Pesquisa define o perfil do consumidor

O setor de serviços da Acic contratou uma empresa especializada para traçar o perfil e os hábitos do consumidor de Cascavel. O trabalho é amadurecido desde a gestão anterior, quando a empresária Ivone Kucinski respondia pela Vice-presidente da Acic para Assuntos do Comércio, e começou a ser colocada em prática a partir de abril. A Aggregare Consultoria Empresarial foi a escolhida para desenvolver o trabalho e os números foram divulgados na noite de quinta-feira por Graziela Grassi Jimenez e Suziméri Vilas Boas Pescador.
O trabalho considerou cinco grandes grupos de ação: confecções, móveis/eletrodomésticos, supermercados, calçados e farmácias. A pesquisa considerou, entre outros itens, os critérios que o consumidor utiliza para definir a loja na qual compra, a freqüência de compra, o volume de recursos que costuma gastar em um determinado setor, suas necessidades e os fatores que as pessoas julgam como mais importantes na hora de consumir. O trabalho de campo, a partir da aplicação de questionários, ouviu 642 pessoas no período de 10 de abril e 30 de maio. O índice de confiabilidade é de 97%.
Ivone considera esse trabalho como um presente para o comércio de Cascavel, porque através dele os empresários poderão definir novas estratégias de atuação e até redimensionar seus negócios. O vice-presidente de Serviços, Valdinei Antonio da Silva, entende esse como um dos diagnósticos do comércio mais completos e profissionais já realizados no município. “Esse estudo marca uma era e motiva outros setores a partir para o mesmo caminho”. A presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak, informa que em uma época tão competitiva e de consumidor cada vez mais exigente a estatística deve ser sempre uma aliada.
Números
A pesquisa é extensa e entre os dados que mais chamam a atenção estão: 71% dos consumidores de Cascavel preferem comprar com pagamento à vista e com dinheiro, 18% usam o cartão de crédito, 9% cheque pré-datado e 2% cartão de débito. O índice sobe para consumidores da classe A, já que 75% deles pagam o que compram à vista. A classe D é a que mais compra a prazo – 61%. Quarenta por cento dos consumidores (mulheres) preferem comprar sozinhos ou acompanhados dos filhos, 41% optam por ir às compras durante a semana e 23% nos fins de semana.
Vinte e nove por cento dos entrevistados disseram escolher a loja em que compram pelo preço (29%), pela qualidade dos produtos (19%) e pelo atendimento (18%). Trinta por cento de quem compra no setor de confecções escolhe o atendimento como atributo essencial para freqüentar uma determinada loja, a maioria vai pelo preço e prazo quando o item em questão são móveis e eletrodomésticos. A qualidade é o aspecto central aos consumidores de calçados, preço acessível lidera no grupo dos supermercados e preço acessível e bom atendimento imperam em compras em farmácias.
As principais queixas do consumidor são mau atendimento, preços altos e promoções pouco atraentes. A maioria deles, apurou a pesquisa, tem como cultura consumir em lojas de rua e no centro da cidade. Para 61% dos entrevistados, Cascavel ainda sofre com a falta de opções de entretenimento. O comprador dos bairros reivindica mais farmácias, lojas de roupas e supermercados maiores. A Acic disponibiliza a pesquisa completa a partir do seguinte endereço eletrônico: www.acicvel.com.br/Download/pesquisa.zip (tamanho do Download 19.202.048 bytes).