uploaded pictureA pandemia causada pelo novo coronavírus chegou sem avisar! Entrou sem pedir licença em nossas casas, locais de trabalho nos deixando perplexos frete a tantas mudanças em tão curto espaço de tempo. Mexeu com a nossa rotina, vida social e principalmente com a saúde mental e econômica de todo o mundo. 

Dados em nosso país

O meio empresarial, foi sem dúvida, um dos mais impactados nos últimos meses. Para se ter uma ideia, desde que a pandemia chegou ao Brasil, no primeiro trimestre de 2020, mais de meio milhão de empresas fecharam as portas, segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entre os setores mais prejudicados neste período, estão o de serviços, seguido pelo de indústria e por último o de comércio. 

Olhar para 2021

Como comentamos a pouco, a pandemia chegou para transformar TUDO e a TODOS. Reavaliamos e reformulamos muitas coisas, entre elas a nossa forma de aprender, trabalhar, viver em sociedade e até o nosso modo de empreender! As empresas de todo o mundo precisaram, a toque de caixa, mudar seus processos, rever suas despesas e analisar o cenário que, a partir dali, passaria a ser o “novo normal”. Muitos, como mencionamos, não conseguiram se adequar, outros, por sua vez, fizeram do momento  a oportunidade perfeita para melhorar e crescer. E, temos ainda, aqueles empreendedores que seguem na difícil encruzilhada entre manter o seu negócio aberto- mesmo com dificuldades e inseguranças, ou, de fechar as portas e fazer parte da triste estatística que acomete  grande parte dos empresários do nosso país.

Agora, analisando este cenário, perguntamos: em qual dessas realidades a sua empresa está inserida? 

Embora o momento  seja incerto, independentemente de qual seja a sua situação atualmente, podemos afirmar que sim - existem meios eficazes de oferecer uma direção  clara e precisa para o melhor desempenho do seu negócio. Mas, cabe aqui um alerta: Não há mais tempo para espera, é o momento de pensar no futuro e buscar por uma Consultoria Empresarial especializada. 

No que consiste a Consultoria Empresarial e por que ela é tão importante?

A consultoria presta auxílio as empresas para facilitar as tomadas de decisões gerenciais e nortear soluções que contribuem para o aumento do desempenho. Para facilitar o entendimento, faremos uma analogia com o cuidado que deveríamos ter com a nossa saúde. Vamos lá...

Geralmente, quando visitamos o médico? É evidente, quando estamos doentes, sentindo algum incomodo, dores ou nos machucamos, não é mesmo? Se realizássemos as consultas de forma preventiva, evitaríamos grande parte das dores, doenças e sofrimentos desnecessários. Com a consultoria empresarial é a mesma coisa. Se aplicada de forma recorrente, com o empresário colocando em prática as orientações, ela servirá como método preventivo ao invés de curativo, evitando inúmeros problemas de saúde na gestão de qualquer empresa. 

Vejamos alguns exemplos:

Para quem tem interesse em abrir um novo negócio, a consultoria de análise de viabilidade permite maior segurança quanto ao sucesso do novo empreendimento, pois reduz e elimina riscos não calculados, estrutura um planejamento a curto prazo, exige que o futuro empresário conheça o mercado, entre outros pontos que determinam a gestão adequada para uma empresa que pretende ter sucesso.

E para as empresas que estão abertas, da mesma forma, a consultoria atua de forma preventiva, mas também deve ser utilizada para manutenção da gestão empresarial nas diferentes áreas, como: marketing, finanças, pessoas, processos, mercado, layout entre outros. Ah, e o mais importante, a consultoria tem o grande objetivo de pensar, planejar e orientar o empreendedor quanto a novas oportunidades, produtos e expansão de mercado. Ou seja, ela além de apoiar na sustentabilidade empresarial, pode e deve estar atenta ao mercado de forma a contribuir para o crescimento saudável do negócio. 

Sou empresário (a), e minha empresa está em pleno crescimento, mesmo neste cenário positivo, a busca por orientação especializada ainda é importante?

A busca pela melhoria deve ser constante e incansavelmente reavaliada. E é aí que a consultoria especializada faz toda diferença, primeiro porque prioriza e garante que na agenda do empreendedor, ele invista tempo em ser analítico e estratégico. E melhor ainda, isso será realizado com a orientação de em profissional especialista, capaz de analisar, avaliar e construir juntamente com o Empresário planos para correção, melhoria e/ou expansão do negócio. Mesmo que a empresa esteja em um excelente estágio de faturamento e com uma gestão estável, a consultoria tem a competência de apresentar uma visão externa que não esteja “contaminada” com o dia a dia do negócio. Além é claro, de explorar e apresentar as tendências de mercado, novas ferramentas, oportunidades e caminhos que muitas vezes são simples, mas que na correria, na preocupação de fazer e executar as tarefas diárias, o empreendedor não observa, pois a operação toma todo o espaço que poderia ser utilizado para inovar.  

Qual o processo de uma consultoria? 

