-lo à Missão, Visão e Valores da organização.   

A falta de gestão de pessoas pode ocasionar:

 - Equipe desqualificada; perda de clientes pela falta de atendimento adequado; alto custo com processos de demissão e reposição do quadro de colaborador; imagem ruim da marca empregadora e falta de aderência (fit entre colaborador e empresa) são alguns dos problemas possíveis a serem enfrentados pelos empresários que não investirem no capital humano de suas empresas. 

Pense nas pessoas. Ganhe em resultados!

Para que uma empresa possa entregar o seu produto ou serviço com excelência para os seus clientes, é necessário que seus colaboradores estejam capacitados, atualizados, engajados e se sintam parte da empresa, e principalmente: que tenham um propósito dentro da organização. Todo o resultado passa necessariamente pelas mãos dos colaboradores, eles podem ser um agente de crescimento e produtividade em uma empresa. Investir em ações de desenvolvimento e valorização meritocrática, é um caminho para que isso aconteça. 



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     Participação e contribuição para o artigo 

     Ronaldo Reis da Cruz  (Psicólogo Organizacional); 

     Empresa Rheis Gestão de Pessoas;

     Especialidade: Consultoria em Gestão de Pessoas, Treinamentos

     Desenvolvimento de Lideranças e Equipes. 


11/05/2021 - Redação: Viviana Durante