Queridinha dos consumidores e esperada pelos empresários que buscam otimizar suas vendas de final de ano, a Black Friday vem para trazer inúmeros benefícios aos que aguardam, ansiosamente, pelo mês de novembro.
Com base nas previsões apontadas para 2024, espera-se alcançar uma estimativa na casa dos 9 bi no Brasil. Segundo um levantamento da Confi.Neotrust, a expectativa é de que o evento gere um faturamento ao varejo neste ano 9,1% superior a 2023. Grandes oportunidades de vendas e bons negócios para diferentes segmentos e perfis de consumidores é o que se espera para o mês de novembro, mas, vale lembrar que nem só de boas previsões vivem os empresários brasileiros, afinal, mesmo a Black sendo um evento consolidado e aguardado pelos consumidores anualmente, ela por si só, não traz resultados!
É necessário realizar um bom planejamento voltado a técnicas de vendas, preparação de equipes, políticas de descontos reais e, o principal, organizar a empresa (seja ela digital ou física) para a alta demanda que o período exige.
Como o dia “DE” (25 de novembro), está próximo, separamos para você, empresário (a), algumas dicas importantes que lhe ajudarão a extrair melhores resultados. Confira cada uma delas com atenção! Aproveitamos para desejar sucesso e ótimas vendas.
1- Preparação e planejamento é a alma do negócio e nós podemos provar!
Assim já dizia o velho ditado popular “A propaganda é alma do Negócio”! Nós também acreditamos nisso. Mas, durante a Black Friday, tem algo que vem antes da propaganda e que impactará no sucesso, ou não, da sua campanha – a organização e planejamento que antecedem a data.
Tão importante quanto Natal, Dia das Mães e outras datas comerciais, a Black exige atenção redobrada, afinal, de que adianta uma grande oportunidade, se a sua empresa não está preparada para atender a alta demanda? Se o estoque não está abastecido? Ou se não foi realizado um planejamento prévio de descontos com ofertas reais e que sejam benéficas ao consumidor?
Então, esteja atendo aos detalhes:
Garantindo que sua loja esteja abastecida;
Que realmente esteja ofertando vantagens aos consumidores;
Que o ambiente físico esteja atrativo e confortável;
Que sua equipe esteja munida de informações e técnicas para atender com precisão o seu cliente.
2- Dica de “ouro” para as lojas online: confira a infraestrutura do seu site!
Se tem algo que tira a paciência de qualquer consumidor, é site lento, com instabilidade e problemas na hora de fechar a compra! Não há desejo por um produto que resista a esses problemas. É perca de dinheiro, na certa!
Então, aí vai a dica...
Tenha atenção à tecnologia do seu site. Vale verificar o histórico de performance dos sistemas utilizados, o ERP e o meio de pagamento online. Não hesite e tire todas as suas dúvidas sobre o funcionamento da sua página.
3- Diversifique sua comunicação – Divulgue nas redes sociais!
Se tem algo que a pandemia trouxe é a mudança no padrão de compra dos brasileiros. O consumidor de 2024 compra e MUITO não só pelos sites de e-commerce, como também, pelas redes sociais. Durante o período de isolamento, 80% das pessoas consumiram por esses canais. E por mais que as lojas tenham voltado com os atendimentos físicos, boa parte dos consumidores continuaram optando pela praticidade e conforto do atendimento sem sair de casa. Então, não esqueça, treine a sua equipe para atender esse perfil de consumidor e esteja sempre atento para que, além da divulgação, seus colaboradores estejam preparados para não deixar o seu cliente, sem resposta por esses canais.
4- Quinta e última dica: use e abuse da criatividade!
A Black Friday apresenta um imenso potencial para diferentes empresas e segmentos. A oportunidade é igualmente benéfica, para todos! Agora, o que determinará o diferencial do seu negócio, será a forma com que a campanha será trabalhada. Como ela chegará ao consumidor, a oferta dos melhores produtos ou, até mesmo, as formas para chamar a atenção do cliente na hora de expor o seu produto a venda.
Então, pense fora da caixa, conheça o seu cliente. Converse com ele através de boas estratégias de comunicação. Com foco e boa dose de criatividade, o sucesso da Black Friday, é garantido.
Fontes:
06/11/2024 - Viviana Durante