Terres fala sobre o Grupo Nova na Acic

O empresário Sérgio Terres foi convidado pela diretoria da Acic para integrar um projeto criado pela entidade há cerca de um ano e que busca valorizar cases de sucesso do município. A finalidade dessa ação é mostrar aos cascavelenses a importância social e econômica de empresas que são destaque em seus segmentos, informa a presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak.
Terres, ex-secretário de Indústria, Comércio e Turismo, fundou o Grupo Nova em 91 ao lado de Newton Diniz e hoje a empresa gera cerca de cinco mil empregos entre diretos e indiretos e atua em vários estados. A empresa iniciou suas atividades como distribuidora de alimentos com apenas quatro funcionários e um caminhão. Ela começou a ganhar destaque no setor de embalagens a partir de 1992 e um ano depois inaugurava o seu centro de distribuição.
O projeto de abertura de filiais estendeu-se de 92 a 97, com unidades em Foz do Iguaçu, Londrina, Curitiba, Marília e Florianópolis. A fundação da Nova Plastic marcou a história do grupo em 1998, quando passou a industrializar embalagens à base de polietileno. A unificação do grupo ocorreu em 2001. O trabalho logístico nas filiais deixou de existir a partir da centralização da atividade em Cascavel. As filiais continuam funcionando, mas na condição de escritórios de venda.
O empresário Sérgio Terres tornou-se sócio majoritário a partir de 2003 e atualmente o Grupo Nova é formado pela Nova Cascavel, Nova Plastic, Nova Plastic/São Paulo e Nova Trans. O gerente comercial Rudinei Bezerra deu detalhes da história e estruração do grupo. São 560 empregos diretos e 4.480 indiretos e a expectativa de faturamento para 2004 é de R$ 65 milhões. O grupo possui uma frota formada por 26 caminhões, 2 carretas e 41 veículos.
Bezerra informou que o Grupo Nova atua nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São seis gerentes e 141 representantes de venda. A empresa marca sua atuação nos setores de alimentos, higiene e limpeza e de embalagens e consumo. Ela representa, entre outras, as marcas Chandon, Dupé, Ingleza, Sinhá, Pan e Bonna Dica. Noventa e sete por cento das embalagens que o grupo comercializa são produzidos pela Nova Plastic. A qualidade da empresa reflete-se nos diversos prêmios conquistados a partir de 1998.
Nova sede
A ampliação dos investimentos vem com o início das obras da nova sede do grupo, que ocupará uma área de 48 mil metros quadrados no Parque Industrial Albino Nicolau Schmitz. A área construída será de cerca de 11 mil metros quadrados. “Cascavel é a minha casa e por isso quero continuar meus investimentos aqui”, afirmou Terres. O Grupo Nova exporta para países do Mercosul e Estados Unidos.