Empresário, você em algum momento já parou para pensar sobre a possibilidade de expandir os seus negócios para fora do país? Sim, eu sei, falando assim assusta, parece um passo muito à frente da sua realidade e até inatingível, não é mesmo? Mas, deixa eu te contar uma coisa: exportar para o mercado externo pode ser mais fácil do que você imagina.
Para começar, engana-se quem pensa que o processo de exportação é uma realidade exclusiva das grandes organizações. Segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, só nos últimos anos mais de 8 mil micros e pequenas empresas do Brasil, buscaram o mercado externo como meio de expandir o seu negócio.
Entre alguns dos fatores determinantes para a conquista desse resultado, está a taxação de impostos, que indiscutivelmente é menor que a trabalhada pelo Brasil, a aceitação das mercadorias exportadas e a satisfação profissional por parte desses empreendedores que romperam barreiras e chegaram onde grande parte das empresas não se propuseram a chegar.
Cenário econômico em 2020
Agora falando em números, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre os meses de janeiro a outubro de 2020, o país exportou um total de US$ 174,1 bilhões, montante este distribuído entre os países:
-China
Com 33,6% de participação - US$ 58,4 bilhões;
-Estados Unidos
Com 9,84% de participação - US$ 17,1 bilhões;
-Argentina
Com 3,88% de participação - US$ 6,7 bilhões;
-Holanda
Com 3,68% de participação - US$ 6,4 bilhões;
-Espanha
Com 2,1% de participação - US$ 3,7 bilhões.
Por que exportar os meus produtos para fora do país?
O Brasil é hoje muito bem avaliado pelos compradores do exterior nas questões ambientais e sociais. A empresa conseguindo demonstrar que respeita estes pontos e que trabalha de forma ética será valorizada frente aos seus concorrentes de outros países. O nosso país está repleto de excelentes produtos e serviços, basta internacionalizá-los. Exportar é tornar a empresa mais eficiente, mais comprometida e mais valorizada também no mercado interno.
Qualquer empresa pode exportar?
Empresas de todos os portes e segmentos são potenciais exportadoras, desde que, realizem a internacionalização de seus produtos/serviços atendendo as normas dos países importadores.
Parece complicado e dispendioso, mas não é! Com o mundo acessível pela tela do celular, os produtos e serviços já devem ser pensados com foco no mercado global.
Quais documentos são necessários para iniciar as atividades da minha empresa no mercado externo?
Varia muito pelo produto e tipo de embarque necessário. Os básicos emitidos pelas empresas são:
- Nota Fiscal Eletrônica;
- Invoice e o Packing List;
- Pela empresa de transporte o Conhecimento de Embarque e pelo ACIC/IPPEX o Certificado de Origem.
Muitas operações, principalmente de alimentos, precisam de declarações de sanidade, outros certificados como o de Orgânicos ou de Qualidade.
O importante é no momento da negociação, deixar claro para o importador quais serão necessários, pois é muito difícil conseguir documentos após o embarque realizado.
A não apresentação desses ou de outros documentos, poderá trazer prejuízos e custos indesejados à operação.
Certificado de Origem: Garantia e Segurança
Mais do que exigência, o Certificado de Origem é um benefício para as suas negociações.
Ele atesta a origem da mercadoria exportada e garante ao importador reduções tarifárias previstas em acordos comerciais, bi ou multilateralmente, realizados entre outros países e o Brasil.
O documento exigido pelo Mercosul e também pela ALADI- Associação Americana de Integração, contém a descrição da mercadoria e comprova que o produto segue os requisitos de origem requeridos para o comércio internacional.
No que implicaria a falta do Certificado de Origem no momento da exportação?
A não apresentação do Certificado de Origem no seu destino, pode ocasionar atrasos nas liberações das importações e custos adicionais de impostos e taxas ao importador.
Em busca de uma certificadora?
A ACIC ( Associação Comercial e Industrial de Cascavel), mantém convênio com a FACIAP ( Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), e oferece a validação do Certificado de Origem.
Por meio de uma equipe capacitada realiza as validações, conferências, carimbo e assinatura durante o atendimento, possibilitando agilidade e segurança durante todo o processo de exportação da empresa.
Por que contratar pela ACIC?
- Facilidade na emissão;
- Validação em tempo real;
- Valor diferenciado para associados. Além disso, o custo do certificado pode ser pago juntamente com a mensalidade.
Esteja atendo às oportunidades
Chegamos ao fim de mais um conteúdo do ACIC BLOG, mas com a certeza de que hoje você deixa o nosso canal com uma outra visão sobre o mercado externo. Viu só, como levar a sua marca para fora do país não é o “bicho de 7 cabeças” que descrevem por aí?!
E se você gostou da nossa conversa e está pensando em dar os primeiros passos em solos estrangeiros, aí vão duas dicas importantes:
1° Pesquise muito a concorrência e os produtos que já estão no mercado, tanto interno quanto externo;
2° Antecipe tendências e lance produtos a níveis globais, afinal, o mundo está ao alcance das nossas mãos;
3° E mais importante, conte com a ACIC neste processo desafiador e de inúmeras novas possibilidades para o futuro da sua empresa.
Afinal, estamos Juntos com você...
Sejam em negócios próximos, ou, a quilômetros de distância!
Participação neste artigo
Heroldo Secco Junior
Consultor em Comércio Exterior, Empresário, Analista de Sistemas, Advogado especializado
em Comércio Exterior e Compliance, Inventor.
01/02/2021 - Viviana Durante