Geralmente inicia-se o trabalho de consultoria com uma boa primeira conversa, podendo ser in company, presencial ou mesmo online. Esse momento é utilizado para fazer um diagnóstico da gestão empresarial, por isso é sugerido que a entrevista seja realizada com o proprietário e seus sócios, se for o caso. Com isso, é possível levantar o modelo de negócio, o perfil de gestão e, claro, as dores que o empreendedor apresenta e que a consultoria poderá atender. A partir disso, é construído junto ao empresário, um plano de melhoria, que poderá ser composto por consultorias de diferentes áreas, oficinas e reuniões que envolvam mais pessoas da equipe de trabalho. Isso é construído de forma personalizada, de acordo com as possibilidades e necessidades da empresa, por isso é indispensável a participação do Empresário que é o tomador de decisão e que possui a visão sistêmica do negócio. Lembrando que o processo de consultoria é para ser utilizado para consulta e não para execução. O processo de aprendizado se dá pela orientação do Consultor e execução por parte da empresa. A intenção é que as técnicas e ferramentas repassadas, tornem-se hábitos e passem a compor o processo natural da gestão. 

Quais são as “dores” das empresas quando elas procuram por uma Consultoria Empresarial?

O maior deles, de longe, está relacionado as dificuldades de gestão financeira. E geralmente a causa não está no financeiro, mas, sim, em diferentes pontos e falhas na gestão e que acaba refletindo no caixa, que é a forma mais concreta e fácil do empreendedor constatar que a empresa está passando por dificuldades. 

A causa para problemas financeiros pode estar em diversas situações, como custo de operação, formação do preço de venda, controle de caixa, falta de indicadores financeiros, volume alto de estoque, entre outros. 

E, neste contexto, mais uma vez, a consultoria preventiva se mostra indispensável, pois o monitoramento constante trará para a área de consciência do gestor, como está a saúde financeira da sua empresa. Além disso, a consultoria tem a habilidade de criar e analisar indicadores para melhores e mais seguras tomadas de decisões. Como por exemplo, a capacidade de investimentos, pagamentos, retiradas e expansões. 

6 motivos para investir em uma Consultoria Empresarial

- Previne riscos e apresenta indicadores seguros para tomada de decisões;

- Instiga e mantêm o Empreendedor atento as mudanças e tendências de mercado;

- Possibilita analisar situações de pontos de vista diferentes, levando o empreendedor a ser mais analítico e estratégico;

- Construção de uma gestão mais madura e que proporcione segurança nas tomadas de decisões e expansão de mercado;

- Profissionaliza e facilita a gestão, encurtando caminhos para conquistas e resultados mais expressivos;

- Desenvolve habilidades e comportamentos para uma visão mais sistêmica e inovadora;

- Na consultoria são oferecidas ferramentas de gestão que facilitam o dia a dia e proporcionam uma análise mais ágil e segura.

Esteja aberto ao novo

Já ouviram aquele conhecido ditado popular, que diz: “A ignorância é libertadora”? Geralmente é um “conselho” que algumas pessoas levam para a vida, como forma de que "se eu não conheço determinado problema, logo, não precisarei pensar em uma solução".  Mas se tratando de Gestão Empresarial, não buscar ou não querer saber a verdade, onde está o gargalo, a falha na gestão, é questão de vida ou morte! Pode até parecer estranho, mas é muito comum as pessoas preferirem não saber onde estão errando, seja por medo de desanimar ou mesmo, por receio de não saber resolver. Então é melhor deixar assim, “Ir do jeito que der” "Ir levando"! E temos ainda o outro lado da moeda, onde a empresa está bem e o empreendedor se acomoda, crente de que não há mais nada para otimizar, ou pior, não há nada que possa dar errado. E aí vemos dois grandes riscos: o primeiro com relação a comodidade, pois quando se deixa de monitorar, é muito comum algo inesperado acontecer e a empresa não estar preparada para agir, ou, reagir com rapidez e assertividade. E o segundo, está na possibilidade de deixar uma grande oportunidade passar- como uma nova parceria,  ou produto por exemplo.

Em todos esses casos, a consultoria especializada garante que o empreendedor não caia no comodismo, não deixe de estar alerta, prevenido e atento as oportunidades. Não deixando o operacional ganhar mais importância do que a estratégia. 

+ Consultoria 

Como vimos no decorrer deste artigo, uma consultoria empresarial especializada é essencial para garantir a permanência e o futuro de um negócio. Mais do que apoio, ela serve para em qualquer período (mas neste que estamos vivendo principalmente),  diagnosticar e apontar as necessidades de empresas que querem sobreviver e alavancar sua atuação no mercado competitivo. 

Pensando nisso, a ACIC, o SEBRAE e seu núcleo de Consultores oferecem orientações e consultorias para diversas áreas com o intuito de ajudar o empresário a enfrentar dificuldades ou potencializar o seu negócio. 

Ao contar com a nova solução da ACIC, você recebe um atendimento especializado com diagnósticos gratuitos e muito mais.

Te convidamos então a fazer essa experiência, ouça e avalie o ponto de vista de um especialista. No máximo, você irá descobrir que está fazendo tudo da melhor forma e que ainda há espaço para crescer e realizar grandes projetos!  E se descobrir que existem falhas, saberá que não está sozinho e que contará com alguém totalmente disposto a te ajudar a encontrar soluções e caminhos que fortaleçam o seu negócio. 

                                          

uploaded picture


  Participação e contribuição para o artigo

   Danieli Clemente Doneda  

   Consultora Sebrae


09/02/2021 - Viviana Durante