Notícias


Imagem Notícia

Motorista sem cinto é líder de ocorrências

Os primeiros indicadores apresentados pelo projeto Amigos do Trânsito, lançado há cerca de um mês pelo Conselho Comunitário de Segurança de Cascavel, dá uma idéia do tamanho do desafio das autoridades e de colaboradores para tornar mais humano o trânsito do município. A falta de uso do cinto-de-segurança, embora as estatísticas comprovem sua eficiência e proteção oferecida ao motorista e passageiro, é uma das principais irregularidades cometidas pelos condutores em Cascavel.
O Amigos do Trânsito fez esta semana um balanço de infrações apuradas no período de 18 de setembro a 10 de outubro e constatou que 62% das 74 infrações apuradas está na falta de uso do cinto-de-segurança pelo motorista e passageiros. “Esse é um dado preocupante e mostra o quanto precisaremos nos envolver para tornar o uso desse acessório de segurança obrigatório em hábito”, informa o presidente do Conseg, José Alexandre Polasek. O projeto conta com 78 voluntários, que se transformam em “olheiros do trânsito”.
A finalidade do Amigos do Trânsito não é de multar, mesmo porque os voluntários não têm esse poder, mas apurar as irregularidades e alertar o proprietário do veículo a partir de uma carta. O texto informa sobre a infração cometida, a quantidade de pontos que ela poderia resultar na carteira, o valor da multa e, principalmente, as suas conseqüências a terceiros e ao próprio condutor do veículo ou acompanhantes. “O trabalho busca sensibilizar as pessoas e fazer desse motorista infrator um parceiro na construção de um trânsito mais responsável e seguro”, de acordo com Polasek.
Ocorrências
As principais infrações apuradas pelo Amigos do Trânsito foram as seguintes: motorista falando ao celular 6, ou 8,10% do total, parar na faixa de pedestre 11 (14,85%), avançar o sinal vermelho 4 (5,40%), estacionar na contramão 1 (1,35%), avançar preferencial 1 (1,35%), guiar sem mãos ao volante 1 (1,35%), tomar cerveja ao volante 1 (1, 35%), velocidade acima do permitido e condução perigosa 2 (2,70%), farol com seta queimada 1 (1,35%) e dirigir sem usar o cinto 46 (62%).
Voltar