uploaded picture

No último dia 21 entramos oficialmente no verão, período em que os cuidados com a saúde da nossa pele devem ser redobrados! Junto ao mês que marca o início da estação das altas temperaturas, começa também, a campanha Nacional de prevenção ao câncer de pele: O Dezembro Laranja.

O que é o movimento?

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção da doença, bem como, quando e porque procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. Segundo a SBD ( Sociedade Brasileira de Dermatologia), o câncer de pele é o tipo de doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Cuidados redobrados

Mas, além do câncer de pele (que é a doença mais grave causada pela exposição excessiva ao sol), quais são os outros fatores de risco caso as medidas de proteção não sejam respeitas durante o verão?  Como a falta de disciplina pode afetar a estética e a saúde da nossa pele? Para esclarecer estas e outras dúvidas, a Biomédica Sharon Ditzel Pompeu, da Studio In Spa e estética, separou para nós algumas dicas e informações importantes para não corrermos nenhum risco e aproveitarmos da melhor forma, a estação mais aguardada do ano. Fique de olho...

ACIC: Melasmas, acne e outros problemas de pele podem aparecer durante o verão? 

Dra. Sharon Ditzel -  Sim, durante o verão a pele sofre mais interferências. Para o Melasma, muitas vezes, ele pode ser ativado com a ação do sol, calor, lâmpadas entre outros fatores. Por esse motivo, é essencial intensificar a proteção da pele. 

Já a acne acaba ocorrendo com mais frequência devido a oleosidade de produtos que devem ser passados com mais frequência, que é o caso do protetor solar. Além disso, podemos ter o envelhecimento precoce, alergias, queimaduras e até mesmo o câncer de pele.  Por isso, é imprescindível ter uma rotina de cuidados, encontrar o produto ideal para a sua pele e seguir as instruções repassadas pelo profissional da área.

ACIC: Qual o fator de proteção ideal para utilização no verão? 

Dra. Sharon Ditzel - Existem inúmeras diferenças na hora de escolher seu protetor solar. O filtro escolhido por você deve estar de acordo com o que recomendam os profissionais para proteger a pele do sol. Independentemente do tipo ou da cor da cútis (pele), são indicados para todas as pessoas um produto com FPS de, no mínimo, 30. Filtros solares com fator de proteção abaixo disso, não protegem a pele contra o envelhecimento precoce e nem contra o câncer. E sim, fator de proteção solar tem diferença! Quanto mais baixo, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50, por exemplo.

Outra diferença entre os produtos com diferentes FPS e os bloqueadores solares, está na fabricação. Filtros e bloqueadores mais fortes na proteção contêm uma concentração maior de compostos que os tornam mais aderentes à pele. Isso significa que, em contato com a água ou o suor, a pele com o produto não ficará desprotegida.

ACIC: Qual o passo a passo de cuidados para garantir uma pele saudável e mais bonita no verão?

Dra. Sharon Ditzel - Para manter a pele saudável no verão, é importante adotarmos algumas medidas, como: 

1. Manter a pele limpa, hidratada e seca;

2. Usar protetor solar diariamente;

3. Não se depilar no dia de pegar sol;

4. Investir no betacaroteno;

5. Não fazer tratamentos de pele agressivos no verão;

6. Tomar banho de água doce quando sair da praia;

7. Evitar o sol direto; 

8. Beber bastante líquidos.

Agora é com você

Bom, depois de todas as dicas e informações compartilhadas pela Dra. Sharon ficou muito mais fácil zelar pela saúde da nossa pele neste verão, não é mesmo? Mas, lembramos que, embora os cuidados precisem ser intensificados durante o verão, nas outras estações eles não podem ser esquecidos!  A preocupação deve ser contínua!  Para isso, você conta com a ajuda do Convênio VIDACIC. Com ele, você tem disponível uma rede credenciada de Médicos, Esteticistas entre outros profissionais que ajudarão a manter a sua pele protegida, bonita e saudável durante todo o ano. Não é o máximo?!

Então venha para o VIDACIC e curta o seu verão com saúde e diversão!


28/12/2020 - Viviana Durante