Notícias


Imagem Notícia

Cadastro positivo valoriza bom pagador

Autor: Jean Paterno

A Câmara Federal aprovou na noite de terça-feira o cadastro positivo, uma antiga reivindicação de associações comerciais que mantêm serviços de proteção ao crédito. Com essa medida, há uma importante inversão nesse processo já que haverá a valorização do bom pagador, de acordo com o diretor do SCPC da Acic, Leopoldo Nestor Furlan.

Os cadastros em vigor registram inadimplentes e a informação disponível nos bancos de dados se refere a quem deixou de honrar compromissos. Como consequência há restrições e juros mais altos a todos. “Com a informação inversa, haverá um impacto substancial nessa relação, que ainda não pode ser totalmente dimensionada”, de acordo com Furlan, animado com a nova era que se inicia no Brasil.

A aprovação da matéria ainda depende do Senado, mas a expectativa é de que ela seja consolidada já nas próximas semanas. O assunto foi tema da sexta edição de um workshop organizado pela Renic dias atrás em Curitiba. O bom pagador terá um histórico e a partir dele poderá ter inúmeras vantagens em compras a prazo, a exemplo de taxas menores, conforme o diretor do SCPC da Acic.
Voltar