uploaded picture"O consumidor é a alma do negócio”, já diziam os nossos pais e avós. Independentemente do segmento em que a empresa atue, do seu porte ou período de atuação, por trás de um grande case, lá estará ele, o cliente, ocupando o papel de protagonista no concorrido cenário do mercado competitivo.

Mas cá entre nós, este personagem (consumidor) pode demonstrar um pouco de “estrelismo”, deixando a cena da sua empresa facilmente, caso perceba que o seu papel não esteja recebendo o destaque que merece. Neste momento, o roteiro pode mudar de contexto, pondo em risco todo elenco (pessoas que compõe o negócio) e sua credibilidade frente ao público que o acompanha.

Agora, analogias a parte, fica nítido então que sem o consumidor não existe empresa, nem case de sucesso e muito menos um empreendedor em ascensão. Visto isso, como é possível alcançar esse consumidor e fazer dele o grande protagonista do seu  negócio? Como dar a ele um papel de destaque mesmo com tantos desafios no cenário do empreendedorismo atual? 

Para implementar uma cultura empresarial que coloque o consumidor no cenário central da organização e evite essa tendência de evasão, algumas ações podem e devem ser implementadas. Nós separamos algumas delas, e vamos te mostrar na sequência...

Crie cenários 

No dia 15 de Março comemora-se o dia do Consumidor, e por que não criar estratégias de reconhecimento nesta data? Se o objetivo for comemorar, isso remete a ganhar algo, então seguir esta lógica me parece bem interessante. Você pode fazer algo como:

- Criar um ambiente diferente e especial em sua loja/ negócio que remeta a festividades (decorações especiais);

- Fazer uma condição especial para quem já é cliente. Tire uma relação dos clientes que já compram em sua empresa, enviei um convite para ele (a) e ofereça um benefício, (uma condição de pagamento diferenciada, por exemplo);

- Fazer sorteio de um jantar,  também é uma boa opção;

- Outra dica é fazer parceria com outro estabelecimento, por exemplo: “Compre em minha loja e ganhe 15% de desconto em um salão de beleza”.

Atrair ou reter?

Atrair clientes significa fazer ações que tragam novos clientes para uma empresa. Já Fidelizar, é desenvolver ações de relacionamento para manter seus atuais consumidores ativos.

Tanto atrair clientes como fideliza lós, são importantes, pois geram vendas e é disso que qualquer empresa precisa para sobreviver no mercado. Ao analisar as vendas de modo geral, percebe-se que em média, 70% delas são realizadas para quem já fez negócios com você e apenas 30% são representadas por novos clientes. Isso significa que fidelizar é sempre mais importante e precisa estar em primeiro lugar em sua lista de prioridades. 

Estabeleça e organize processos

De nada adianta ter uma boa equipe de vendas se não houver gestão dela, cada um fará do seu jeito e terá muitos problemas pela frente. 

Ao contrário disso, uma boa organização de equipes de vendas, passa pelo menos por: contratação, capacitação, integração, reuniões, metas, campanhas, acompanhamento e controle.  Isso tudo com a participação de um gestor e de uma ferramenta que pode sim ser uma planilha, um sistema ou até mesmo um simples quadro.

Crie vínculos com o cliente

Do início até o fim quem mais e melhor conhece o cliente é quem atende e vende para ele. Assim sendo, a forma mais eficiente é que este vendedor faça a gestão de sua carteira, que atenda, venda, realize as trocas, envie condicionais, entre em contato para a resolução de possíveis problemas, convide este cliente a voltar para loja, envie ofertas e promoções, parabenize-o em seu aniversário etc. Mais do que vender, é necessário estabelecer um relacionamento duradouro e efetivo com esse consumidor.

Encante e fidelize seu cliente com...

- Um atendimento de forma imediata e com simpatia;

- Respondendo suas mensagens em curtíssimo espaço de tempo;

- Sempre, mas sempre mesmo, respondendo ou transmitindo uma mensagem que você possa ajudá-lo naquele momento;

- Oferecendo mimos – pequenos brindes ou cortesias sempre que possível;

- Apresentando novidades com frequência;

- Não esperando o cliente retornar. É você quem precisa contatar novamente seu cliente;

- Não esquecendo de avisar seus clientes nas promoções;

- Sendo ágil ao atender ou dar retorno;

- Cumprindo o que você prometeu;

- Criando uma carteira de clientes especiais, com os que compram e gastam mais.

Arrisque – Não tenha medo do novo

O que fica muito evidente neste período de crise, que estamos vivendo, é que a dificuldade maior fica para as empresas que não fazem nada de diferente, que esperam para ver o que vai acontecer ou para aquelas que terceirizam responsabilidades.

A regra  é bem simples: Faça, faça mesmo... faça com vontade! Não fique esperando a crise passar – até porque, pode vir outra, na sequência! Então realize algo novo, arrisque mais, envolva a sua equipe e mude o direcionamento sempre que necessário. Invista em novos cursos, corra em busca de outras realidades, coloque ações em prática e deixe de lado aquela frase que  insiste em rondar os nossos pensamentos, que é o tal do “Ah se...” 


Lembre-se sempre, “tem poder, quem age”! 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

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Participação e contribuição para este artigo

Heladio Balerini  

Especialista em Marketing e Vendas.

15/03/2021 - Viviana Durante