Notícias


Imagem Notícia

Unicoop ganha prêmio e vira exemplo ao BR

A Universidade Coopavel (Unicoop) ganhou recentemente o Prêmio Vida Profissional Sodexho/Pass na categoria educação e treinamento e se transforma em exemplo para o Brasil. A Unicoop concorreu com outros 200 projetos e apenas seis foram escolhidos como vencedores em suas categorias, rol freqüentado por empresas como a Bayer e a Klabin, consideradas referências mundiais seu ramo de atividades. A Acic abriu espaço, em seu encontro empresarial de quinta-feira, para conhecer mais sobre a universidade.
A Unicoop surgiu em 2000 com a função de se transformar em um local de ensino, renovação e de busca constante por novos conhecimentos. Ela desenvolve 25 atividades por mês como média superior a 1,1 mil participantes. Sessenta e três mil pessoas já freqüentaram as atividades da cooperativa desde a sua criação, média de 15 mil por ano, informou Antônio Augusto Putini, gerente da Universidade Coopavel. Os programas da instituição buscam melhorar todos os sistemas da cooperativa e elevar constantemente o nível profissional dos cooperados.
O desafio de formar a Unicoop tinha como referência a necessidade de avanços em todos os setores para que a Coopavel pudesse se tornar suficientemente competitiva para enfrentar o mercado mundial de carnes, informa o diretor-presidente da cooperativa Dilvo Grolli. As atividades acontecem nos mais diversos setores e vão do envolvimento de agrônomos e veterinários em cursos de especialização a programas de preservação ambiental à proteção de minas d´água. O Projeto Escola do Campo envolve 4,2 mil crianças e há ainda o Dinâmicas no Sítio, destinado a diretores e associados, que passam a ter contato maior com conceitos como liderança e comunicação.
Putini nominou outras das ações da Unicoop, com destaque para os programas Empreendedor Rural, Unidade Móvel, Matemática Financeira, Derivados de Soja, Desenvolvimento Gerencial, 5 S e Combate ao Desperdício. As atividades envolvem todas as pessoas ligadas à cooperativa e traz avanços principalmente na propriedade do produtor, ressalta Grolli, como a melhoria da qualidade de vida, crescimento nos índices de produtividade e a consciência de gerir a propriedade rural como se fosse uma empresa.
A Unicoop, embora constituída há poucos anos, já ganhou vários prêmios estaduais e nacionais, informou Putini, citando principalmente o mais recente, o Vida Profissional, que reuniu as melhores ações brasileiras na área de gestão de pessoas e de responsabilidade social. As vencedoras foram escolhidas por uma comissão formada, entre outros, por empresários e especialistas nos seus respectivos ramos de atuação. A presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak, diz que exemplos como a Unicoop mostram a qualidade e o empreendedorismo de empresas estabelecidas em Cascavel e região, e que orgulham a todos.
Voltar