uploaded pictureAssociativismo – uma palavra de impacto, quando dita, ou, até mesmo lembrada, nos leva a diferentes cenários: políticos, sociais, econômicos .... históricos!

É isso mesmo, históricos...

Embora o movimento pareça atual, com sua notoriedade sendo percebida e difundida entre as novas gerações, o Associativismo surgiu ainda nos primórdios da sociedade, há mais de 3 milhões de anos, quando o homem primitivo precisou se reunir em grupos para caçar, cultivar e até mesmo se defender de predadores que o ameaçavam. Mesmo sem ter uma nomenclatura que o caracterizasse, o movimento Associativista foi responsável por grandes marcos da história do país. Um exemplo disso, foi durante a era industrial, onde grupos de operários se organizaram e promoveram as primeiras manifestações em prol de melhores condições de trabalho para todos.

Na era atual

Desde os primeiros indícios do movimento associativista, muitas coisas mudaram. O homem evoluiu, a sociedade passou por grandes revoluções, o meio tecnológico veio para transformar o mundo. A forma de nos comunicar é outro. Quantos feitos, quantos acontecimentos! E mesmo séculos separando um fato do outro, se tem algo que não mudou em todo esse tempo é a necessidade de se viver em grupo, o que denominamos como: união de pessoas!

Desde que “o mundo é mundo”, se tem algo que podemos afirmar é que o homem não vive e não realiza nada sozinho.  Seja no início, no meio ou até mesmo no fim de qualquer processo- em algum momento ele precisará de outra pessoa que compartilhe da mesma necessidade ou, pelo menos, do desejo em comum de determinada ação ou projeto.  E é nesse momento que o Associativismo acontece. De forma clara e objetiva, podemos resumir então que o Associativismo consiste na união de pessoas em prol das mesmas metas, de forma sustentável e organizada. 

O movimento no meio empresarial

O associativismo une interesses individuais comuns tornando-os palpáveis, ou seja, consegue através da união, condições de alcançar objetivos pela força da sua representatividade. Sempre que ouvimos aquele velho ditado popular, que diz “uma andorinha só não faz verão!” é a mais pura realidade. Muitos anseios coletivos (como o novo terminal do aeroporto de Cascavel e a obra do novo trevo Cataratas) tornam-se grandes bandeiras de desenvolvimento. 

Quais outros órgãos integram o sistema Associativista no Paraná?

Dentro de nosso sistema, temos outras ACE`s (Associações Comerciais Empresariais), coordenadorias, entre elas a CACIOPAR (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Oeste), a mais antiga e mais atuante de nosso estado, que tem como função principal representar as ACE´s e a região na qual está inserida, e também a federação, a FACIAP (Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná).

Contribuição da ACIC no apoio ao movimento

A ACIC historicamente cumpre o papel de protagonismo, exercendo uma grande liderança dentro do movimento associativista empresarial da cidade e também da região oeste. Dentre todas as bandeiras, podemos citar algumas históricas e já concretizadas, como:

 -Universidade UNIOESTE, juntamente com o curso de MEDICINA;

- A ferrovia FERROESTE; Marginais; Contorno Oeste; Duplicações da BR 277 e 467. 

E agora, mais recentemente e que já está em andamento, as obras do Trevo Cataratas;

Em processo de licitação, a Duplicação da BR 277, no trecho entre o trevo de Juvinópolis até o trevo de São João, projeto este que foi totalmente custeado pela ACIC e pela Cotriguaçu. 

Não podemos ainda esquecer que estamos na luta pela duplicação de ponta a ponta da BR 277, entre as cidades de Foz do Iguaçu até a cidade de Paranaguá, a qual estará inserida na nova concessão de pedágios do Paraná, a partir de novembro/2021.

Associativismo: o movimento que conecta gerações

Vivemos em uma região onde os movimentos associativista e cooperativista são muito fortes e precisam ser propagados para que cada vez mais pessoas conheçam e queiram fazer parte. Os jovens e até mesmo as crianças precisam entender que na individualidade o caminho é muito mais árduo para se alcançar um objetivo e este será o grande desafio do futuro- inserir a nova geração neste movimento. É de extrema importância que os jovens comecem a vivenciar este movimento, frequentando e participando ativamente da associação comercial para terem melhor entendimento do mundo que os espera.

Vantagens competitivas dos Associados ACIC

Esta é uma das funções do modelo associativista, onde conseguimos soluções e produtos que dão competitividade às empresas a um custo extremamente baixo, subsidiado pela condição do universo de empresas que estarão consumindo estes atrativos, consequentemente tornando-os acessíveis a todos os associados. Não temos dúvida alguma que estes produtos e soluções empresariais fazem toda a diferença no dia a dia dos associados, tornando suas empresas competitivas neste mercado desafiador. 

Entre as soluções ofertadas ao Associado ACIC, estão:

- Plano de saúde Unimed;

- Convênio de saúde empresarial VIDACIC;

- Cartão Alimentação Nutricard;

- Acesso a crédito, inclusive com linha específica ACIC para microempresários,

- Capacitações;

- Banco de Currículos e soluções em RH;

- Soluções de Conflitos;

- Aceleradora de inovação, entre outros.

Vamos juntos neste movimento!

O movimento associativista, para quem o vivencia, é insubstituível, por entendermos na prática a força que ele tem. Precisamos, mais do que nunca, estarmos unidos e buscarmos coletivamente nossos propósitos. O mundo está passando por uma situação inimaginável e nos obrigando a mudarmos drasticamente tudo o que estávamos acostumados. Esta disrupção vêm para demonstrar que precisamos sempre estar prontos para mudanças e isso fica sempre muito mais fácil quando temos, no coletivo, a união de esforços. A ACIC está sempre a frente do que acontece no meio empresarial. Venha fazer parte da casa do empresário cascavelense e seja mais um defensor do desenvolvimento empresarial regional.



uploaded picture




Participação e contribuição para este artigo

Michel Vitor Alves Lopes

Presidente da ACIC – Gestões 2020/2021.



26/01/2021 - Viviana Durante